quarta-feira, 11 de maio de 2011

HGPV REDUZ TAXA DE MORTALIDADE NEONATAL EM 18%...

FONTE: hgpvjequie@gmail.com

O Hospital Geral Prado Valadares – HGPV em Jequié demonstrou um grande salto de qualidade na assistência ao parto e nascimento no decorrer dos últimos 4 anos. De 2009 para 2010 a redução da mortalidade neonatal no HGPV caiu de 23,1 para 18,9 por mil nascidos vivo, e pontuou uma redução da taxa em 18,2%.


O diretor do HGPV, Gilmar Vasconcelos, avalia este resultado de forma muito positiva, ao tempo em que parabeniza a equipe da maternidade do Prado Valadares pelo desempenho e dedicação na melhoria da qualidade da assistência.


“Esta redução supera em mais de três vezes a meta anual proposta pelo Ministério da Saúde no Pacto Pela Redução da Mortalidade Infantil, que é de 5%, e está diretamente relacionada à melhoria da estrutura física, de equipamentos e ampliação do quadro de profissionais de saúde com atividades de educação permanente, proporcionado pelo governo da Bahia e pela SESAB”, conclui.


De acordo com a enfermeira Meirinha Alves, coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia – NHE do HGPV, a mortalidade neonatal é um importante indicador para medir a qualidade e o acesso da mulher e da criança aos serviços de saúde durante a gestação, parto e puerpério.


“Além desses fatores, a mortalidade neonatal também está associada à educação, ao padrão de renda familiar, à oferta de água tratada e esgotamento sanitário, ao grau de informação das mães, bem como a faixa etária na gestação”, explicou a coordenadora do NHE.


Todos os óbitos perinatais, infantis e maternos ocorridos no HGPV são notificados e investigados pelo NHE, de forma oportuna, nas primeiras 12 horas.


O Hospital Prado Valadares faz parte da rede nacional de hospitais de referência em Vigilância Epidemiológica no âmbito hospitalar, seu credenciamento foi publicado no Diário Oficial da União através da portaria 2.332, de 06 de outubro de 2009.

OBS.: MATÉRIA E FOTO ENCAMINHADAS POR E-MAIL PELO SENHOR GILMAR VASCONCELOS, DIRETOR DO HOSPITAL PRADO VALADARES A QUEM AGRADEÇO A GENTILEZA E COLABORAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário