terça-feira, 8 de maio de 2012

QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS APARELHOS?...


FONTE: Sergio Toniello Filho REPÓRTER, TRIBUNA DA BAHIA.

Notebooks, netbooks, smartphones e tablets. Todos esses aparelhos eletrônicos, mais conhecidos como Gadget (geringonça, dispositivo), podem ser um bicho de sete cabeças para muitas pessoas. Até o público especializado às vezes fica confuso com tanto aparelho diferente. Porém, apesar da grande quantidade de novos aparelhos que surgem no mercado, as definições não são tão complexas como parecem ser.

De acordo com especialistas do mundo digital, a praticidade tem sido a palavra-chave dos aparelhos modernos. Segundo eles, o notebook, que é uma espécie mais antiga de computador portátil, perdeu espaço no mercado, pois deixou de ser prático. Em seu lugar, surgiram os netbooks, que possuem praticamente as mesmas funções dos Notebooks, porém são menores.

Os netbooks são aparelhos para quem não precisa de uma super máquina. É para ser utilizado em tarefas simples, como acesso à internet e a realização de trabalhos ou projetos por meio de programas como Word, Power Point, Excel, etc.
“Não utilizo mais o computador que fica no meu quarto. Descartei totalmente. Como estou sempre viajando, preferi comprar um netbook por ser bem mais prático de se levar em uma mochila. Claro que hoje em dia existem aparelhos mais práticos do que o netbook, mas acredito que ele seja o único que se assemelha a um computador.”, explicou o empresário Lucas Nunes, que optou por trocar um computador normal pelo netbook.

Lançados no mercado quase que diariamente, os smartphones, celulares que mais parecem um computador, além de oferecerem funções básicas de um celular, de enviar e receber ligações, também possuem acesso à internet, podendo receber e enviar e-mails, manipular arquivos e dados.

Com eles é possível fazer filmes e fotos, e postar instantaneamente em redes sociais, através de câmeras com alta definição. Atualmente, há smartphones com até 32 gigas de memória, podendo armazenar várias horas de filmes. Um dos exemplos de smartphones mais conhecidos é o Iphone, desenvolvido pela empresa Apple.

Também em meio a essa nova febre entre os amantes de tecnologia, os tablets são um dos aparelhos que mais têm feito sucesso e superado as expectativas de vendas. Eles são um computador em forma de prancheta eletrônica, sem teclado e com tela sensível ao toque (touchscreen).

O principal foco dos tablets está no acesso à internet. Navegação na web, e-mail e leitura e edição de documentos simples são algumas das atividades que podem ser feitas com eles. Além disso, é possível assistir a vídeos, ver e tirar fotos e ouvir músicas. O Ipad é um dos tablets mais vendidos em todo o planeta.

Entre o smartphone e o tablet, a diferença não é grande, já o netbook possui algumas vantagens, porém perde na mobilidade. A principal questão a ser avaliada pelo comprador é a necessidade do uso. Se a pessoa precisar apenas ver e-mails e se atualizar com notícias, o smartphone é o mais aconselhável.

Fazer apresentações em slides de trabalhos de faculdade, o mais recomendado é o netbook. Entretanto, os tablets podem ser um bom pedido para quem gosta de leitura, porque é possível fazer downloads de livros em forma digital.

VÁRIOS TIPOS DE TVs.
Umas das grandes novidades no mundo tecnológico são as TVs em alta definição. Porém, muitas pessoas ficam em dúvida em qual televisor comprar quando se deparam com quatro diferenças técnicas: TVs de Plasma, LCD, LED e 3D.

A mais vendida no mercado é a TV LCD, ou Display de Cristal Líquido, em português. Ela consome menos energia e ainda possui tela mais brilhante.

É recomendada para ambientes mais claros. Entre as suas principais características estão a leveza, a portabilidade e a capacidade de ser produzida em quantidades muito maiores do que os tubos de raios catódicos (CRT), utilizados em TVs comuns e que trabalham com alta voltagem, causando maior gasto de energia.

Já na TV de Plasma o brilho é menor, entretanto o contraste é melhor que o LCD. Uma das desvantagens, é que alguns modelos podem apresentar manchas no plasma com o passar dos anos, sobretudo quando causado por imagens estáticas, como de jogos de videogame; A tecnologia é usada em modelos superiores a 50 polegadas.

Tendo como principal característica a sua fina espessura, a TV de LED (Diodo Emissor de Luz, em português) mistura o melhor do LCD e do Plasma. A tecnologia LED é responsável por contraste de cor bem maior que o Plasma e brilho maior que o LCD.

Sonho de consumo do momento, as TVs com tecnologia 3D criam a ilusão de que a pessoa está vendo a imagem cada vez mais perto, em outra dimensão. Porém, para se ter essa sensação, é necessário fazer uso de um óculos especial. A novidade que promete a agitar o mercado de TVs nos próximos anos é a de que o uso dos óculos será dispensado, segundo as grandes empresas do ramo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário