quarta-feira, 31 de março de 2010

MERCADO PARA CUIDADOR DE IDOSOS EM ALTA...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

A projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de que em 2050 a população de idosos será de 63 milhões de pessoas. Em 1980 eram 10 idosos para cada 100 jovens, e em 2050 serão 172 idosos para cada 100 jovens, porque a esperança de vida ao nascer saiu de 43,3 anos, na década de 1950, para 72,5 anos em 2007, segundo o IBGE.
Além disso, segundo o Ministério da Saúde, existem hoje aproximadamente 3,8 milhões de idosos com algum grau de dependência no país. Por isso, o mercado de trabalho para os chamados cuidadores de idosos já tem bastante demanda e a tendência é aumentar cada vez mais.
O próprio Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, planeja capacitar 21 mil cuidadores de idosos até 2011, meta do Programa Nacional de Formação de Cuidadores de Idosos, que será oferecido em 36 Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país.
A capacitação vai preparar os cuidadores para administração de medicamentos, prevenção de acidentes domésticos, diagnósticos de dificuldades e promoção da inserção social do idoso. O curso, que tem carga horária de 160 horas, é aberto a todos os interessados que sejam maiores de 18 anos e tenham ensino fundamental completo. Um projeto-piloto desenvolvido em 2008 já formou 300 cuidadores, em seis escolas técnicas do país.
O Ministério da Saúde lançou ainda o Guia do Cuidador do Idoso, que traz noções práticas para profissionais e leigos. Já foram distribuídos 80 mil exemplares em todo o país. O Ministério da Saúde tem ainda uma página no site dedicado aos cuidadores.
Para ser cuidador de idosos é necessário fazer um curso livre de capacitação, cuja carga horária pode variar de 80 a 160 horas.
PROFISSIONALIZAÇÃO.
Jorge Roberto Afonso Souza Silva, presidente da Associação dos Cuidadores de Idosos de Minas Gerais (Aciminas), primeira entidade representativa da categoria no país, diz que a grande luta de quem trabalha na área é pela profissionalização do cuidador, que é considerada ocupação e não profissão pelo Ministério do Trabalho.
“Ao tornar uma profissão pode-se definir a carga horária, o piso salarial, a qualificação, as funções e a escolaridade. Hoje existem cursos de capacitação com cargas horárias variadas e é exigido a partir da 4ª série do ensino fundamental do candidato. Muitos que trabalham há mais de dois anos na ocupação também são reconhecidos como cuidadores”, diz Silva.
Os cuidadores podem trabalhar tanto em clínicas e casas de repouso como nos domicílios dos idosos – nesse caso eles podem trabalhar tanto como autônomos quanto para agências que fazem a intermediação do trabalho.
De acordo com Silva, o trabalho do cuidador é muito complexo pelo fato de envolver cuidados com o lado físico e emocional do idoso. “Imagina um cuidador que não consegue lidar com as dificuldades advindas do envelhecimento. Por isso vemos agressões contra os idosos, o que mostra que existem profissionais despreparados”, alerta.
Silva diz que a associação encaminha de 30 a 50 cuidadores por mês para famílias em Belo Horizonte de forma gratuita – a entidade tem 2,5 mil cuidadores associados.
CURSOS GRATUITOS E BOLSAS.
No caso de São Paulo, por exemplo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho oferece cursos gratuitos para a função dentro do Projeto Jovens Paulistanos. Atualmente estão abertas 90 vagas para turmas da manhã, tarde e noite. São 4 horas diárias e 20 dias de curso. A carga horária total é de 80 horas.
De acordo com Marcelo Félix, gestor do projeto, o candidato deve ter a partir de 16 anos, ser residente na cidade de São Paulo e ter ensino médio em curso. O programa oferece auxílio-transporte, lanche e material didático. Félix afirma que 90% dos participantes são do sexo feminino e têm mais de 30 anos. Há ainda muitos técnicos de enfermagem que procuram o curso para acrescentar a qualificação à formação.
Os Centros de Apoio ao Trabalho (CAT) da secretaria intermediam depois a colocação do profissional no mercado com empresas, associações e ONGs que prestam serviço para pessoas da terceira idade. “Muitas vezes as famílias procuram ONGs e associações em busca de dicas e de profissionais e o cuidador é indicado por essas entidades. Mas boa parte dos profissionais trabalha como autônomos”, explica Félix.
Segundo ele, o estudante não pode ter mais de quatro faltas no curso, caso contrário, perde o direito ao certificado. “O cuidador é mais acompanhante, promove o bem-estar para o idoso, dá medicação, cuida da alimentação, da higiene, coloca a pessoa na cama, no sofá.
EQUIPE DISCIPLINAR.
O presidente da Aciminas ressalta que o cuidador não é um profissional da saúde, como o técnico de enfermagem, por exemplo. Por isso, o cuidador não pode dar injeção nem trocar sondas. “Já o técnico de enfermagem não foi treinado para conviver com o lado emocional do idoso, mas sim para fazer procedimentos da enfermagem. Por isso muitos desses profissionais fazem cursos para complementar a qualificação”.
Silva afirma que o trabalho do cuidador é na prevenção e para que o idoso não tenha um grau elevado de dependência do profissional de saúde. “Ele leva para passear, para o médico, ajuda nas atividades básicas do lar, no banho, na alimentação, mantém o ambiente doméstico organizado”, diz.
O presidente da Aciminas explica que o cuidador pode ainda dar continuidade a exercícios recomendados por um fisioterapeuta ou fonoaudiólogo, por exemplo. Silva defende que os cursos de capacitação tenham no mínimo 100 horas e que ofereçam aulas com profissionais com especialização em gerontologia, além de fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.
Já em regiões mais carentes, com escassez de profissionais, Silva sugere que a equipe multidisciplinar tenha pelo menos quatro dos profissionais citados.

ISAAC EXALTA MELHORIAS DA UNIDADE EM 63º. ANIVERSÁRIO DO PRADO VALADARES...

FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA DO DEPUTADO ESTADUAL PT ISAAC CUNHA, JEQUIÉ – BAHIA – BRASIL.
O deputado Isaac Cunha (PT) participa, logo mais em Jequié, da solenidade em comemoração aos 63 anos do Hospital Geral Prado Valadares – HGPV, que anuncia oficialmente a implantação dos serviços de Neurocirurgia, o de Pré-Natal de Alto Risco e da Linha do Cuidado à Mama. O parlamentar fez questão de registrar o aniversário na Assembléia Legislativa, homenageando médicos, enfermeiros e toda equipe de funcionários ao destacar a vocação regional e a modernização do hospital.
A implantação do serviço de Neurocirurgia está entre as indicações de Isaac encaminhadas ao Governo do Estado desde 2008, fruto do constante diálogo do seu mandato com a direção do Hospital, profissionais de saúde e com a sociedade, para reforçar os pedidos de investimentos e melhorias que já marcam, de forma profunda, o HGPV.
Segundo o parlamentar, o Governo da Bahia tem mudado a realidade do hospital de Jequié com a implantação de serviços de alta complexidade, contratação de mais profissionais, além de intervenções físicas, como ampliação, reformas e aquisição de novos equipamentos. “Há uma profunda transformação em curso na gestão da Saúde no Estado, um desafio para um objetivo claro, que é a humanização do atendimento aos nossos cidadãos e a democratização do acesso aos serviços antes concentrados na capital”, diz Isaac.
O petista credita a excelência do hospital também aos recentes investimentos na qualificação e aperfeiçoamento profissional dos funcionários: “O HGPV, nos últimos três anos, voltou a gozar da confiança da população graças ao empenho da equipe do hospital, que entendeu e se preparou para os desafios colocados para o novo Prado Valadares. Tem-se investido na capacitação dos servidores, que estão atentos às últimas transformações e inteirados sobre a atual política de Saúde na Bahia”.

IBGE: DOENÇA CRÔNICA ATINGE 1/3 DA POPULAÇÃO...

FONTE: Jacqueline Farid, Agencia Estado (noticias.br.msn.com).

Pelo menos uma doença crônica atinge 31,3% da população brasileira, o que significa 59,5 milhões de pessoas. Declararam ter três doenças crônicas ou mais 5,9%. Os dados são do suplemento de Saúde, divulgado hoje, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) referente ao ano de 2008, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em convênio com o Ministério da Saúde.
As regiões Sul (35,8%) e Sudeste (34,2%) apresentaram os maiores porcentuais de pessoas com pelo menos uma doença crônica, seguidos pelo Centro-Oeste (30,8%), Nordeste (26,8%) e Norte (24,6%).
As doenças crônicas mais informadas - identificadas por médico ou profissional de saúde - foram hipertensão (14%) e doença de coluna ou costas (13,5%), seguidas por artrite ou reumatismo (5,7%), bronquite ou asma (5%), depressão (4,1%), doença de coração (4%) e diabetes (3,6%). Na população com 35 anos ou mais, 8,1% das pessoas apresentavam diabetes.
De acordo com a pesquisa, a proporção da ocorrência de doenças crônicas "não sofreu variação expressiva" entre 1998 (31,6%), 2003 (29,9%) e 2008 (31,3%). Especificamente em 2008, o porcentual de mulheres com doenças crônicas (35,2%) era superior ao de homens (27,2%).
Além disso, quanto maior o rendimento, maior foi o porcentual de pessoas que afirmaram ter ao menos uma doença. Entre aqueles com rendimento de até um quarto do salário mínimo, 20,8% disseram ter ao menos uma doença. Já entre aqueles com rendimento acima de cinco salários mínimos, o porcentual era de 38,5%.

IBGE: 77% AVALIA PRÓPRIA SAÚDE COMO BOA OU MUITO BOA...

FONTE: Jacqueline Farid, Agencia Estado (noticias.br.msn.com).

A maior parte da população brasileira avalia a própria saúde como "muito boa ou boa", segundo o suplemento de saúde da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2008, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado hoje. De acordo com o levantamento, em 2008 esse índice chegou a 77,3% da população, enquanto 18,9% consideravam sua saúde como "regular" e 3,8%, como "ruim ou muito ruim".
Apesar do elevado porcentual de avaliações positivas, houve um decréscimo em relação ao ano de 1998, quando 79,1% da população consideravam seu estado de saúde "muito boa ou boa". A pesquisa mostra também que há influências regionais e de renda na autoavaliação.
Em 2008, a região Sudeste apresentou o maior porcentual de pessoas que consideravam seu estado de saúde como "muito boa ou boa" (80,1%), à frente do Sul (77,5%), do Centro-Oeste (77,8%) e do Norte (75,5%). O menor porcentual entre as regiões é encontrado no Nordeste (73,4%), onde 4,6% das pessoas consideravam seu estado de saúde "ruim ou muito ruim", índice mais elevado entre as regiões nessa opinião.
A pesquisa mostra ainda que, quanto maior o rendimento mensal domiciliar per capita, maiores os porcentuais dos que avaliam como "muito boa ou boa" seu estado de saúde, sendo que, para rendimentos superiores a cinco salários mínimos, eram 87,9% em 2008 o porcentual de pessoas com essa avaliação e uma fatia menor, 76,2%, para aqueles com rendimentos de até um quarto do salário mínimo.

IBGE: PAÍS TEM QUASE 25 MILHÕES DE FUMANTES...

FONTE: Jacqueline Farid, Agencia Estado (noticias.br.msn.com).

O número de brasileiros fumantes correntes (habituais), com 15 anos ou mais, era de 24,6 milhões em 2008, o que significa 17,2% da população de 143 milhões de pessoas com 15 anos ou mais naquele ano. Os dados são do suplemento de Saúde, divulgado hoje, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) referente ao ano de 2008, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em convênio com o Ministério da Saúde.
Além disso, no total da população nessa faixa etária, 15,1% eram fumantes diários e 2,1% eram fumantes ocasionais (só fumam ao beber, por exemplo), enquanto 82,5% (117,9 milhões) da população eram não fumantes e 0,3% (464 mil) não declararam.
Segundo a pesquisa, dos 82,5% de não fumantes, 13,3% (19 milhões) eram ex-fumantes diários e 69% nunca foram fumantes diários, dos quais 65,8% nunca haviam fumado. A região Sul tinha o maior porcentual de fumantes correntes (19,3%).
De acordo com a pesquisa, a incidência do tabagismo entre os homens era maior, sendo que 21,5% deles eram fumantes correntes, contra 13,2% das mulheres. Quanto ao tipo de produto de tabaco, 17,2% fumavam qualquer produto de tabaco, 14,7% cigarro industrializado, 4,4% cigarro de palha ou enrolado à mão e 0,7% outros produtos de tabaco. O Nordeste tinha o maior porcentual dos que fumavam cigarro de palha ou enrolado à mão (7%).

CRESCE NÚMERO DE MULHERES QUE REALIZAM EXAME CLÍNICO AS MAMAS, MOSTRA IBGE...

FONTE: Folhapress, TRIBUNA DA BAHIA.

Pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta quarta-feira mostra que, em cinco anos, foi registrado um crescimento do número de mulheres que realizaram exame clínico das mamas no país. Em 2008, pelo menos 54,5% de mulheres com 25 anos ou mais de idade haviam se submetido, pelo menos uma vez, ao exame de mamografia, contra 42,5%, em 2003, mostra a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) -Suplemento Saúde 2008. No final do ano passado, uma recomendação dos Estados Unidos para o rastreamento do câncer de mama gerou polêmica por indicar que a mamografia é mais eficiente para as mulheres com idades acima dos 50 anos, e que deve ser feita a cada dois anos. O Ministério da Saúde, no entanto, recomenda que o exame clínico de mama seja feito em todas as mulheres a partir de 40 anos de idade, anualmente.O estudo mostra também que entre as mulheres que viviam em domicílios com rendimento mensal domiciliar per capita superior a cinco salários mínimos, 81,1% haviam se submetido a exame de mamografia. Já nos domicílios onde o rendimento era inferior a um quarto do salário mínimo, apenas 28,8% o realizaram. Em 2003, esse percentual foi de 20,2%.Ainda segundo o estudo, em 2008, entre as 58 milhões de mulheres com 25 anos ou mais de idade, 40,7 milhões (70,2%) já haviam se submetido, ao menos uma vez, a exame clínico das mamas, realizado por médico ou profissional de saúde.
ÚTERO.
O IBGE investigou pela primeira vez na história a realização de cirurgia de retirada do útero (histerectomia) para as mulheres de 25 anos ou mais de idade. Do total de mulheres nessa faixa etária, 7,4% realizaram a cirurgia. O Centro-Oeste apresentou proporção maior de mulheres histerectomizadas, com 8,3%, e o Norte, a menor, com 6,4%.De 2003 a 2008, cresceu 25% o total de mulheres que já haviam feito exame preventivo para câncer no colo do útero. Em 2008, cerca de 49 milhões de mulheres de 25 anos ou mais já haviam se submetido ao exame, contra 39,2 milhões, em 2003.

GOVERNO PODE PRORROGAR VACINAÇÃO CONTRA H1N1 PARA ATINGIR META...

FONTE: *** REUTERS (noticias.uol.com.br).

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, admitiu nesta quarta-feira a possibilidade de o governo prorrogar a campanha de vacinação contra a gripe H1N1, caso a meta de imunização não seja alcançada.
"Estamos no início, mas nossa meta é de 80 por cento da população alvo. É evidente que tudo que acontecer nesse caminho que nos afaste dessa meta vamos ter que repensar. O que queremos é proteger a população", disse Temporão à Reuters.
"Nós podemos fazer qualquer coisa. Fazemos reuniões semanais avaliando e refinando os dados. Se, em algumas regiões, a cobertura deixar a desejar, vamos fazer um esforço para ampliar a cobertura", acrescentou o ministro da Saúde.
Temporão ressaltou que as pessoas que estiverem viajando para fora do país ou que tenham problemas graves que as impossibilitem de ir aos postos de saúde também poderão ser vacinadas fora dos prazos fixados pelo ministério.
No Rio de Janeiro, a procura pela vacina é considerada pequena, visto que a expectativa na primeira fase era imunizar quase 600 mil pessoas, mas a procura não chegou a 200 mil.
Temporão fez um apelo para a população comparecer aos postos de saúde de todo o país, lembrando que a imunização antes do inverno, quando há maior circulação do vírus, é fundamental para o controle da doença.
A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 começou no dia 8 de março, quando o público alvo era profissionais da saúde e indígenas. Desde a semana passada até a próxima sexta-feira estão sendo imunizados gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos e pessoas com doenças crônicas.
Nas três etapas seguintes serão vacinados adultos de 20 a 29 anos (5 a 23 de abril); idosos, incluindo os que têm doenças crônicas (24 de abril a 7 de maio); e adultos de 30 a 39 anos (10 a 21 de maio).
Este ano, a nova gripe matou ao menos 36 pessoas no país, de acordo com dados do Ministério da Saúde. No ano passado, foram 2.051 mortes no Brasil.

*** Por Rodrigo Viga Gaier.

MULHER MELÃO FAZ FUNK EM HOMENAGEM A VITÓRIA DE DOURADO...

FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.
Renata Frisson, a Mulher Melão, foi uma das fãs que torceram pela vitória de Dourado na final do 'Big Brother Brasil 10'. A funkeira acaba de criar uma música em homenagem ao lutador, onde o elogia e até o chama de 'tesouro'.
Ela também relembra a brincadeira feita durante o programa, que comparou o gaúcho com o Homem de Lata de 'Mágico de Oz' e diz que ele tem um coração de ouro.
'É campeão! Foi coroado. Levanta a mão só quem fecha com o Dourado', diz o refrão do funk.

*** As informações são do Ego.

MAIS DE 10% DOS BRASILEIRO NUNCA FORAM AO DENTISTA...

FONTE: DA REDAÇÃO, noticias.uol.com.br
O Suplemento de Saúde da Pnad 2008 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgado nesta quarta-feira (31) mostra que 11,7% dos brasileiros nunca foram ao dentista. A maior parte desse total (47,9%) tem até 4 anos de idade; de acordo com a pesquisa, 77,9% das crianças nessa faixa etária nunca visitaram um especialista para cuidar da saúde bucal.
Embora 88,3% da população já tenha procurado serviços dentários, apenas 40% dos participantes da pesquisa tinham ao dentista no ano anterior à data da entrevista.
Entre os que recorreram ao profissional, 43% eram mulheres e 37,3%, homens.
A grande maioria, ou 98% dos entrevistados, com rendimento domiciliar de mais de 5 salários mínimos já consultou o dentista. Já entre os que ganham até um quarto de salário mínimo, o percentual é de 71,3%.
As pessoas atendidas por problemas odontológicos foram as que melhor avaliaram o serviço de saúde como um todo: 93,6% consideraram o atendimento “muito bom ou bom”, sendo que 68,8% dos atendimentos por este motivo foram realizados pela rede particular.

PM DIVULGA EDITAL PARA 120 VAGAS EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS...

FONTE: CORREIO DA BAHIA.

O edital de abertura do concurso para o curso de formação de oficiais de Polícia Militar da Bahia (CFOPM/2010) foi publicado nesta quarta (31), no Diário Oficial da Bahia. No total, são 120 vagas, a serem preenchidas por ordem de classificação, sendo 108 para homens e 12 para mulheres.
As inscrições serão feitas apenas através do site da Consultec ou do site da Uneb, entre os dias 6 e 26 de abril. A taxa custa R$ 85. Candidatos devem ter de 18 a 30 anos de idade, ensino médio completo e carteira de motorista do tipo B. A estatura mínima exigida é de 1,60m, para homens, e 1,55m, para mulheres.
A aplicação das provas do exame de conhecimentos ocorrerá em Salvador, no dia 06 de junho. Questões de português, inglês, conhecimentos contemporâneos, matemática, noções de direito e uma redação compõem a prova. Além disso, o candidato estará apto a vaga se possuir aptidão física e mental, comprovada mediante exames psicológicos, médico-odontológicos e testes físicos.O curso tem duração de três anos, além de mais um ano de estágio operacional chamado “Aspirantado”. O Aluno-a-Oficial tem, durante o período de formação, direito a uma bolsa estudo no valor de R$ 1.142,34. Após a conclusão do estágio operacional, o aluno é promovido, automaticamente, ao posto de 1º Tenente.

COMERCIANTE FORNECIA MUNIÇÃO PARA BANDIDOS EM MARAGOJPE...

FONTE: Karoline Meira, TRIBUNA DA BAHIA.

Mais de 400 cartuchos de diversos calibres, caixas de espoletas, pólvora e cerca de R$ 4,4 mil em cheques foram apreendidos durante uma operação conjunta das polícias Civil e Militar, no município de Maragojipe. O material estava em uma casa comercial, na Rua do Sítio, bairro Cachoeirinha. O proprietário, Dermeval Ribeiro dos Santos, 50 anos, está preso na carceragem da 3ª (Coordenadoria Regional de Polícia (Coorpin), em Santo Amaro.De acordo com o delegado William Acham, a operação foi desencadeada após dois tiroteios ocorridos nas localidades conhecidas como Carandiru e Boréu, entre traficantes que disputavam pontos de venda de drogas. Dermeval fornecia munições às quadrilhas envolvidas nos confrontos.Com o comerciante foram apreendidos 43 estojos de calibres, 32, 16 e 12; 20 caixas de espoletas; 32 cartuchos de pólvora; 10 cartuchos de calibre 25; 23 cartuchos de calibre 20; 18 cartuchos de calibre 28; 20 cartuchos de calibre 44; 158 cartuchos de calibre 22; 45 cartuchos calibre 38 e 170 cartuchos calibre 32, além de dois frascos de chumbinho. Autuado em flagrante por posse e comércio ilegal de munição, o acusado está à disposição da Justiça.

27% DOS BRASILEIROS DESRESPEITAM REGRA DO USO DO CINTO DE SEGUIRANÇA...

FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.
A determinação do Código de Trânsito Brasileiro que obriga o uso do cinto de segurança tanto no banco da frente quanto no banco traseiro dos veículos é desrespeitada por pelo menos 26,9% dos motoristas e passageiros no país. É o que revela pesquisa divulgada nesta quarta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o levantamento, 12,4% dos motoristas dirigia ou andava com passageiros no banco da frente sem nunca usar o cinto de segurança, 14,5% usavam às vezes ou raramente e 73,2%, sempre ou quase sempre. No banco de trás, a frequência cai mais um pouco. Não colocavam o equipamento 38,6% dos entrevistados, às vezes ou raramente, 24,2% e usavam sempre 37,3%.O uso do cinto de segurança foi mais frequente na Região Sul (55,3%) e menos na Nordeste (52,3%). Por unidade da federação, os motoristas e passageiros do Distrito Federal (DF) lideram o uso do equipamento de segurança. O percentual de uso do cinto no banco traseiro é de 73,1% no DF.A pesquisa do IBGE também confirmou que os homens são as maiores vítimas de acidentes de trânsito. De 2,5% brasileiros envolvidos nesse tipo de fatalidade, 68,4% eram do sexo masculino. O grupo etário mais vulnerável é o de motoristas mais jovens. Entre os que estão na faixa etária de 25 a 34 anos, o percentual é de 27,1% e, entre 18 e 24 anos, 22,1%.Ainda de acordo com o levantamento, das pessoas envolvidas em acidentes de trânsito, 52,9% dirigiam carros ou vans, 30,1% eram condutores ou caronas de motocicletas, 6,8% estavam em bicicletas, 5,6% eram pedestres e 2,9% encontravam-se em ônibus. Cerca de 30% dos acidentados ficaram impossibilitados de realizar atividades habituais por causa do ocorrido.

*** As informações são da Agência Brasil.
FONTE: CORREIO DA BAHIA.

A mãe do cantor Roberto Carlos, Laura Moreira Braga, de 94 anos, foi diagnosticada com infecção pulmonar. Ela foi internada na madrugada de quarta-feira (31) no Hospital Copa D’ Or, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. As informações são da assessoria de imprensa do hospital.
Laura ficou conhecida nacionalmente pela música 'Lady Laura', parceria do filho com Erasmo Carlos.
De acordo com boletim médico assinado pelo diretor médico do hospital, Antônio Carlos Moraes, e pelo médico assistente Milton Kazuo Yoshino, a paciente respira com a ajuda de aparelhos e segue tratamento com antibióticos. O estado de saúde dela é estável.
MÚSICA EM HOMENAGEM.
Assim como o filho, que evita expor sua vida pessoal, Lady Laura tem comportamento discreto. Roberto batizou o seu iate com o nome da mãe. A assessoria de imprensa de Roberto Carlos não quis fazer qualquer comentário sobre o assunto.

ADOLESCENTE É ESFAQUEADO EM FRENTE À ESCOLA NO CABULA...

FONTE: Karoline Meira, TRIBUNA DA BAHIA.

Um adolescente foi esfaqueado na entrada da Escola Estadual Francisco Conceição Menezes, localizada no Cabula, nesta quarta-feira (31).
De acordo com informações de agentes da 11° Delegacia (Tancredo Neves), o jovem havia discutido com colegas na noite anterior.
Ele foi socorrido e levado para o Hospital Roberto Santos e já está bem.

terça-feira, 30 de março de 2010

HOSPITAL PRADO VALADARES HOMENAGEIA DR. JOÃO CARICCHIO FILHO...

FONTE: HGPV (hgpvjequie@gmail.com).
O Hospital Geral Prado Valadares vai homenagear [in memoriam] nesta quarta-feira 31, dia em que o HGPV faz 63 anos de sua inauguração, o médico João Caricchio Filho. Dr. João Caricchio Filho dedicou a maior parte da sua vida ao exercício da medicina e aos estudos, foi o primeiro a atuar na área da psiquiatria em Jequié, tendo trabalhado como Clínico Geral vinculado ao HGPV e outras Unidades de Saúde da cidade. No âmbito da política foi Prefeito de Jequié, Vice-Prefeito e Vereador. Durante muito tempo foi professor do IERP. Dr. João Caricchio morreu aos 74 anos em 12 de junho de 2008. No exercício da profissão, ele nos deixou um belíssimo exemplo de dedicação ao trabalho e, no que tange aos misteres da assistência especializada à saúde, um profundo e abalizado apego à prática da medicina.Local do Evento – Auditório do HGPVHorário – 17 horas

DA REDAÇÃO: Muito justa esta homenagem que se presta a um dos maiores médicos que Jequié e Região já teve, o Dr. Caricchio como era chamado pelos mais próximos, deixou seu nome marcado na história da medicina local, odiado por uns, amado por muitos ele foi sempre verdadeiro, direto e dinâmico em suas decisões, sabemos que tantos outros médicos mereciam uma homenagem neste dia em que o Prado Valadares completa 63 anos de importantes e relevantes serviços prestados não só a comunidade jequiéense, mas de toda Bahia, do Brasil e até mesmo pessoas de outros Paises que de passagem pelas rodovias que cortam o município e foram vitimas de acidentes e ali atendidos.
Parabéns à direção do Prado Valadares, ao seu corpo de funcionários do mais baixo escalão até o considerado alto escalão, não podemos deixar de homenagear neste dia tão importante, os ex-funcionários que foram muitos, alguns já partiram para outro plano, e outros aposentados.
Este espaço irmana-se neste momento de alegria com todos que tem lutado ao longos dos anos com muito sacrifício para fazer desta unidade hospitalar um exemplo em nosso Estado.
A todos vocês os nossos parabéns e que continuem lutando pelo engrandecimento do Hospital Prado Valadares.

63 ANOS DE HOSPITAL PRADO VALADARES...

FONTE: HGPV (hgpvjequie@gmail.com).
Aos 63 anos de sua inauguração [31 de março de 1947] o Hospital Prado Valadares comemora avanços sem precedentes na sua história. O HGPV está edificado em terras doadas pelos Irmãos Grillo, sua pedra fundamental foi lançada em 12 de outubro de 1942.Em pouco mais de 3 anos da atual gestão o hospital passou por transformações importantes, as quais ajudam na melhoria contínua da assistência aos pacientes. São mudanças estruturais: reforma física do prédio, redimensionamento de recursos humanos com ampliação do quadro de pessoal das diversas categorias profissionais e aquisição de novos equipamentos, aliado ao desenvolvimento das políticas de educação permanente em saúde e humanização da atenção.O sentimento que se tem é de alegria, ao ver o Prado Valadares reconquistar o respeito e confiança da população, se tornando hospital de referência estadual com a implantação de novos serviços de média e alta complexidade, além da estruturação dos existentes. Tudo isto decorrente de uma gestão comprometida com o desenvolvimento e consolidação do Sistema Único de Saúde liderada pelo Secretário Estadual de Saúde da Bahia, Dr. Jorge Solla, apoiado pelo Governador Jaques Wagner.Hoje, dia 31, às 18 horas acontecerá no Hospital Prado Valadares solenidade em comemoração aos seus 63 anos, oportunidade na qual será anunciada oficialmente a implantação do Serviço Especializado de Pré-Natal de Alto Risco, do Serviço de Neurocirurgia e da Linha do Cuidado à Mama.
SERVIÇO ESPECIALIZADO DE PRÉ-NATAL DE ALTO RISCO.
Este é o primeiro Serviço de abrangência microrregional implantado no HGPV/Jequié de referência para Gestação de Alto Risco. O mesmo está em sintonia com o Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal cuja meta é reduzir a mortalidade infantil em no mínimo 5% ao ano, com foco na mortalidade neonatal (0 a 27 dias).O Serviço oferece 40 atendimentos semanais, com médico especialista em ginecologia e obstetrícia, além de assegurar exames ultrassonográficos, eletrocardiogramas e dosagens laboratoriais disponíveis no hospital.
SERVIÇO DE NEUROCIRURGIA.
A neurocirurgia no HGPV está possibilitando a realização de intervenções neurocirúrgicas em menor tempo, em vítimas de traumatismo crânio encefálico (TCE).Com o Serviço de Neurocirurgia estruturado neste mês de março, as transferências dos pacientes com indicação de neurocirurgia foram reduzidas significativamente, além de dar mais qualidade ao tratamento dos pacientes com intervenção neurocirúrgica precoce e, além disso, reduziu os custos com deslocamento dos pacientes em UTI Móvel para a capital do estado.O novo serviço foi implantado e está sendo mantido com recursos exclusivos do Estado da Bahia.
LINHA DO CUIDADO À MAMA.
A Linha do Cuidado à Mama é mais uma iniciativa inovadora e pioneira do HGPV/SESAB na microrregião de Jequié.Esta Linha do Cuidado conta com o primeiro serviço de Mamografia em Unidade do SUS (Hospital Geral Prado Valadares) além de médicos Radiologista, Mastologista, Anátomo-patologista e Ultrassonografista, além de Técnicos em Radiologia, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem e pessoal administrativo. De forma matricial atuam também anestesiologista, terapeuta ocupacional, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e assistentes sociais.O diretor do HGPV, Gilmar Vasconcelos informa que a organização e implementação da Linha do Cuidado à Mama envolvendo os municípios da microrregião de Jequié e o HGPV/DGRP/SAIS/SESAB prevê fluxo desde a Atenção Básica (municípios da microrregião de Jequié), Média Complexidade - diagnóstico por imagem, biópsia dirigida, consulta especializada e intervenção cirúrgica (HGPV) até Alta Complexidade (químio e radio) em um centro de referência previamente definido para encaminhamento de acordo com o PDR e PPI.“O câncer de mama é o mais freqüente nas mulheres e que os estudos clínicos mostram que o diagnóstico precoce é a melhor alternativa para controle do mesmo, portanto se faz necessário oferecer à população serviço de assistência especializada em mastologia”, explica a médica mastologista do HGPV, Drª. Jackeline Goidoux.A capacidade de produção é de 480 mamografias por mês, além dos procedimentos das pacientes desencadeados a partir do diagnóstico positivo ou para a sua conclusão diagnóstica.“Está posto o desafio na busca da integralidade da atenção, mas para isto ações e serviços têm de dialogar e interagir de maneira coletiva, responsável e acessível”, conclui Gilmar Vasconcelos, diretor do HGPV.
Parabéns ao Prado Valadares pelos seus 63 anos de serviços prestados e ao povo da região de Jequié pelas melhorias constantes desta importante Unidade de Saúde.

OBS.: MATÉRIA ENCAMINHADA POR E-MAIL PELO SENHOR GILMAR VASCONCELOS, DIRETOR DO HOSPITAL PRADO VALADARES, JEQUIÉ – BAHIA – BRASIL, A QUEM AGRADEÇO A GENTILEZA E COLABORAÇÃO.

SÃO JOÃO É NOVA ATRAÇÃO TURÍSTICA BAIANA...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Aumentar o número de visitantes nas cidades litorâneas; consolidar o São João da Bahia como produto turístico no mercado nacional; ampliar o percentual de leitos ocupados nos municípios considerados portões de entrada; e gerar mais trabalho e renda para os baianos durante o mês de junho.
Com estes objetivos, o governo baiano, por meio da Secretaria de Turismo e Bahiatursa, lançou ontem o Projeto São João da Bahia 2010, durante solenidade no Centro Administrativo. O evento teve a presença do governador Jaques Wagner, autoridades, representantes dos forrozeiros e trade turístico da Bahia. Nos últimos dois anos, o governo estadual investiu R$ 19 milhões no São João da Bahia e a previsão para este ano é que o aporte seja até 30% a mais do que em 2009, quando foram investidos R$ 9 milhões.
Em seu discurso, Jaques Wagner reiterou a importância econômica e cultural dos festejos juninos da Bahia. “Não há nada melhor para gerar trabalho e renda, rapidamente, do que o turismo. É por isso que acreditamos neste projeto iniciado em 2008”, afirmou.
Wagner também destacou a implantação de produtos turísticos como o GP Bahia de Stock Car e o apoio dado ao turismo esportivo, com a realização de eventos de diversas modalidades em todo o Estado.
Em 2010, haverá oito dias de eventos juninos no Centro Histórico de Salvador. As apresentações musicais serão distribuídas nas quatro praças do Pelô e em dois grandes palcos. Este ano também serão realizados eventos juninos em 12 bairros de Salvador.
De acordo com o secretário de Turismo da Bahia, Antonio Carlos Tramm, as principais metas para o São João 2010 são as de ampliar o fluxo de visitantes de outros estados e aumentar a ocupação hoteleira em 15%. “Este produto (São João) foi criado para minimizar os efeitos da baixa estação. Tivemos bons resultados nos dois primeiros anos e acreditamos que este seja o ano da consolidação”, acrescentou.
Tramm comparou ainda o São João ao Natal, ao falar sobre as vendas do comércio, que se intensificam bastante no mês de junho na Bahia. O São João da Bahia é o principal evento que contribui para a interiorização do turismo. De acordo com dados da Agerba, no período dos festejos juninos mais de 400 mil pessoas deixam a capital com destino às cidades do interior.
Forrozeiros da terra – Grandes nomes da música regional devem fazer parte da grade de atrações da programação oficial do São João da Bahia. Dentre eles, Adelmário Coelho, Zelito Miranda, Gereba, Banda Estakazero, Quininho de Valente, Del Feliz, fazendo com que 90% dos artistas sejam do próprio Estado. Para Adelmário Coelho, o governo acerta em apoiar o São João, que ele considera a maior festa popular do país. “É uma festa que proporciona o dinamismo da economia do Estado. Na minha equipe, por exemplo, são contratados 36 profissionais no período”, avalia.
Homenagem – Durante o evento no CAB, os forrozeiros baianos homenagearam o governador Jaques Wagner, presenteando-o com uma sanfona de oito baixos, similar ao instrumento tocado por “seo” Januário, pai do também sanfoneiro Luiz Gonzaga. O ex-secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, recebeu uma zabumba, e o assessor-geral de Comunicação do Estado, Robinson Almeida, foi presenteado com um triângulo.

ENTREVISTA FERNANDO ANDRADE...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
Não foi nem um pouco fácil “tirar” do baiano Fernando Andrade Santana, 55 anos, eleito por duas gestões, presidente do Sinbaf– Sindicato Baiano dos Árbitros de Futebol da Bahia, uma entrevista sobre o resultado dos exames da Comissão Nacional de Arbitragem (Conaf) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em Salvador. Em conversa com a equipe de reportagem da Tribuna da Bahia, o ex-árbitro baiano deixou claro que o momento é muito difícil para a categoria, e lamenta que esteja praticamente sozinho, sem companheiros na luta pela valorização e melhor qualificação destes profissionais no Estado da Bahia.

Tribuna da Bahia – O que está acontecendo com a arbitragem baiana?
Fernando Andrade – A Federação Bahiana a muito que trabalha com os mesmos nomes, porque não existe uma programação de renovação. Hoje, as escalas são sempre as mesmas, o mesmo árbitro, os mesmo auxiliares, só muda o jogo.

TB - Qual a sua posição como presidente do Sinbaf?
FA - Fizemos um curso, formamos uma nova turma no final do ano passado, em conjunto com a Faculdade Isaac Newton, com anuência da FBF. Mas nenhum dos 20 novos árbitros teve até agora qualquer oportunidade.
TB - Como funciona a Ceaf – Comissão Estadual de Árbitros de Futebol, que é um órgão da FBF, com obrigação de regular, fiscalizar, preparar e avaliar os árbitros?
FA – Não funciona. O Sindicato Baiano não tem conhecimento profundo do trabalho da Ceaf dentro da Federação. Apenas sabemos que no seu bojo o órgão deveria funcionar com pessoas altamente credenciadas, ex-árbitros que tiveram destaque na profissão, como Manoel Serapião Filho e Arnaldo Menezes Pinto, ambos da Fifa, Arnaldo, inclusive, com participação na Copa do Mundo de 1998, na França, como assistente.

TB - E quem comanda, no caso, a Ceaf?
FA - O que sabemos é que o Sr. Wilson Paim executa todo o trabalho.

TB - E os ex-árbitros Paulo Celso Bandeira e Luís Antônio Lima Santana não fazem parte da Ceaf?
FA - O próprio Paulo Celso Bandeira me disse que nunca fez uma escala de arbitragem, e que o trabalho que tentou fazer no órgão foi rejeitado pelo presidente da Federação Bahiana de Futebol. Deixou claro que não saiu, porque exerce a função de observador da CBF, e ganha R$ 400 por cada partida trabalhada.

REPROVADOS...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA
Sem um trabalho de renovação nos últimos anos, com profissionais visivelmente desmotivados, o quadro de árbitros da Federação Bahiana de Futebol atravessa um dos seus piores momentos da história. Alguns dos principais nomes da arbitragem baiana estão de fora dos jogos das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, porque não passaram no teste de avaliação da Conaf – Comissão Nacional de Arbitragem da CBF, realizado em Salvador na primeira quinzena deste mês.
O teste de avaliação foi realizado em duas etapas: física, na pista de atletismo do Estádio Metropolitano de Pituaçu, e teórica, nas dependências do Estádio Manoel Barradas, a cargo dos ex-árbitros Márcio Resende de Freitas, de Minas Gerais, e Luiz Cunha Martins, do Rio Grande do Sul, ambos “fechados”, sem o acesso da imprensa. Cerca de 35 profissionais se inscreveram.
O resultado final da avaliação da Conaf não é revelado publicamente, pelo menos, até agora. Mas a informação inicial é de que dos 35 inscritos, apenas 41% dos árbitros, cerca de 15 árbitros do quadro da Federação Bahiana de Futebol, foram aprovados, entre eles, Jaílson Macedo Freitas, Arilson Bispo da Anunciação, Luís Carlos Teixeira, Diego Pombo Lopes, Emerson Ricardo Andrade, Alessandro Rocha Matos e Marielson Alves Silva.
Mas ficam de fora dos jogos do Campeonato Brasileiro, árbitros da primeira linha da FBF, como Manoel Lopo Garrido, Lúcio José Silva Araújo, Gleidson Oliveira, Raimundo Carneiro, John Herbert, Belmiro Silva, Daniella Coutinho Pinto, entre outros, porque não passaram no teste de avaliação da Conaf, além de árbitros que sequer se inscreveram para o teste, como Jorge César Santana, Ademilton Piedade Carige, Mick Santos de Jesus, e Clodoaldo Mendes Anunciação.Por enquanto, eles continuam trabalhando no Campeonato Baiano, mas os que não passaram ou não fizeram o teste em Salvador têm a opção de uma nova avaliação, no Rio de Janeiro. Enquanto isso, ficaram de fora do quadro de árbitros da CBF para o Brasileirão.

COM IGREJA LOTADA, PROMOTOR É OVACIONADO EM MISSA PARA ISABELLA...

FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.
O promotor Francisco Cembranelli foi ovacionado ao entrar na Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, na Parada Inglesa, Zona Norte de São Paulo, na noite desta terça-feira (30).
Aplaudido por cerca de 500 pessoas que participam da celebração em memória aos dois anos da morte de Isabella, ele abraçou a mãe da menina, Ana Carolina Oliveira, o avô e outros familiares.
O avô materno de Isabella, José Oliveira, disse que a família 'está saindo de uma ressaca de tensão que foi o julgamento'.
Ele afirmou ainda que a defesa deu 'um tiro no pé' ao 'prender sua filha no fórum'. Ana Carolina ficou isolada durante quatro dias em uma sala a pedido do advogado Roberto Podval para uma eventual acareação, que não ocorreu.

Antes do início da missa, realizada pelo mesmo padre que batizou a garota, Humberto Robson de Carvalho, foi formada uma fila imensa na porta da igreja para a distribuição de camisetas com a foto da garota.

*** As informações são do G1

FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.

A mãe de Isabella, Ana Carolina Oliveira, afirmou na noite de terça-feira (30) que não acredita na possibilidade de anulação do julgamento de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, pai e madrasta da garota, condenados pelo assassinato. 'Na verdade, nada que foi feito (no julgamento pela acusação) foi errado. As pessoas que trabalharam foi com todo o empenho e toda a capacidade. Para falar alguma coisa, até mesmo na imprensa, tem que haver o mínimo de respeito com as pessoas. Tem que procurar manter o respeito mesmo porque a sociedade não é palhaça', disse, ao ser questionada sobre o pedido de anulação do júri pela defesa do casal Nardoni.
Sobre a condenação do pai e da madrasta de Isabella, Ana Carolina afirmou que 'valeu a pena' esperar dois anos. 'Era o que eu realmente esperava. Eu esperei muito por isso', enfatizou. Ana Carolina mostrou-se emocionada com as centenas de pessoas que compareceram à missa em memória de Isabella, cuja morte completou dois anos. 'Não tenho como explicar. É muito carinho. É isso que me dá coragem para continuar', afirmou.
Além dela, o promotor Francisco Cembranelli, que foi convidado a acompanhar a celebração pela família, também refutou a possibilidade de um novo júri. 'Não vai acontecer novo julgamento. Este júri foi o primeiro e último. Acredito que os tribunais (superiores) vão interpretar dessa maneira.' Sobre a sentença proferida pelo juiz Maurício Fossen - 31 anos de prisão para Alexandre Nardoni e 26 anos para Anna Carolina Jatobá -, ele disse que 'foi suficiente'. 'O resultado do julgamento para mim foi plenamente satisfatório', completou.
O promotor foi ovacionado ao entrar na Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, na Parada Inglesa, Zona Norte de São Paulo.
Aplaudido por cerca de 500 pessoas que participam da celebração em memória aos dois anos da morte de Isabella, ele abraçou a mãe da menina, o avô e outros familiares.
O avô materno de Isabella, José Oliveira, disse antes de o padre iniciar a cerimônia que a família 'está saindo de uma ressaca de tensão que foi o julgamento'.
Ele afirmou ainda que a defesa deu 'um tiro no pé' ao 'prender sua filha no fórum'. Ana Carolina ficou isolada durante quatro dias em uma sala a pedido do advogado Roberto Podval para uma eventual acareação, que não ocorreu.
Antes do início da missa, realizada pelo mesmo padre que batizou a garota, Humberto Robson de Carvalho, foi formada uma fila imensa na porta da igreja para a distribuição de camisetas com a foto da garota.

*** As informações são do G1.

COM 60% DOS VOTOS, MARCELO DOURADO VENCE O BIG BROTHER BRASIL 10...

FONTE: CORREIO DA BAHIA.
O gaúcho Marcelo Dourado, 37 anos, se tornou na noite da terça-feira (30) o mais novo milionário do Brasil, ao vencer o Big Brother Brasil 10, derrotando Fernanda (29%) e Cadu (11%) na grande final e faturando o prêmio de R$ 1,5 milhão, o maior da história do programa. A votação bateu o recorde mundial do Big Brother, segundo anunciou o apresentador Pedro Bial, recebendo mais de R$ 151 milhões de votos.
Nesta última edição, os telespectadores acompanharam o capítulo final da novela “La fuerza Del destino”, em que os participantes eram dublados em portunhol. Podendo assistir ao programa pela primeira vez, Cadu, Fernanda e Dourado se emocionaram com as matérias mostrando o perfil de cada um. Os barracos, as “pérolas” e os micos também foram relembrados, em diversos melhores momentos exibidos.
A cantora Ivete Sangalo foi a responsável pelo show da final. Ela agitou os brothers de dentro e os já do lado de fora com músicas como “Dalila”, “Poeira” e “Festa” e cantou “Não Quero Dinheiro” assim que Cadu foi eliminado – o personal trainer ficou em terceiro lugar. “Com o bônus, vem o ônus” disse Bial, acrescentando que sempre alerta os brothers para tomarem cuidado 'no mundo real'. Do lado de fora, Cadu foi recepcionado por Lia, tascou um beijo em Ivete Sangalo e logo foi parar nos braços da namorada.
'Se Dourado é homofóbico, no BBB ele não foi', disse Bial, pontuando que faltava um pouco de modos ao 'brutamontes' Dourado. Em seu discurso, o apresentador salientou a disposição do lutador a se entregar à sua segunda chance, como ele enfrentou a reação negativa dos 'principiantes' no programa e conseguiu se firmar lá dentro. 'Maktub! Estava escrito! O Big Brother Brasil 10 é seu, Marcelo Dourado!'.
Do lado de fora, ainda atordoado, Dourado não soube explicar o que mudou de 2004, quando saiu do BBB 'queimado', nas palavras do próprio, e 2010, quando recebeu votação expressiva e se sagrou com certa facilidade o campeão do programa.
BBB DOURADO.
“Repetente” de BBB, como brincavam os colegas de confinamento, Dourado experimentou passar pelo reality show pela segunda vez – curiosamente, foi a vitória da adversária Fernanda na primeira prova de liderança da edição que o levou para lá: da tribo dos Belos, a dentista classificou a madrinha Joseane, que escolheu Dourado para entrar na casa com ela.
Ex-participante do BBB4, o percurso de Dourado nesta nova edição não começou muito promissor. A outra veterana, Joseane, foi eliminada já na primeira semana e automaticamente os votos dos outros brothers se voltaram para o lutador, considerado como alguém que tinha uma vantagem injusta em relação aos colegas. Durante algumas semanas, inclusive, alguns brothers acreditavam que a participação de Dourado “não era pra valer”.
Mas foi para valer e depois de jogar sozinhos por várias semanas, enfrentando brigas e polêmicas, e mais paredões do que qualquer participante da edição, Dourado assumiu dentro da casa o posto de favorito e encontrou aliados em Cadu e Lia. Acusado de ser truculento e homofóbico, o brother não media palavras antes de se envolver em polêmicas: brigou com Elenita já na primeira semana por conta de sua tatuagem da suástica invertida, brigou diversas vezes com Dicesar, se desentendeu com Anamara e teve um grande confronto com Morango, talvez o mais agressivo de todos, em que chegou a dizer que quebraria todos os dedos dela, se não fosse mulher.
Outra declaração polêmica do brother foi a afirmação de que um homem que pegasse AIDS em algum momento teria feito sexo com outro homem: “Hetero não pega AIDS, isso eu digo porque eu conversei com médicos e eles me disseram isso. Um homem transmite para outro homem, mas uma mulher não passa para o homem”. A afirmação rendeu uma ação do Ministério Público, exigindo que a Globo explicasse corretamente ao público os modos de transmissão da doença – uma mensagem em um fundo azul foi lida no programa de segunda-feira, salientando que tanto sexo homo quanto heterossexual transmite o vírus.

INTERNET.
A força de Dourado e de sua torcida era visível especialmente na internet, onde o lutador virou uma espécie de meme. No Twitter, seus fãs criaram a hashtag “dourado facts”, comparando-o muitas vezes a Chuck Norris. No Orkut, comunidades combinavam estratégias de votos e divulgadam imagens de Dourado em pôsteres de filmes e afins.

BBB10
A décima edição do reality show prometia ser “colorida”, ao colocar três homossexuais assumidos na casa, mas se dentro da casa o tema surgia de vez em quando, foi do lado de fora que o clima esquentou, com torcidas se estranhando, trocando acusações e votando em massa, mais do que nunca – apesar da audiência relativamente baixa em relação às outras edições, o BBB10 viu o recorde de votações ser quebrado quatro vezes.

O lutador Marcelo Dourado tinha a seu lado uma torcida fanática, que chamava a si mesmo de “Máfia Dourada”, mas sua rejeição era igualmente alta e motivou uma votação inesperada para Fernanda, que conquistou o segundo lugar nesta final servindo de contraponto a Dourado e Cadu, os dois lados de um trio que foi desfeito com a eliminação de Lia, a quarta colocada.
Em sua décima edição, portanto, o BBB mostrou sua capacidade de ainda provocar paixões e debates por todo o país.

E então, leitor? Você gostou deste BBB? Gostou do vencedor? Comente!

CPI DA PEDOFILIA CHEGA A ALAGOAS PARA INVSTIGAR DENÚNCIAS ENVOLVENDO PADRES...

FONTE: Carlos Madeiro, especial para o UOL Notícias, em Maceió.

Integrantes da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Pedofilia, do Senado Federal, vão começar a investigar nesta quarta-feira (31) as denúncias contra dois monsenhores e um padre de Arapiraca (a 140 km de Maceió), acusados de abusos sexuais de crianças e adolescentes.
Na tarde de terça-feira (30), o secretário-executivo da CPI, José Augusto Panisset, chegou a Maceió. O presidente da Comissão, senador Magna Malta (PR-ES), e o procurador de Justiça que acompanha as investigações, André Ubaldino, desembarcam no aeroporto Zumbi dos Palmares à 1h da manhã desta quarta-feira.
Os membros da CPI têm dois encontros marcados na manhã desta quarta-feira. A primeira reunião será às 10h com as delegadas da Polícia Civil, Bárbara Arraes e Maria Angelita Melo, responsáveis pela investigação do caso.
Logo após, os integrantes têm outra reunião marcada, desta vez com promotores do Ministério Público Estadual que fizeram o pedido de investigação.
A agenda ainda pode ser ampliada. “Caso seja necessário, podemos ir hoje [quarta-feira] mesmo até a Arapiraca, ou marcar uma data para visita. Vai depender dos dados que sejam apresentados pelas autoridades alagoanas”, disse Panisset.
Segundo ele, os padres acusados de pedofilia e as supostas vítimas também podem ser convocados a depor na CPI. “Esse caso é muito importante para a CPI, por isso viemos para cá. Nós só vamos definir o cronograma de atividades após termos as informações das delegadas e dos promotores. Podemos ficar por mais tempo", afirmou.
De acordo com a Polícia Civil, as investigações do caso correm em segredo de Justiça. A delegada Bárbara Arraes assegurou que boa parte dos envolvidos no escândalo já foi ouvida e que as investigações devem ser concluídas dentro de 60 dias, conforme prazo dado pela Justiça.
AS DENÚNCIAS.
O escândalo de pedofilia envolvendo párocos foi denunciado no último dia 11 pelo programa Conexão Repórter, do SBT. Ex-coroinhas relataram casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes.
Um vídeo mostra um dos monsenhores praticando sexo com um jovem de 19 anos. A gravação seria de janeiro de 2009 e teria sido feita por outro ex-coroinha, que também teria sofrido abusos do padre. O jovem contou que desde os 12 anos, quando ingressou na igreja, era assediado sexualmente. Um outro monsenhor e um padre também foram acusados de participação no esquema.
O advogado do acusado, Daniel Fernandes, afirmou que toda relação sexual foi consentida pelo adolescente e negou prática de pedofilia. Segundo ele, os jovens teriam tentado extorquir o monsenhor pedindo R$ 5 milhões para não divulgar o vídeo.
Dois dias depois da veiculação da reportagem, a Igreja Católica anunciou o afastamento das atividades eclesiásticas dos três membros. Em nota oficial, a diocese lamentou as denúncias e se disse chocada com as imagens. “Reprovamos, de forma irrestrita e com o coração despedaçado pela vergonha e pela tristeza, os fatos, mesmo que ainda não provados, veiculado na referida reportagem, que revoltam a são consciência humana e cristã”, diz o texto.
Após reportagem do UOL Notícias, o Vaticano se pronunciou no dia 16, confirmando as denúncias contra integrantes da Igreja Católica. O porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, informou que processos canônicos foram abertos contra os párocos.

PRORROGADO PRAZO PARA ENTREGA DA DECLARAÇÃO DO SIMPLES NACIONAL...

FONTE: Agência Brasil, TRIBUNA DA BAHIA.

O prazo para entrega da declaração anual do Simples Nacional, que terminaria hoje (31), foi prorrogado para 15 de abril. Segundo o Comitê Gestor do Simples Nacional, problemas operacionais do Serviço Nacional de Processamento de Dados (Serpro) estavam dificultando a entrega da declaração.Até agora, foram entregues 2,55 milhões de declarações, e a Receita Federal estima que até o fim do prazo o volume total chegue a 3 milhões de empresas..A declaração deve ser entregue feita por meio do aplicativo disponível no portal do Simples Nacional.Segundo a Receita, são obrigadas a declarar todas as microempresas e empresas de pequeno porte que em algum período do ano-calendário se encontravam como optantes pelo Simples Nacional.A Receita informou ainda que também será permitida a entrega da declaração anual do Simples Nacional por empresas que não constam como optantes em algum período do ano-calendário, desde que tenham processo formalizado em uma das unidades da Fazenda federal, estadual ou municipal.Além disso, a Receita destaca que “os limites para as microempresas e para as empresas de pequeno porte serão, respectivamente, de R$ 20.000,00 e de R$ 200.000,00 multiplicados pelo número de meses compreendido entre o início da atividade e o final do respectivo ano-calendário, consideradas as frações de meses como um mês inteiro”.

CAMAÇARI RECEBE INVESTIMENTO DE R$ 150 MILHÕES DO PAC 2...

FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.

O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, incluiu a cidade no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Com isso, está prevista a construção do anel ferroviário que liga o Pólo Industrial de Camaçari ao Porto de Aratu. A obra representa investimento de R$ 150 milhões.
A construção do contorno ferroviário significa a retirada da linha férrea do centro da cidade, garantido pelo prefeito Luiz Caetano. A ação contribui, inclusive, para o aumento da segurança dos moradores, uma vez que retira os trens de carga do centro da cidade.
Em razão da forte parceria construída com o Governo Federal, Camaçari obteve muitas conquistas nos últimos anos, dentre as quais a rede de esgoto. Com a obra, a sede do município passa de 3% para 70% de casas com sistema de esgotamento.

*** As informações são do Ibahia.

CARNAVAL 2011 JÁ COMEÇA A SER ORGANIZADO...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
A Prefeitura do Salvador, antecipando a organização do Carnaval 2011, realizou na terça-feira (30), a primeira reunião de trabalho para discutir a maior festa popular do mundo. O vice-prefeito e coordenador geral do carnaval, Edvaldo Brito, recebeu representantes de secretarias e órgãos municipais, estaduais e federais.Contando com o tempo como aliado, o grupo discutiu diversos pontos que serão avaliados ao longo do ano, destacando o carnaval dos bairros, os processos de licitação e o calendário social de assistência à infância e juventude. Um tema preocupante é a questão da segurança do desfile do Chiclete com Banana na Rua Carlos Gomes, saída da Rua Tuiuti, conforme o vocalista Bell Marques declarou em um encontro recente com o vice-prefeito, onde o povo corre o risco de ser esmagado. O coordenador geral do carnaval pediu a ajuda da Polícia Militar e da Secretaria de Segurança Pública do Estado para resolver o problema e garantir um desfile sem perigos, o que será determinante para a permanência da banda no Circuito Osmar.O presidente da Saltur, Cláudio Tinoco, apresentou uma pesquisa feita com foliões da Bahia, de outros estados e países, onde a ampla maioria aprovou o carnaval 2010, principalmente nos itens segurança, organização e atrações. Os dados serão cruzados com pesquisas de anos anteriores para haver uma maior intervenção em pontos considerados fracos, como os sanitários públicos e o atraso nos desfiles.Na questão dos cordeiros, a procuradora Janine Fiorot, do Ministério Público Federal do Trabalho, declarou que está recebendo relatórios dos órgãos fiscalizadores com as infrações cometidas pelos blocos. Falta ainda o da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, para que os infratores sejam punidos e paguem multas que variam de 3 a 30 mil reais, a depender da cláusula do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) desrespeitada. Caso o bloco não faça o pagamento espontaneamente, a dívida será cobrada na Justiça do Trabalho.O presidente da Cogel, Nailton Lantyer Filho, colocou o arquivo da empresa à disposição do Ministério Público. São imagens de todo o carnaval gravadas 24 horas por dia, pelo Centro de Videomonitoramento.Durante todo o ano serão realizadas reuniões temáticas, com a participação não somente dos órgãos oficiais, mas também dos artistas, dos empresários e das diversas associações de blocos e afoxés. O próximo encontro está marcado para acontecer no final de abril, levando para discussão itens como tornar o carnaval auto-sustentado, aumentar a geração de emprego e renda, garantir e ampliar a participação popular na festa e requalificar e revitalizar o Circuito Osmar.

PELO MENOS 11 MINISTROS DE LULA DISPUTAM ELEIÇÕES DE OUTUBRO...

FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.

Antes do feriado da Semana Santa o governo quer definir como ficará a Esplanada dos Ministérios, após a saída dos ministros que vão disputar as eleições de outubro. O prazo para desincompatibilização termina no próximo sábado, mas, devido ao feriado, o Planalto marcou para hoje (31), pela manhã, uma cerimônia no Palácio do Itamaraty de despedida para quem está saindo e para apresentação dos substitutos nas pastas.
A legislação eleitoral prevê o prazo mínimo de seis meses anteriores ao dia do pleito para que ministros se deixem seus cargos para disputar as eleições. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que pretende reunir-se com os novos ministros logo depois a Páscoa. A ordem no governo, de acordo com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, é não parar. “A preocupação é continuar tocando o governo, e o presidente Lula vai querer dedicação exclusiva dos ministros para isso”, disse.
Pelo menos 11 ministros de Lula devem disputar as eleições, a começar pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência. Além de Dilma, deixarão os cargos os ministros do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias (PT-MG); da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB-BA); dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR-AM); das Comunicações, Hélio Costa (PMDB-MG), da Agricultura, Reinhold Stephanes (PMDB-PR); da Previdência Social, José Pimentel (PT-CE); do Meio Ambiente, Carlos Minc (PT-RJ); de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB-MA); da Igualdade Racial, Edson Santos, e da Justiça, Tarso Genro (PT-RS), que deixou o cargo em fevereiro para se candidatar ao governo gaúcho.
Em Minas Gerais, Patrus e Hélio Costa pleiteiam o governo do estado. Também pretendem disputar o governo em seus estados os ministros Geddel e Alfredo Nascimento. Stephanes, Pimentel, Minc, Edson Santos e Lobão se lançarão na disputa por cargos no Legislativo.
Já o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles (PMDB-GO) ainda não confirmou se sai do cargo para disputar as eleições. Meirelles reuniu-se hoje com Lula e pediu mais 24 horas par decidir se permanece à frente da instituição ou se deixará o cargo para disputar as eleições de outubro.

*** As informações são da Agência Brasil.

HOMICÍDIOS NO BRASIL SE CONCENTRAM EM HOMENS, JOVENS, NEGROS E POBRES...

FONTE: Agência Brasil, TRIBUNA DA BAHIA.

Homens com idade entre 15 e 24 anos, negros e pobres são as maiores vítimas de violência no Brasil. A conclusão consta do estudo Mapa da Violência 2010 - Anatomia dos Homicídios no Brasil divulgado nesta terça-feira em São Paulo pelo Instituto Sangari, que analisa dados coletados entre os anos de 1997 e 2007.
Segundo o estudo, em mais de 92% dos casos de homicídio no Brasil as vítimas são homens. Em 2007, por exemplo, para cada mulher vítima de homicídio no país, morreram 12 homens. Neste mesmo ano, faleceram 3.772 mulheres e 43.886 homens.
Os maiores índices de mortes violentas também estão concentrados na população jovem, entre 15 e 24 anos. Só no ano de 2007 mais de 17,4 mil jovens foram assassinados no Brasil, o que representou 36,6% do total ocorrido no país.
O Estado que apresentou o maior crescimento na taxa de assassinatos de jovens entre 1997 e 2007 foi Alagoas, que passou de 170 mortes em 1997 para 763 mortes dez anos depois (crescimento de 348,8%). Por outro lado, São Paulo foi o estado que apresentou a maior queda (-60,6%), passando de 4.682 mortes em 1997 para 1.846 óbitos em 2007.
As maiores vítimas de violência no país também são os negros. Morrem proporcionalmente duas vezes mais negros do que brancos no Brasil. Enquanto o número de vítimas brancas caiu de 18.852 para 14.308 entre os anos de 2002 e 2007, o de negros cresceu de 26.915 para 30.193.
"Temos um personagem das vítimas que coincide no Brasil com quem os vitima. Vítimas e algozes compartilham da mesma estrutura. Quem é esse nosso personagem? É um jovem entre 15 e 24 anos, provavelmente na faixa de 20 a 23 [anos], morador de periferia urbana, pobre, de baixo índice educacional, homem, e que, por motivos culturais, fúteis e banais, mata o outro", explicou o pesquisador e sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, do Instituto Sangari.
Segundo ele, a história de violência no Brasil é demonstrada pela matança de sua juventude e pode ser explicada por um aspecto cultural. "[A matança de jovens] não é natural porque em metade dos países do mundo a taxa é de menos de um homicídio para cada 100 mil jovens. E nós temos 50. Ou seja, é cultural. Se fosse natural teria que estar em todos os países do mundo", afirmou.
De acordo com Waiselfisz, enquanto não houver uma solução para os problemas do jovem no Brasil, não haverá solução para o problema da violência. E uma dessas soluções, segundo ele, passaria pela educação. "Pela dimensão continental, penso que a nossa estratégia é notadamente educacional. A escola tem um papel muito grande, primeiro porque a própria escola é um foco de violência. E essa violência está, nesse momento, desestimulando os estudos", disse ele.

BRASILEIROS CONSUMIRAM QUASE 2 TONELADS DE SIBUTRAMINA EM 2009...

FONTE: Agência Brasil, TRIBUNA DA BAHIA.

A população brasileira consumiu, em 2009, quase 2 toneladas de sibutramina - medicamento anorexígeno que atua como inibidor de apetite. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (30) pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), durante a divulgação do primeiro relatório do SNGPC (Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados). A sibutramina foi proibida em países da comunidade europeia e teve sua restrição ampliada nos Estados Unidos. No Brasil, o medicamento só pode ser vendido com a apresentação de receituário especial, de cor azul, de acordo com norma publicada hoje (30) no "Diário Oficial" da União.
O relatório da Anvisa inclui o consumo de mais três psicotrópicos anorexígenos - a anfepramona, o femproporex e o mazindol. De acordo com os dados, foram consumidos 1,9 tonelada de sibutramina no ano passado. No mesmo período, o consumo de femproporex chegou a 1 tonelada, o de anfepramona, a 3 toneladas, e o de mazindol, a 2,3 quilos.
A agência reguladora monitorou ainda o uso do cloridrato de fluoxetina e do cloridrato de metilfenidato, que são, respectivamente, um antidepressivo e um estimulante do sistema nervoso central utilizado para combater o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. No ano passado, 3,5 toneladas do antidepressivo e quase 175 quilos do estimulante foram consumidos.
Segundo a Anvisa, a fluoxetina apresenta indícios de abuso e desvio de uso para outras finalidades. Já o metilfenidato é foco de estudos e questionamentos sobre a utilização em massa e efeitos secundários. Esse medicamento vem sendo usado para emagrecer, por exemplo, por empresários e estudantes.
O relatório aponta que, entre os dez maiores prescritores de sibutramina no país, há um médico especialista em medicina de tráfego (que trata da mobilidade humana). No caso da anfepramona, entre os dez maiores prescritores há um ginecologista e um gastroenterologista. Entre os dez maiores prescritores de femproporex, há um dermatologista e entre os dez maiores prescritores de mazindol, há um pediatra.
O consumo indevido de medicamentos em geral - sobretudo de psicotrópicos - é considerado pela Anvisa um problema de saúde pública. Em 2006, a Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes da ONU (Organização das Nações Unidas) indicou o Brasil como maior consumidor mundial de anfetaminas com finalidade emagrecedora, com um total de 9,1 doses diárias para cada mil habitantes.

FREIRAS SÃO ACUSADAS DE ABUSOS CONTRA CRIANÇAS DEFICIENTES NA ÁUSTRIA...

FONTE: Efe, TRIBUNA DA BAHIA.

Uma nova denúncia de maus-tratos contra crianças deficientes em um asilo administrado por freiras católicas somou-se hoje à série de casos que abalam a Igreja Católica na Áustria.
O novo caso foi revelado por uma mulher que diz ter presenciado maus-tratos no Centro Social San José da Ordem das Irmãs da Caridade, na cidade de Mils, na região do Tirol, informou nesta terça-feira a emissora austríaca ORF.
A testemunha relatou hoje à ORF que ficou "impressionada" quando começou a trabalhar em 1980, aos 22 anos, nesse centro que acolhe crianças com problemas físicos e psicológicos, pelos brutais métodos de educação que eram aplicados.
"Havia duchas frias, camisas de força, insultos, golpes e os internos eram trancados no banheiro durante horas. Quando uma criança vomitava, tinha que comer o próprio vômito", contou.
A mulher, então, começou a escrever um diário onde registrava os maus-tratos que cada freira aplicava regularmente e, após cinco meses, levou suas denúncias ao Escritório de Proteção de Crianças e a outras autoridades do Tirol, sem conseguir ser ouvida.
"Pensava que eles gostariam de obter essa informação, mas a única coisa que recebi foi um tapinha no ombro de um senhor que me disse que o assunto era delicado demais", lembrou a testemunha.
O homem aconselhou que ela queimasse as anotações e deixasse de escrever um diário, acrescentou a testemunha.
Mais tarde, ao lado de outra mulher, ela procurou a imprensa, também sem sucesso. "Nos sentimos tratadas como mentirosas, e inclusive insinuaram que teríamos recebido dinheiro por isso. Depois, me disseram que nunca mais teria um cargo na Administração regional e que, em nível eclesiástico, não teria possibilidade de nenhuma formação".
A mulher resolveu, então, abandonar o Tirol e foi para Viena, onde estudou pedagogia social.
Atualmente, ela pede anonimato porque não quer enfrentar outra vez acusações similares. Ela lamenta não ter feito o suficiente para resolver o caso.

QUADRILHA DE ASSALTANTES É DESARTICULADA EM OPERAÇÃO POLICIAL...

FONTE: Thiago Pereira, TRIBUNA DA BAHIA.
Oito homens foram presos durante uma operação policial deflagrada na madrugada desta terça-feira (30), nas imediações do bairro de Pau da Lima. A ação, nomeada de “Operação Saneamento”, visava desarticular uma quadrilha responsável por assaltos a carros em Salvador e Região Metropolitana (RMS). Um soldado da aeronáutica, identificado como Adailton Lima dos Santos, de 22 anos, foi detido sob a acusação de fornecer armas aos criminosos.Aproximadamente 120 homens da Polícia Militar e 40 agentes da Civil participaram da operação, que visava o cumprimento de 38 mandatos de busca e apreensão e 12 de prisão. Segundo os policiais, Ícaro Seck, 19, Daniel Santana Sales, 20, e Daniel Vaz dos Santos, 18, foram presos a bordo do Fiat Palio roubado, de placa JRM-7024, onde escondiam pertences de vítimas e dois revólveres. Ao serem interrogados, os três acusados declararam que o assalto fora articulado por Adaílton, também conhecido como “Apito”, que também foi preso com uma arma durante a operação. Cristiano Santos Félix, 32, Edvaldo Bispo dos Santos, 38, e Leandro Santos Cardoso, 28, também foram detidos durante a operação.Segundo os policiais o bando praticou vários assaltos em Salvador, especialmente nas áreas da orla entre Stella Maris e Itapuã, e também nas imediações do Centro de Convenções. Adaílton fornecia as armas para os comparsas assaltarem e se encarregava de negociar o veículo roubado. O dinheiro proveniente da venda era dividido entre os cúmplices.Os acusados foram encaminhados para a Delegacia de Repressão de Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), onde permanecem custodiados. “Esta foi mais uma operação conjunta que tirou de circulação uma perigosa quadrilha”, disse o delegado-geral, Joselito Bispo.

PRE REPRESENTA CONTRA ASSESSOR PARLAMENTAR POR PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPADA...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) protocolou representação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contra o assessor parlamentar Bruno Soares Reis por propaganda eleitoral antecipada. De acordo com o artigo 36 da Lei nº 9.504/97, a propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição.
Na representação, a PRE pede por meio de liminar que o TRE determine a retirada, em 48 horas, de todas as propagandas veiculadas irregularmente em adesivos e na página internet, sob pena de multa diária em caso de descumprimento.
Foi encaminhada à PRE fotografia de um carro estacionado no bairro de Ondina, em Salvador, que veiculava um adesivo com o endereço do sítio da internet www.brunoreis.com.br, em letras em destacadas, em cores e caixa alta, juntamente com a fotografia do representado. Já a página virtual apresenta as atividades políticas do assessor e fotografias tiradas junto a Paulo Souto, pré-candidato ao Governo do Estado.
Ainda no site, na coluna “Perfil”, um texto enaltece sua trajetória pessoal e política como assessor do deputado federal ACM Neto e traz a seguinte frase: “Entusiasmo e experiência que pretende utilizar, continuando a participar da construção de uma Bahia melhor, com mais qualidade de vida para nossa gente!”. De acordo com a representação, pesquisas realizadas pelo Núcleo de Análise Pericial (NAP) da PRE comprovaram que o veículo pertence ao próprio Bruno Soares Reis, portanto, além de ser beneficiário, é o principal responsável pela distribuição dos adesivos e manutenção do site. O procurador Regional Eleitoral substituto, André Luiz Batista Neves, autor da recomendação, entende que a veiculação do adesivo que remete à página da internet tem como objetivo difundir a candidatura do representado ao cargo de deputado estadual, ainda que não apresentem um pedido explícito de voto. No julgamento do mérito da representação, a PRE pede a condenação do deputado ao pagamento de multa, que pode variar entre cinco mil e 25 mil reais.

PREFEITO DE EUNÁPOLIS É ACIONADO POR DANO DE MAIS DE R$ 2,5 MILHÕES...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Contratações irregulares que causaram dano de mais de R$ 2,5 milhões aos cofres públicos do Município de Eunápolis acabam de levar o prefeito José Robério Batista de Oliveira, o vereador Valdiran Marques Oliveira e a servidora Maria D’Ajuda Marques Silva à Justiça. Eles são o centro de uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa ajuizada pelo promotor de Justiça Dinalmari Mendonça Messias, que os acusa de, em 2008, efetivar contratações para beneficiar as campanhas do prefeito, que era candidato à reeleição, e de Valdiran, então secretário administrativo.
Na ação, o promotor de Justiça ressalta que fica evidente que as contratações ocorreram com o intuito de beneficiar os dois acionados, pois, “como os servidores entraram no serviço público sem realização de concurso, estariam obrigados a agradar o prefeito e o secretário votando neles”. “Foram contratados servidores para tudo quanto é cargo”, frisa Dinalmari Messias, pontuando que o município nomeou irregularmente auxiliares de serviços gerais, garis, assistentes sociais, enfermeiros e até médicos. Além disso, os acionados chegaram a contratar “funcionário fantasma”.
Os contratos, que vigiam até dezembro de 2008, foram, segundo o representante do Ministério Público estadual, firmados fora das hipóteses legais previstas na Constituição Federal, bem como nos demais diplomas legais, inclusive contrariando o que prevê a própria Lei Orgânica do Município de Eunápolis. De acordo com ele, houve desrespeito ainda à Lei Eleitoral, que proíbe a nomeação de servidores nos três meses que antecedem as eleições e até a posse dos eleitos, já que, em setembro de 2008, alguns servidores foram contratados por prazo determinado.
Agora, o promotor de Justiça solicita deferimento de liminar que indisponibilize os bens móveis e imóveis dos três acionados, proibindo a alienação, cessão, doação, transferência e saque de bens e valores até o montante de R$ 2.818.203,65 (valor atualizado), necessário para reparar o dano causado ao erário. Ao final, Dinalmari Messias requer a condenação de José Robério Oliveira, Valdiran Oliveira e Maria D’Ajuda Silva nas sanções previstas na Lei de Improbidade, com perda da função pública, suspensão dos direitos políticos e pagamento de multa civil.

DEM PROÍBE COLIGAÇÃO COM O PT EM TODOS OS ESTADOS DO PAÍS...

FONTE: Folhapress, TRIBUNA DA BAHIA.

O comando do DEM aprovou nesta terça-feira resolução que proíbe a coligação do partido com o PT em qualquer Estado do país nas eleições de outubro. Principais opositores do governo federal, os democratas argumentam que não podem unir-se ao PT por interesses estaduais uma vez que os partidos têm "ideologias opostas" em sua essência.
"Somos antagônicos, temos posições diversas de um governo que não cumpre com a sua palavra. O partido tem que apresentar à sociedade uma posição clara de onde vai estar durante as eleições", disse o líder do DEM na Câmara, deputado Paulo Bornhausen (SC).
A resolução aprovada pela Executiva Nacional do DEM entra em vigor de imediato, mas passará a valer de fato no momento do registro das coligações perante a Justiça Eleitoral.
Segundo Bornhausen, o comando dos democratas terá poderes para intervir nos Estados que não seguirem a determinação - com a possibilidade de proibir eventuais uniões de petistas e democratas nas eleições regionais.
"Em casos de desobediência, a Executiva tem o direito de intervir nas eleições estaduais", disse o líder.
Pela tradição brasileira, apesar do combate entre governo e oposição no governo federal, muitas legendas oposicionistas se unem nos Estados e municípios com partidos governistas para conseguir eleger seus candidatos. Com a resolução do DEM, os candidatos do partido ficam proibidos de formar coligações com o PT sob pena de ter que responder ao comando da legenda.
A decisão dos democratas, no entanto, não se estende aos demais partidos da oposição. "Cada macaco no seu galho, cada partido tem a sua forma de agir", disse Bornhausen.
COLIGAÇÃO.
Em nível nacional, DEM, PSDB e PPS vão firmar coligação em torno da candidatura do governador José Serra (PSDB) ao Palácio do Planalto. Em alguns Estados, porém, os partidos de oposição e da base seguem caminhos distintos das alianças federais para conseguir eleger seus candidatos.
No Rio de Janeiro, por exemplo, os partidos de oposição vão apoiar o deputado Fernando Gabeira (PV) para o governo do Estado. O PV é aliado do PT em nível nacional, mas vai se unir a oposição, enquanto os petistas vão apoiar o governador Sérgio Cabral (PMDB) - candidato à reeleição.

DEM PROÍBE COLIGAÇÃO COM O PT EM TODOS OS ESTADOS DO PAÍS...

FONTE: Folhapress, TRIBUNA DA BAHIA.

O comando do DEM aprovou nesta terça-feira resolução que proíbe a coligação do partido com o PT em qualquer Estado do país nas eleições de outubro. Principais opositores do governo federal, os democratas argumentam que não podem unir-se ao PT por interesses estaduais uma vez que os partidos têm "ideologias opostas" em sua essência.
"Somos antagônicos, temos posições diversas de um governo que não cumpre com a sua palavra. O partido tem que apresentar à sociedade uma posição clara de onde vai estar durante as eleições", disse o líder do DEM na Câmara, deputado Paulo Bornhausen (SC).
A resolução aprovada pela Executiva Nacional do DEM entra em vigor de imediato, mas passará a valer de fato no momento do registro das coligações perante a Justiça Eleitoral.
Segundo Bornhausen, o comando dos democratas terá poderes para intervir nos Estados que não seguirem a determinação - com a possibilidade de proibir eventuais uniões de petistas e democratas nas eleições regionais.
"Em casos de desobediência, a Executiva tem o direito de intervir nas eleições estaduais", disse o líder.
Pela tradição brasileira, apesar do combate entre governo e oposição no governo federal, muitas legendas oposicionistas se unem nos Estados e municípios com partidos governistas para conseguir eleger seus candidatos. Com a resolução do DEM, os candidatos do partido ficam proibidos de formar coligações com o PT sob pena de ter que responder ao comando da legenda.
A decisão dos democratas, no entanto, não se estende aos demais partidos da oposição. "Cada macaco no seu galho, cada partido tem a sua forma de agir", disse Bornhausen.
COLIGAÇÃO.
Em nível nacional, DEM, PSDB e PPS vão firmar coligação em torno da candidatura do governador José Serra (PSDB) ao Palácio do Planalto. Em alguns Estados, porém, os partidos de oposição e da base seguem caminhos distintos das alianças federais para conseguir eleger seus candidatos.
No Rio de Janeiro, por exemplo, os partidos de oposição vão apoiar o deputado Fernando Gabeira (PV) para o governo do Estado. O PV é aliado do PT em nível nacional, mas vai se unir a oposição, enquanto os petistas vão apoiar o governador Sérgio Cabral (PMDB) - candidato à reeleição.

OTTO ALENCAR SE FILIA AO PP E SERÁ VICE DE WAGNER...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Otto Alencar pediu afastamento do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) deixando o cargo de conselheiro para ser vice da chapa de Jaques Wagner, nas Eleições 2010. O ex-conselheiro vai se filiar ao PP na quarta-feira (31), às 12h, na sede do diretório estadual do partido. O martelo foi batido em encontro entre o governador e o futuro candidato a vice, que ocupou esta mesma função entre 1999 e 2002 e administrou a Bahia durante os nove últimos meses desta gestão.Segundo Otto Alencar, sua disposição de voltar à política – abrindo mão de mais oito anos ativo como conselheiro do TCM – é resultado pelo seu gosto pela atividade que desempenhou por 18 anos – e por apoiar projetos da gestão do petista, com destaque para as obras estruturantes (Via Expressa, ponte Salvador Itaparica e Ferrovia da Integração Oeste Leste).

MP REAGE E MARCA ATO CONTRA “LEI DA MORDAÇA” NO PRÓXIMO DIA 6

FONTE: ÚLTIMA INSTÂNCIA.

Após aumentarem as chances de aprovação pela Câmara do projeto de Lei 265/2007, do deputado Paulo Maluf (PP-SP), que prevê a criminalização de promotores e procuradores por excesso na proposição de ações, o Ministério Público decidiu reagir. Está marcado para o próximo dia 6 de abril o “Dia Nacional de Alerta contra a Lei Maluf”.
Leia mais: Lei pode punir promotores que tiverem ações julgadas como perseguição política
Organizado pela ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República), o movimento deve reunir em Brasília membros do MP de todo o país, em protesto contra o projeto, também apelidado de “Lei da Mordaça”. O evento acontece às 15h, no auditório da PGR (Procuradoria Geral da República).
Os procuradores acusam Maluf de querer intimidar o MP e legislar em causa própria, já que é alvo de inúmeras ações movidas por promotores e procuradores de São Paulo. Na nota de divulgação do movimento, a ANPR informa que Maluf já foi preso por denúncia de corrupção, processado pelo MP e, agora, entrou no rol dos procurados pela Interpol.

De acordo com o projeto, estarão sujeitos a processo penal os integrantes do parquet que agirem por suposta má fé, com intenção de promoção pessoal ou visando perseguição política. Para o presidente da ANPR, Antonio Carlos Bigonha, a realização de ações conjuntas e de âmbito nacional são essenciais para fortalecer a posição contrária à Lei Maluf, convencendo a opinião pública sobre o prejuízo que pode ser acarretado à sociedade, se o projeto for aprovado. “A proposta inaceitável de fazer calar o Ministério Público tem de ser combatida com rigor", afirma. O ato contará com a presença do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e da vice-procuradora-geral da República, Deborah Duprat, além do presidente da ANPR. Na ocasião, será lido um manifesto que, em seguida, será entregue à Câmara dos Deputados, em mãos, ao presidente Michel Temer (PMDB-SP).