segunda-feira, 10 de setembro de 2012

DEZ DICAS PARA QUEM ACABOU DE TER UM BEBÊ...


FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

                     

Para prevenir e amenizar dores musculares nas costas, câimbras e má-circulação nas pernas e nas articulações, a fisioterapeuta Vanessa Marques ensina algumas dicas simples, que podem ser adotadas no dia a dia.
1 Respire de forma correta.

Esse ato é simples, porém de grande importância para o relaxamento mental e físico. Com toda a mudança de rotina, as mamães no pós-parto muitas vezes não conseguem diminuir o ritmo.

Quando estiver confortável, em um ambiente tranqüilo, faça o seguinte: feche os olhos, inspire pelo nariz (puxe o ar) e expire pela boca (solte o ar) lentamente. Na expiração, libere todo o cansaço e se sentirá mais leve depois.

Pode repetir quantas vezes achar necessário e se sentir relaxada. Cuidado para não puxar o ar com muita força e sentir tontura.

2 Descanse no intervalo das mamadas.

É importantíssimo que a mãe esteja descansada e relaxada para que a amamentação seja bem sucedida.

O cansaço e o stress da mãe podem diminuir a produção de leite. Aproveite quando seu bebê dormir para descansar, nem que seja meia horinha.

3 Cuidado com a postura.

Não tem corpo que agüente por muito tempo a má postura durante a realização de atividades como amamentar, dar banho ou segurar o bebê.

Durante a amamentação lembre-se de se sentar-se um uma posição correta e confortável.

Quando estiver sentada, mantenha os pés apoiados no chão e lembre-se de dar apoio aos seus braços, com almofada de amamentação ou até podendo improvisar com um travesseiro ou rolinho de toalha.

Mantenha os ombros relaxados para não sobrecarregar a cervical.

Caso prefira amamentar fora da cadeira, lembre-se de apoiar corretamente a coluna e os braços para que fiquem confortáveis.

Ao trocar a fralda do bebê ou dar banho dê uma atenção especial a sua postura. Não mantenha por muito tempo a sua coluna curvada à frente.

4 Alongue-se.

Medidas simples que farão toda a diferença na sua qualidade de vida. Cuidar de um bebê pode acarretar em dores ou adquirir alguma tendinite, então, nada melhor do que prevenção.

Três alongamentos que podem ser feitos antes ou depois de amamentar. São simples e não gastam muito tempo. Os alongamentos podem ser feitos na posição sentada com os pés e coluna apoiadas ou em pé com semiflexão dos joelhos:

a) Relaxe os ombros e suba-os lentamente associando com a respiração (puxando o ar). Quando soltar os ombros solte também o ar esvaziando os pulmões. Repita de três a cinco vezes.

b) Tracione a cabeça para baixo com a ajuda das mãos na nuca. Mantenha por 10 segundos e repita o movimento duas vezes.

c) Tracione a cervical com cuidado para o lado direito e mantenha 15 segundos, depois repita o mesmo movimento para o lado esquerdo. Repetir de duas a três vezes.

Estes alongamentos deixarão a região cervical mais leve e relaxada.

5 Não fique muito tempo na mesma posição.

O momento da amamentação é uma boa hora para ativar o sistema linfático. Faça movimentos circulares com os pés cinco vezes para o lado direito e cinco vezes para o lado esquerdo.

Caso tenha algum apoio para os pés também irá facilitar o movimento e a circulação.

6 Atenção ao assoalho pélvico.

Independente do tipo de parto, a musculatura desta região deve ser trabalhada. Assim que seu médico liberar o ideal é passar em uma consulta com fisioterapeuta especializado nesta área para uma avaliação completa. Alguns serviços públicos e privados já possuem este tipo de atendimento.

7 Alimente-se bem no período pós-parto.

Assim como a gestação, essa etapa requer cuidados especiais com a saúde. Ingerir alimentos nutritivos de três em três horas.

8 Hidrate-se.

A ingestão diária de muita água e fundamental para a mamãe.

9 Assim que seu médico liberar, retorne as suas atividades físicas.

Além de socialização com outras pessoas fora do ambiente da sua casa, estará principalmente se dedicando à saúde e bem-estar.

10 Delegue tarefas.

Isso facilitará sua rotina e não a deixará sobrecarregada. Enfim, curta este momento que é mágico na vida de qualquer mulher, sabendo que erros e acertos são comuns nesta fase e é neles que aprenderemos a grande dádiva da maternidade.

Vanessa Marques é fisioterapeuta especialista em Obstetrícia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Fisioterapia hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Ela é fisioterapeuta responsável pelo ambulatório de fisioterapia em gestação múltipla da Unifesp, mãe da Beatriz (de 3 anos) e da Lavínia (de 12 anos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário