quinta-feira, 8 de setembro de 2011

LABORATÓRIO DO HGPV DE CONTROLE EXTERNO DE QUALIDADE...

FONTE: HGPV (hgpvjequie@gmail.com).


Pela primeira vez o laboratório de análises clínicas do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV) em Jequié participa de um programa de controle externo de qualidade, com vistas à obtenção do Certificado de Proficiência emitido por provedor de ensaios habilitado pela ANVISA/REBLAS (órgão do Ministério da Saúde).

O coordenador do Laboratório do HGPV, Orlando Junior, disse que o HGPV contratou através de licitação pública o provedor de ensaios de proficiência Control-Lab que atua há 34 anos nesta área em parceria com a SBPC - Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, a FioCruz - Fundação Oswaldo Cruz e SBM - Sociedade Brasileira de Microbiologia e com reconhecimento de competência técnica por meio dos selos ANVISA/REBLAS, RBC/Inmetro, ISO9001 e College of American Pathologists.

Ainda de acordo como coordenador do laboratório do HGPV, este provedor de ensaios atua nas seguintes áreas: Bacteriologia, Banco de Leite, Bioquímica, Eletroforese das Proteínas, Enzimologia, Hematologia, Hematologia Automação, Hemocultura (Hemoterapia), Hemoglobina Glicada, Hemocomponentes (Hemoterapia), Líquor, Líquor II, Espectrofotômetros, Imunoproteinas, Parasitologia, Urinálise EAS, Urinálise Dosagem, Micologia, Marcador Cardíaco, Coagulação, Biologia Molecular, Citometria de Fluxo, Hormônios, Drogas Terapêuticas, Gasometria, Hema-Hemo, Sorologia, Imunohematologia, Perfil Lipídico, Reticulócitos, Sangue Oculto, Suor, Rotavírus e Tinta da China.


O Laboratório do HGPV realiza o controle para o incremento de confiabilidade das análises, o que é requisito mínimo para o funcionamento de laboratórios segundo as Boas Práticas de Laboratórios Clínicos, exigido pela Resolução MS/RDC nº 302/2005 e 153/2004 respectivamente para Laboratórios Clínicos e que atende a hemoterapia respectivamente.


O Ensaio de Proficiência é uma ferramenta eficaz para determinar o desempenho da fase analítica do laboratório. Aliado ao controle interno e a uma gestão comprometida com a qualidade, promove um profundo conhecimento dos processos de análise e garante a confiabilidade dos seus resultados.


Também conhecido como controle externo, esta é uma sistemática contínua e periódica, constituída por avaliações de resultados obtidos pelo laboratório na análise de materiais desconhecidos que simulam pacientes. Tais avaliações resultam de estudos estatísticos e análises de um grupo assessor do Control-Lab, que apontam erros e possíveis causas, acertos e considerações sobre o desempenho global do laboratório. São disponibilizados relatórios para o laboratório verificar seu desempenho, identificar melhorias relacionadas a sistemática de ensaio, equipamentos e corpo técnico.


“Além de avaliar a qualidade técnica, o ensaio de proficiência é requisito de processo de acreditação e representa diferencial da gestão do hospital”, refere o diretor geral do HGPV, Gilmar Vasconcelos.


OBS.: MATÉRIA E FOTO ENCAMINHADAS POR E-MAIL PELO SENHOR GILMAR VASCONCELOS, DIRETOR DO HOSPITAL PRADO VALADARES, JEQUIÉ – BAHIA – BRASIL, A QUEM AGRADEÇO A GENTILEZA E COLABORAÇÃO COM ESTE ESPAÇO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário