sexta-feira, 9 de setembro de 2011

ISRAELENSES CRIAM DETECTOR DE DROGA ‘BOA NOITE CINDERELA’...

FONTE: DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).


Químicos da Universidade Tel Aviv, em Israel, patentearam um dispositivo capaz de detectar até pequenas concentrações da droga conhecida como "boa noite cinderela" ou "do estupro" em bebidas.

Segundo o Departamento de Justiça dos EUA, em 2007, cerca de 200 mil americanas se queixaram oficialmente de terem sido agredidas sexualmente depois de ingerirem, sem saber, substâncias sedativas ou amnésicas durante festas.

Este é um fenômeno crescente no mundo todo, e especialistas acreditam que o número atual de incidentes seja mais que o dobro do registrado em 2007 só nos EUA.

As substâncias mais usadas são o ácido gama-hidroxibutírico (GHB, na sigla em inglês) e a cetamina. Potentes, incolores, insípidas e inodoras, elas são perigosas e de difícil identificação.

Na bebida, alteram o nível de consciência da vítima, deixando-a vulnerável para ser roubada ou violentada.

"CAMUFLADO".
A nova esperança de combate vem de Fernando Patolsky e Michael Ioffe, ambos da Escola de Química da Universidade de Tel Aviv.

Eles criaram um sensor de alta precisão que emite um sinal visual ao detectar a presença das drogas de estupro mais comuns.

Os dois já trabalham para miniaturizar a invenção para a produção em massa. Patolsky acredita que o aparelho custará menos que um drinque e, além de ser reutilizável, pode ficar o tempo todo dentro da bebida. "Ele se passaria por um misturador de drinques", exemplifica Ioffe.

Na fase de testes, bartenders preparam aleatoriamente vários drinques, com 50 deles contendo drogas. O detector identificou imediatamente essas 50 bebidas "batizadas".

De acordo com Patolsky, o objetivo é fabricar em massa um dispositivo do tamanho da cabeça de um alfinete, para que os clientes de clubes possam verificar as suas bebidas sem que ninguém perceba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário