sexta-feira, 9 de março de 2012

TEMPO DE VIDA PODE AUMENTAR CHANCES DE CÂNCER...


FONTE: Leidiane Brandão REPÓRTER, TRIBUNA DA BAHIA.

Exposição solar, intoxicações por plantas, produtos químicos, excesso de hormônios, RX, imunodeficiências e traumatismo são os principais fatores para o aparecimento do câncer em animais. Casos da doença são cada vez mais comuns entre os bichos de estimação, de acordo com especialistas.

Segundo dados da Associação Europeia de Oncologia Veterinária (Esvonc), cerca de metade dos cães e gatos com mais de 10 anos morrem por câncer em todo o mundo. Entre as patologias mais frequentes estão: o câncer de mama, carcinoma epidermoide, fibrossarcoma, osteossarcomas, linfomas e o tumor venéreo.

Pesquisa realizada pelo Hospital Veterinário da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), apontou que o número de casos de câncer em animais domésticos cresceu quatro vezes em 11 anos. Em 2000 foram registrados 293 casos, sendo que em 2011 o número aumentou para 1.115. Uma das explicações seria o aumento no tempo de vida dos bichos, que recebem mais cuidados.

De acordo com a veterinária que realiza estudo de mastocitoma no Hospital Veterinário da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Maria Zoraide de Oliveira, o número de animais com câncer no Brasil vem aumentando a cada ano. Segundo a especialista, nos últimos anos os animais estão vivendo mais porque seus donos têm cuidado melhor dos bichos. Em contra partida, a veterinária afirma que essa longevidade aumenta as chances do aparecimento do câncer nos animais.

Em relação a ração consumida por cães e gatos, a veterinária informou que continua sendo o melhor alimento para o animal. Segundo ela, os flavorizantes e antioxidantes e outras substâncias conservantes existentes em alguns tipos de rações podem ser tóxicas e levar ao surgimento do câncer. “O homem tratando os seus animais com carinho e cuidado, eles vão viver muito mais. Quanto mais cuidá-los melhor vai ser a qualidade de vida deles”, ressaltou.

A especialista informou que os principais sintomas do câncer nos animais são: falta de apetite, anemia, abdômen distendido, gânglios aumentados, inchaços no corpo, feridas de difícil cicatrização na pele, dificuldade de locomoção, indigestão ou dificuldade para engolir, diminuição do peso, sangramentos incomuns e dificuldade de urinar. Os especialistas alertam caso o animal apresente alguns destes sintomas, os donos devem procurar um médico veterinário. Assim como em humanos, quanto mais cedo se diagnosticado o câncer, maiores as chances de cura.

Há 18 anos trabalhando com animais, especialmente gatos e cachorros, a veterinária e dona da clínica Veterinária situada no bairro de Nordeste de Amaralina, Indira Pergentino Costa, informou que dos 300 animais atendidos em sua clínica por mês, mais de 20% são diagnosticados com a doença. Ainda de acordo com a veterinária, o câncer mais comum entre os cães e gatos que chegam a sua clínica são os de pele, mama, boca e testículos.

Indira acredita que os equipamentos de última geração, como aparelho de ultrassonografia e raio X digital, tem ajudado muito a diagnosticar precocemente a doença nos animais. “Hoje os animais têm acesso a coisas que não tinham antes. A melhor forma de evitar que o animal morra ou a doença avance é levar os bichos a uma clínica veterinária, pelo menos uma vez ao ano. Infelizmente, muitas vezes os donos levam o animal a um veterinário quando a doença já está em estado avançado”, ressaltou Costa.

Câncer é o crescimento desordenado das células que invadem os tecidos. As causas são multifatorial, genético e epigenéticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário