domingo, 11 de março de 2012

BOLSA PESADA PODE CUASAR DOENÇAS...


FONTE: Noemi Flores REPóRTER, TRIBUNA DA BAHIA.


Acessório bonito, pode ser colorido ou de tonalidade discreta, que muitas vezes combina com as vestes ou o sapato do dia. Figura como mais um toque de elegância do dia a dia da mulher e uma necessidade fundamental: a bolsa. É nela que estão todas as necessidades da dona: maquiagem, carteira, pente, escova de dente e de cabelo, pasta, desodorante, cremes, agenda, remédios, papéis, lanterna, sombrinha, lanches, livro, revista, jornal, lanches etc, e com isto se torna pesada.

O que leva ortopedistas a alertar para o perigo de doenças que podem surgir devido a este hábito cotidiano, como explica o médico Paulo Colavolpe, da Cot, “o problema da bolsa pesada não fica limitado apenas à coluna, mas aos joelhos e tornozelos, porque não se pode carregar peso por muito tempo, principalmente de um lado só, por causa do equilíbrio”, alertou.

O ortopedista explicou que a mulher que costuma carregar a bolsa muito pesada sofre um desequilíbrio porque põe o peso só de um lado, o que pode provocar uma patologia chamada de escoliose que vem a ser um desvio da coluna vertebral para a esquerda ou direita, resultando em um formato de “S” ou “C, além de tensões musculares, dores nos joelhos e nos tendões .

Por outro lado se tiver uma patologia associada a problemas musculares, alerta o médico, exemplo bico de papagaio, aumenta a probabilidade de desenvolver algo mais grave. “ O ideal é que a pessoa utilize menos peso ou de uma forma equilibrada”, aconselha o especialista, indicando como solução “o uso da mochila com pouco peso, de forma que o organismo tolere”, explicou.

Colavolpe cita o carro que tem que possuir um limite de carga, por isto reafirma a necessidade de haver o equilíbrio do peso para o bom funcionamento muscular. Em relação às mulheres que se queixam de dores contínuas ou de deformidade muscular que foge um pouco da normalidade, a exemplo de um ombro mais para dentro, orienta que se dirijam a um especialista de coluna.

Porém o ortopedista destaca que nem sempre estas dores ocorrem por conta do excesso de pesos, podem também estar associadas ao sedentarismo . “Tanto pode ser por excesso como de falta de atividade, pois em pessoas sedentárias podem aparecer dor”, concluiu.

LEVE APENAS O ESSENCIAL.

Para a bióloga Jane Medeiros “muitas vezes usamos muitas bugigangas sem utilidade que só faz aumentar o peso da bolsa. No meu tempo de estudante levava tudo na bolsa porque saía do trabalho e ia para a faculdade, tive problemas sérios de coluna.

Hoje em dia só uso o essencial como: porta absorventes, fio dental, pasta e escova de dentes, batom, a carteira com documentos e dinheiro ,pente, lenço de papel, celular (dois chips), sombrinha e óculos de sol”, revelou.

Já a professora Marília Santana leva de tudo na bolsa e confessa que reveza o lado de carregar e sempre usa um modelo que pode utilizar as mãos,tipo sacola. “Saio de manhã cedo, estou de dieta, então tenho que levar o lanche das 10 horas e o almoço, acompanhado de carnes brancas, pouco sal, saladas, além do essencial que uma mulher deve ter na bolsa. Ainda coloco muitos papéis, já que leciono, e às vezes até livro e revistas”, confessou.

Ela conta que nunca teve problema de coluna porque sempre procurou contrabalançar o peso. “Não uso tipo tiracolo a bolsa, carrego como se fosse uma sacola para aliviar os ombros, desta forma mudo de mãos todo o momento que um lado estiver desconfortável”, assegurou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário