sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

COMO ALIVIAR DORES VASCULARES NO VERÃO...


FONTE: Sacha Silveira, TRIBUNA DA BAHIA.

     
As altas temperaturas podem causar alguns sintomas circulatórios e provocar sensação de peso nas pernas, inchaços ou formigamento.

Esses incômodos normalmente acontecem em pessoas que trabalham muito tempo sentadas ou ficam em pé na mesma posição.

Por isso, ao sentir algum desses sintomas, é importante manter-se em alerta e buscar orientação médica para saber se é um sintoma decorrente do calor ou indica algum problema grave na circulação.

De acordo com o angiologista Ary Elwing (CRM-22.946), especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser, o aumento da temperatura faz com que o cansaço nas pernas aumente.

“Geralmente quando o corpo é exposto à temperatura elevada, as veias se dilatam, podendo provocar formigamentos, inchaços e dores nas pernas e nos pés, o paciente deve tomar algumas medidas preventivas, sendo que a melhor prevenção é procurar o Angiologista para diagnosticar e tratar corretamente cada caso”.

As viagens longas e o sono reduzido podem comprometer o descanso das pernas e dos pés e, consequentemente, causar inchaços.

“Isso acontece porque o sistema linfático e o venoso não estão funcionando da maneira correta. No verão, a pressão arterial fica mais baixa e o consumo de sal contribui para o organismo reter líquido e provocar inchaço”, esclarece o angiologista.

O calor, o peso e outros fatores como predisposição genética, sedentarismo, uso de pílula anticoncepcional e reposição hormonal e até uso de salto alto podem agravar ainda mais as essas manifestações no verão.

“Ao notar os primeiros sinais de desconforto, o ideal é consultar um médico angiologista ou cirurgião vascular para detectar e tratar o problema” aconselha o médico.

O perigo do salto alto e das rasteirinhas.

No verão, muitas mulheres abusam dos saltos altos em festas e das rasteirinhas no dia-a-dia porque são mais confortáveis.

No entanto, o angiologista Ary Elwing faz um alerta sobre estes calçados: “Usar salto exagerado, acima de sete centímetros ou uma sandália muito baixa, compromete o músculo da panturrilha fazendo com que a pessoa se locomova sem contrai-lo.

E se ele não é contraído, a circulação venosa é comprometida e surgem dores”, ressalta. O recomendado é apostar em saltos médios de 3 a 4 cm. E quando for usar salto alto, não ficar longos períodos com o calçado.

Para avaliar se o inchaço e a sensação de peso nas pernas e nos pés não passam de uma doença de verão, o médico Ary Elwing diz que o ideal é sempre procurar seu médico , pois algumas medidas orientadas por leigos pode piorar o quadro em vez de ajudar.

Alivie as dores vasculares.

Viagens longas.
Use meias elásticas que podem auxiliar no controle do inchaço, mas lembre-se que ela deve ser prescritas por um médico.

Movimente-se.
Faça exercícios físicos que envolvam a musculatura da panturrilha (batata da perna) e pratique treinos específicos para o fortalecimento dessa região, pelo menos, três vezes por semana. O exercício pode contribuir para o bom funcionamento da circulação.

Eleve as pernas.
Com o intuito de que os pés fiquem mais altos do que a região inguinal (das virilhas), eleve as pernas por uns 15 minutos, diariamente. Isso ajuda no retorno venoso do sangue e dá alívio às sensações.

Boca fechada.
Controle o excesso de peso, pois o sobrepeso sobrecarrega o sistema venoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário