terça-feira, 17 de maio de 2011

CONCURSOS PÚBLICOS À VISTA!...

FONTE: Thiago Pereira, TRIBUNA DA BAHIA.


Formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), Alan Botelho não pensou duas vezes antes de se afastar de uma carreira na área de comunicação para tentar a vida como servidor público. Em pouco mais de um ano, participou de oito concursos.

O último foi o dos Correios, realizado no domingo passado e que contou com 1.120.393 inscritos, média de 121 concorrentes para cada uma das 9.190 vagas de nível médio e superior.

Somente na Bahia, foram quase 100 mil pessoas na disputa por pouco mais de 300 vagas. Uma equação assustadora que comprova o número cada vez maior de interessados na estabilidade oferecida pela carreira pública.

“Fiz concursos para trabalhar na UFBa, na Caixa Econômica, no Banco do Brasil, no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e agora nos Correios. Escolhi a vida pública porque ela oferece segurança e muitos benefícios.

Não descartei voltar ao jornalismo, mas nesse momento o mercado de comunicação não me parece atraente. Hoje, acho os concursos públicos a melhor opção”, disse Botelho, que atualmente é concursado da Caixa.

Segundo Jossílvio Pena, professor de matemática e proprietário do Curso Opção, esse é o caminho natural não só para quem conclui o nível superior, mas também para quem possui nível médio e já está empregado. “No comércio, se enfrenta o risco do desemprego que não existe na carreira pública. Por isso ela é cada vez mais procurada pela classe C.

O salário mais baixo oferecido no concurso dos Correios é de R$ 807,29 mais um vale alimentação de R$600 e benefícios como um plano de saúde que engloba toda a família. Qual o funcionário de loja que tem isso hoje? Por essa razão a vida pública é cada vez mais procurada”, afirmou.

Conforme Pena, além de salário, benefícios e estabilidade, a carreira pública proporciona a possibilidade de crescimento educacional e profissional, o que a torna ainda mais atrativa. “Quem trabalha na Guarda Municipal tem grandes descontos nas universidades particulares de Salvador.

Muita gente faz o concurso só por causa disso. Quem passa na seleção, geralmente trabalha durante um tempo, faz uma faculdade e migra para outra área. Por isso é que vão abrir um concurso para 1200 novos guardas. Quem trabalhava lá saiu porque passou em outros concursos ou porque achou oportunidade melhor em outra profissão.

Acho que nos Correios vai ser a mesma coisa. Uma espécie de trampolim para quem quer participar de seleções públicas com salários melhores” pontuou o professor.

Outra questão que torna o serviço público encantador para boa parte da população brasileira é que muitos editais não exigem experiência anterior, assim como aceitam candidatos de idade avançada e não diferenciam os concorrentes por sexo.

Eventualmente, alguns concursos exigem a realização de provas de habilidades específicas ou testes físicos. No entanto, mesmo essas seleções possuem grande procura, principalmente por jovens que nunca trabalharam e por pessoas mais velhas que já não encontram espaço no mercado de trabalho.

DICAS.
De acordo com Pena, um dos melhores conselhos que podem ser dados para quem planeja fazer concurso público é focar em uma só área.

“Não adianta estudar direito constitucional, matemática financeira e vários outros assuntos para sair fazendo todos os concursos que aparecerem pela frente. Sempre recomendo aos meus alunos a, primeiro, estudar muito português e matemática, porque é fundamental em qualquer prova.


Depois, eles devem escolher no que querem trabalhar para montar um plano de estudos. Se especializar.

Não adianta o cara devorar livros sobre conhecimentos bancários e fazer provas para o Tribunal Regional Eleitoral. Vai ser um desperdício de dinheiro e tempo.

É como eu digo, não há como ser um bom goleiro quando se treina para jogar como zagueiro ou atacante”. Outra dica é começar a preparação antes mesmo do anúncio do concurso.

“Não é bom que o candidato deixe para estudar quando lançam o edital. O tempo é muito curto. Ele deve sempre se preparar antecipadamente”, pontuou Jossílvio Pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário