quarta-feira, 7 de setembro de 2011

PROTESTE DETECTA CONTAMINAÇÃO POR AGROTÓXICO EM VERDURA ORGÂNICA...

FONTE: DO VALOR ONLINE (www1.folha.uol.com.br).


A ProTeste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) detectou, mais uma vez, resíduos de agrotóxicos ilegais ou acima do nível permitido por lei em frutas e verduras vendidas pelo varejo.

Foram analisadas nove amostras de pimentão, duas de pimentão orgânico, oito de uva, oito de couve, duas de couve orgânica, nove de alface e duas de alface orgânica em supermercados variados da cidade de São Paulo, para verificar a presença de resíduos de pesticidas nos alimentos.

No total foram verificados 294 diferentes tipos da substância.

O resultado revelou que 40% das amostras estavam contaminadas com algum tipo de agrotóxico. Das 34 não orgânicas, 15 continham resíduos e, das seis orgânicas, apenas uma continha rastros da substância.

Diferente do teste similar realizado em 2008 também pela ProTeste, esse ano não foram encontrados vestígios de DDT, BHC e nenhuma das outras substâncias cancerígenas proibidas pela legislação brasileira.

O que chamou a atenção, no entanto, foi a couve orgânica da marca Taeq, vendida na loja do Pão de Açúcar da Vila Mariana, em São Paulo, onde detectou-se o produto Ditiocarbamatos acima do limite permitido (86,8 mg/kg).

"Por ser cultivado de maneira distinta e dispensar o uso de adubos químicos ou agrotóxicos, é preocupante que tenha sido encontrado resquícios de pesticida em uma amostra de alimento orgânico", afirmou a entidade.

Segundo Manuela Dias, técnica e nutricionista da ProTeste, a contaminação da couve orgânica pode ter sido pontual. Isso porque a entidade refez o teste com duas outras amostras de couve orgânica Taeq, e não foram encontrados resíduos químicos.

"O spray pode ser carregado pelo vento", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário