quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

DICAS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO VERÃO...


FONTE: Pontuale Comunicação & Marketing, TRIBUNA DA BAHIA.

  

Um dos maiores cuidados que devemos ter no verão é em relação à alimentação.

Quando vamos à praia, por exemplo, devemos ter muita atenção ao comprar e consumir os quitutes vendidos na beira do mar e também em quiosques, como milhos, espetinhos de camarão, churros, pastel e muitos outros.

Segundo especialistas no assunto, a melhor saída é se alimentar em casa, para evitar possíveis intoxicações, tendo a certeza de ingerir produtos fresquinhos e bem preparados.

A nutricionista Bettina Moritz, Presidente da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional, indica ingerir muito líquido para evitar a desidratação, além de acrescentar nas refeições alimentos leves e naturais, como saladas, verduras, legumes e carnes grelhadas.

No entanto, além de escolher bem os ingredientes, é preciso saber prepara-los. “A forma de preparar a refeição e os produtos que serão utilizados neste preparo faz toda a diferença na qualidade da alimentação.

Muitas pessoas não sabem, mas as panelas, por exemplo, podem liberar metais pesados nos alimentos durante sua preparação e acabar contaminando a refeição.

Por isso sempre indico a utilização de produtos cerâmicos atóxicos, que além de serem excelentes na cozinha, também exercem papel fundamental à saúde dos consumidores”, acrescenta Bettina.


Dica de receita leve para o verão.

Linguado ao molho de alcaparra

Receita: Barbara Tantrum.

Este peixe grelhado ao molho de vinho, manteiga e alcaparra é rápido e fácil de fazer.

Pronto em 25 min

Ingredientes.

Serve: 4

1 colher (sopa) de azeite

450 g de filé de linguado

120 ml de vinho branco

1 dente de alho picado

4 coheres (sopa) de manteiga

Sal e pimenta do reino moída a gosto

3 colheres (sopa) de alcaparras (não precisa escorrê-las)

Modo de preparo.

Prep: 10 min
Cozimento: 15 min

1. Usando uma frigideira grande, aqueça o azeite e frite os filés de linguado dos dois lados, até ficarem dourados. Deixe-os reservado.

2. Nesta mesma frigideira, coloque o vinho. Caso tenha ficado algum pedaço de peixe aderido ao fundo da frigideira, tente removê-lo.

Deixe o vinho reduzir a mais do que a metade. Acrescente o alho, a manteiga e as alcaparras. Misture tudo, tempere com sal e pimenta. Deixe o molho ir tomando gosto.

3. Retorne os filés de peixe para a frigideira, cubra- os com o molho. Deixe os peixes cozinhando até ficarem bem macios. Sirva imediatamnte, jogando o molho por cima dos filés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário