sábado, 15 de janeiro de 2011

CIENTISTAS CONTESTAM IDEIA DE TOMAR MUITO LÍQUIDO PARA COMBATER RESFRIADO...


FONTE: ANAHAD O'CONNOR, DO "THE NEW YORK TIMES" (www1.folha.uol.com.br).
O conselho para vencer um resfriado é consagrado pelo tempo: tomar bastante líquido e descansar.

Embora seja difícil argumentar contra o descanso, alguns cientistas suspeitam que se entupir de líquidos --isto é, além da quantidade normal necessária em um dia-- pode não fazer muito bem.
Em teoria, tomar mais bebidas, como água e suco, ajuda a substituir fluidos perdidos com a febre e evaporação do trato respiratório, além de ajudar a soltar muco.
Porém, quando uma equipe de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, buscaram determinar se esse era de fato o caso, descobriram uma surpreendente escassez de dados na literatura médica.
Para o relatório, publicado no "BMJ" em 2004, "examinamos referências de artigos relevantes e contactamos especialistas no assunto", eles escreveram, mas foram incapazes de encontrar qualquer teste clínico nas últimas quatro décadas que tenha estudado especificamente se o aumento da ingestão de líquidos reduz a gravidade de uma infecção.
Eles encontraram alguma evidência de que, em algumas crianças com pneumonia moderada a grave, o aumento no consumo de líquidos pode contribuir para a hiponatremia, uma deficiência de sódio no sangue.
No entanto, outros cientistas apontaram, em resposta, que essas descobertas não devem ser extrapoladas por qualquer infecção respiratória além da pneumonia.
Por fim, os australianos não argumentaram contra a manutenção de uma hidratação adequada durante um resfriado ou outra infecção respiratória superior, mas disseram que o conselho de beber mais líquidos do que o usual deve ser rigorosamente estudado, pois é muito disseminado.
Conclusão: os estudos não validam o antigo conselho de beber muito mais líquido para ajudar a combater um resfriado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário