domingo, 9 de setembro de 2012

TÉCNICAS DE RESPIRAÇÃO E MEDITAÇÃO AJUDAM A RSGATAR VALORES HUMANOS, DIZ LÍDER ESPIRITUAL INDIANO...


FONTE: Ana Sachs, Do UOL, em São Paulo (noticias.uol.com.br).

Em sua passagem pelo Brasil, de 30 de agosto a 3 de setembro, para uma série de palestras, meditações e encontros com autoridades, o líder humanitário e espiritual Sri Sri Ravi Shankar, o 5° homem mais influente da Índia, segundo a revista Forbes, conversou com exclusividade com o UOL. Shankar se tornou mundialmente conhecido por defender a respiração como forma de atingir a paz, a serenidade e o bem-estar.

No bate-papo, que aconteceu em um hotel em São Paulo, o líder falou um pouco sobre as pressões da vida moderna e sobre seus projetos na Fundação Internacional Arte de Viver, criada por ele há 30 anos e que hoje é reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e atua como consultora do Conselho Econômico e Social das ONU (Organizações das Nações Unidas).

A organização não governamental está presente em 160 países, incluindo o Brasil, e oferece cursos e workshops com duração de quatro dias para ensinar a técnica de respiração Sudarshan Kriya, desenvolvida pelo humanista indiano. Segundo estudos realizados na Índia e na Suécia, a técnica reduz os níveis de cortisol (hormônio do estresse), oferece até 70% de eficácia no controle da ansiedade e da depressão e ajuda a restabelecer os padrões normais de sono.

No último fim de semana, o líder humanitário participou dos eventos Medita SP e Medita Rio - Juntos pela Paz, meditações coletivas e abertas ao público, que levaram anônimos e famosos, como a atriz Juliana Paes, às lágrimas nas duas cidades. "A Arte de Viver me mostrou o caminho para a felicidade. Ensinou-me lições preciosas e simples e, sobre todas, aprendi que as rédeas da vida estão em minhas mãos. Esse poder é divino assim como nós o somos", teria dito a atriz.

UOL - Em seu encontro com o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, na semana passada, o senhor propôs um projeto para escolas capaz de fornecer a alunos, pais e educadores ferramentas para lidar com o estresse e as emoções negativas. Como seria esse projeto?

Sri Sri Ravi Shankar - A gente já vem fazendo esse projeto ao redor do mundo, na Índia, nos Estados Unidos e na Rússia, e ele tem rendido muitos frutos no combate ao estresse e traz mais harmonia para os estudantes. Ele ajuda os estudantes a combater o estresse e a pressão que eles vivem. Eles sofrem muita pressão dos amigos, dos pais, pressão para ter uma performance melhor. E essas técnicas os ajudarão a lidar com o estresse e ajudam a reduzir a intolerância e a agressividade.

UOL - Como esse projeto funciona na prática?

Sri Sri Ravi Shankar - Nós ensinamos a esses jovens muitas técnicas que os ajudam a lidar com as emoções negativas, com a pressão, com a agressividade (saiba mais no quadro ao lado).

UOL - Em uma de suas palestras em São Paulo, o senhor falou em sermos protagonistas no futuro do planeta. Como podemos ajudar a mudar o mundo no nosso dia a dia?

Sri Sri Ravi Shankar - Primeiro temos que sair desta atitude consumista, pensar elevado e viver de forma simples. Todos deveriam se preocupar com o ambiente e todos deveriam fazer tudo que eles podem para elevar as pessoas. Investir em espaços e centros de comunicação para todas as camadas sociais.

UOL - Hoje em dia a vida está muito corrida, com trânsito, trabalho em excesso, compromissos demais. O estresse e a ansiedade parecem ser o mal do século. Como lidar com eles?

Sri Sri Ravi Shankar - Isso é exatamente o que eu ensino em meus workshops. Ensinamos inúmeras técnicas simples, incluindo as de respiração, que ajudam as pessoas a lidar com seus problemas.

UOL - Hoje há muita pressão para as pessoas serem perfeitas. Ter um corpo perfeito, uma vida perfeita, uma família perfeita, ser um profissional perfeito. Como lidar com todas essas pressões?

Sri Sri Ravi Shankar? - É bom você ter esse objetivo de ser perfeito. Mas você precisa de meios e métodos para chegar a isso. Se você tem esse objetivo de ser perfeito, mas não tem nenhuma energia no corpo e na mente, isso só leva à raiva e à frustração. Então, nós precisamos de mais energia para conquistar nossos objetivos, e também ter um pensamento amplo. A sabedoria nos ajuda a ter esse equilíbrio e a trabalhar em direção à perfeição.

UOL - Por que o senhor acha que hoje há tantas pessoas doentes, em especial com depressão e insônia? O que essas pessoas podem fazer por si mesmas para sair dessa situação ou até mesmo para evitar entrar nesse estado?

Sri Sri Ravi Shankar - Porque ninguém as ensinou a lidar com a mente e com as emoções negativas. Nem na escola, nem em casa. Eles nunca aprenderam nada sobre a mente, sobre as emoções. E é aí que a Arte de Viver pode contribuir de uma forma melhor.

ARTE DE VIVER NAS ESCOLAS.

Segundo Luciana Macetti, instrutora da Arte de Viver, o projeto proposto por Ravi Shankar nas escolas brasileiras envolve um workshop de 30 horas no qual os estudantes e professores aprendem, de forma lúdica e divertida, técnicas de respiração, ioga e meditação que os ajudarão a resgatar valores humanos, como compromisso e respeito com o outro, amizade, compreensão, aceitação e tolerância.

O objetivo é atingir a escola toda em cinco anos de projeto e, por meio dos alunos, levar os mesmos valores às suas famílias. Hoje, 20 instrutores brasileiros estão prontos para atuar. As estatísticas de uma escola em Chicago, nos EUA, mostram que os estudantes tiveram mais foco, houve redução nas faltas, suspensões, brigas e desentendimentos após o projeto", conta a instrutora.

De acordo com ela, hoje são cerca de 2.000 escolas em todo o mundo e uma universidade na Índia que completaram o programa completo e têm todos envolvidos no projeto da Arte de Viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário