domingo, 11 de setembro de 2011

GOVERNO GARANTE PREÇO DO BOTIJÃO...


FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.


Consumidores que usam botijão de gás (GLP) poderão ganhar um presentão de fim de ano, uma vez que há expectativa de o governo não reajustar o preço do produto até dezembro. A estimativa está prevista na ata do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, divulgada sexta feira (09).


No Município do Rio, o preço médio do botijão de 13 quilos é R$ 36,46, segundo pesquisa da Agência Nacional de Petróleo (ANP) feita de 28 de agosto a 3 de setembro. A direção do BC espera ainda queda no preço da gasolina para os próximos meses.


A previsão do Copom manteve a projeção de 4% para o reajuste no preço da gasolina em 2011. Segundo a ata da última reunião do comitê, que ocorreu no dia 31 de agosto, a estimativa ficou abaixo da “elevação de 6,3% ocorrida até julho” no preço da gasolina.


Na reunião, o Copom reduziu a Selic — juro básico da economia — em meio ponto percentual. A taxa caiu de 12,5% para 12% ao ano. Para as tarifas de telefonia fixa e de eletricidade, a expectativa é de reajuste de 0,9% e 4,1%, respectivamente.


De acordo com o BC, a estimativa de aumento para os preços administrados por contrato e monitorados em 2011 é de 5%, ante os 4,9% considerados na reunião de julho.


Esse conjunto de preços, de acordo com os dados publicados pelo IBGE, correspondeu a 29% do total do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de julho, que ficou em 0,16%. Para 2012, a projeção para os preços administrados foi mantida em 4,4%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário