terça-feira, 18 de janeiro de 2011

MEC ADIA INÍCIO DAS INSCRIÇÕES DO PROUNI PARA O DIA 21 DE JANEIRO...

FONTE: Da Redação, em São Paulo (educacao.uol.com.br).

O MEC (Ministério da Educação) decidiu adiar em dois dias o início das inscrições do Prouni (Programa Universidade para Todos). Inicialmente previsto para o dia 19, ele foi adiado para o dia 21. Segundo o órgão, a medida é para evitar problemas de acesso tanto na página do Prouni quanto na do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Este último foi prorrogado por decisão judicial.
Veja como ficou o calendário do Prouni.

PRIMEIRA ETAPA.
INSCRIÇÕES:
21 a 25 de janeiro.

PRIMEIRA CHAMADA:
RESULTADO:
Candidatos pré-selecionados.
Comprovação de informações e processo seletivo próprio, 28 de janeiro a 4 de fevereiro.
SEGUNDA CHAMADA.
RESULTADO:
Candidatos pré-selecionados, 11 de fevereiro.
Comprovação de informações e processo seletivo próprio, 11 a 17 de fevereiro.

SEGUNDA ETAPA.

INSCRIÇÕES: 21 a 24 de fevereiro.
PRIMEIRA CHAMADA.
RESULTADO:
Candidatos pré-selecionados, 27 de fevereiro.
Comprovação de informações e processo seletivo próprio, 28 de fevereiro a 4 de março.
SEGUNDA CHAMADA.
RESULTADO: Candidatos pré-selecionados, 13 de março.
Comprovação de informações e processo seletivo próprio, 14 a 17 de março.
As duas etapas são independentes. Se o candidato não conseguiu ser selecionado na primeira, poderá participar da segunda sem restrições -mas terá que fazer uma nova inscrição.
Entretanto, quem foi selecionado na primeira etapa não poderá se inscrever na segunda, a não ser que tenha sido selecionado em um curso que não teve formação de turma. Em cada uma das etapas, o estudante poderá escolher até três opções de curso e instituição.
Para se candidatar, é preciso ter tirado no mínimo 400 pontos na média das cinco notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 e não ter zerado a redação. As inscrições serão feitas pelo site do programa.
COMO É.
As bolsas concedidas podem ser integrais (100% da mensalidade) ou parciais de 50% ou 25%. São elegíveis para as bolsas totais, os "brasileiros não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de até um salário-mínimo e meio", segundo a portaria publicada.
No caso do abatimento parcial das mensalidades de 50% e de 25% , podem se inscrever "brasileiros não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de até três salários-mínimos".
REQUISITOS PARA O PROUNI.
Para se inscrever no programa de concessão de bolsas, os candidatos devem ter realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), não ter nenhum diploma de curso superior e, ainda, atender a um dos critérios:
· tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
· tenham cursado o ensino médio completo em instituiçãoprivada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
· tenham cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada;
· sejam portadores de deficiência;
· sejam professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro depessoal permanente da instituição pública
O QUE É PROUNI.
O Prouni foi criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005. Segundo o MEC, ele tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes do ensino superior em instituições privadas.
As instituições que aderem ao programa recebem isenção de tributos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário