quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

PEDIATRA ALERTA PARA CUIDADOS NO VERÃO...


FONTE: Baruco Comunicação Estratégica, TRIBUNA DA BAHIA.

  

O verão é a época mais quente do ano e as pessoas aproveitam as férias para curtirem este clima propício a viagens.

Pediatra membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sylvio Renan Monteiro de Barros reforça que nesta estação o cuidado com a saúde das crianças não pode ser deixado de lado.

“As altas temperaturas, se não respeitado o horário de exposição ao sol, podem ser vilãs esta época”.

Autor do Blog do Pediatra e do livro “Seu bebê em perguntas e respostas – do nascimento aos 12 meses”, Sylvio Renan reuniu algumas dicas que podem ajudar toda a família aproveitar as férias e o verão sem problemas e sustos.

Hidratação:

No verão, é essencial a ingestão de muito líquido para evitar a desidratação. Crianças e jovens mais ainda, por estarem em constante movimento.

No calor, nosso corpo perde mais água, sendo indispensável a sua reposição. Por isso, ofereça água e sucos naturais a seu baixinho de uma e uma hora.

Evite o sol em excesso, que pode causar queimaduras de primeiro e segundo graus, bolhas na pele e desidratação, principalmente nas crianças.

Alimentação:

Alimente-se bem, mas não exagere. Nesta época, dê preferência a alimentos menos gordurosos e mais leves.

Roupas e calçados:

No calor, opte por roupas de tecidos mais leves e de cores mais claras. Elas vão ajudar com que os baixinhos sintam-se mais confortáveis para pular, correr e brincar.

É importante também escolher um sapato aberto, contribuindo para que o pezinho da criança não sue tanto.

Proteção: Fator importantíssimo é a questão da proteção contra os raios solares. Não se esqueça de usar o filtro solar todos os dias e respeite os horários permitidos à exposição ao sol, ou seja: evite a exposição solar entre 10h e 16h.

Segurança: Todo pai e mãe sabe que nas férias as crianças ficam mais agitadas, sendo quase uma missão impossível de segurá-las.

Alguns cuidados simples ajudam a prevenir acidentes. Se você vai à praia ou piscina, não se esqueça das boias para seu baixinho e, claro, em todas as atividades e brincadeiras, de sempre ter um adulto supervisionando a criançada.

Saúde em dia: Confira a sua carteira de vacinação e a de seus filhos. É importante que as vacinas estejam em dia, pois elas são a principal arma contra inúmeras doenças.

O médico complementa ainda que em toda e qualquer manifestação de doença ou mal estar, por mais simples que possa parecer, é essencial que um pediatra seja procurado para orientar o melhor tratamento e as formas de evitar infecções em crianças e adolescentes.

“Seguindo estas dicas e cuidados, sem dúvida você e sua família poderão usufruir de todas as maravilhas que a estação mais alegre e quente do ano tem a oferecer”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário