quarta-feira, 18 de maio de 2011

REUNIÃO DECIDE DESTINO DE CARGA RADIOATIVA EM CAETITÉ...


FONTE: CORREIO DA BAHIA.

Na reunião está sendo discutido a legalidade do material e como será feito o descarte com segurança.
Uma reunião entre representantes do Ministério Público, da Igreja Católica, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e moradores da região do sudoeste baiano, deve decidir nesta quarta-feira (18), o destino do material radioativo que está em carretas no município de Guanambi, a 796 km de Salvador.


Na reunião está sendo discutida a legalidade do material e como será feito o descarte com segurança. Segundo a Indústrias Nucleares do Brasil (INB), o produto transportado – Yelow Cake – já é produzido na região e não oferece riscos à população.


MOBILIZAÇÃO.

Uma mobilização com cerca de 2 mil pessoas impediu a chegada de uma carga, que segundo manifestantes era radioativa, na cidade de Caetité. A população aguardou a chegada do material entre as 17h de domingo(15) e as 2h da madrugada da última segunda-feira (16).


Os manifestantes impediram que nove carretas que transportavam o material de São Paulo para a unidade do município fossem entregues.


De acordo com a INB, as carretas transportam concentrado de urânio, de propriedade da Marinha brasileira, com objetivo de criar um novo reservatório e retomar a capacidade de produção máxima.


Os veículos continuam estacionados no pátio do posto da Polícia Militar de Guanambi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário