quinta-feira, 15 de setembro de 2011

DOENÇAS NÃO TRANSMISSÍVEIS SÃO PRINCIPAL CAUSA DE MORTE NO MUNDO...

FONTE: DA FRANCE PRESSE (www1.folha.uol.com.br).


As doenças não transmissíveis respondem por quase dois terços de mortes ocorridas no mundo, destaca um relatório publicado na quarta-feira (14) pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

"As enfermidades não transmissíveis são a principal causa de morte no mundo", declarou Douglas Bettcher, um dos responsáveis da OMS na luta contra o fumo, ao apresentar o relatório à imprensa.

Segundo o documento, as doenças causam 36 milhões de mortes a cada ano, o que equivale a 63% do total de óbitos em todo o mundo.

Dos 36 milhões de mortes causadas anualmente, nove milhões correspondem a pessoas com menos de 60 anos.

Entre as doenças não transmissíveis, as cardiovasculares são as mais perigosas, já que respondem por 48% dos óbitos, contra 21% para os vários tipos de câncer, 12% para enfermidades respiratórias e 3% para diabetes.

Os principais fatores que favorecem as doenças são bebidas alcoólicas, vida sedentária, má alimentação e cigarro, destacou Bettcher.

O relatório destaca que os problemas estão aumentando nos países pobres, onde o número de mortes cresceu com força.

A OMS destaca ainda que as crianças com menos recursos seguem como os principais consumidores de alimentos e bebidas açucaradas, que fazem mal à saúde.

O documento também diz que um crescimento de 10% das enfermidades em um país representa uma redução de 0,5% no seu PIB (Produto Interno Bruto).

Segundo a OMS, as mulheres japonesas são o grupo menos propenso às doenças não transmissíveis, com taxa de mortalidade anual de 178 por 100 mil indivíduos.

Entre os homens, a mais baixa taxa de mortalidade foi verificada no pequeno Estado de San Marino, com 308 óbitos por 100 mil indivíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário