terça-feira, 15 de janeiro de 2013

SUICÍDIO DE JOVEM DE 26 ANOS REABRE DEBATE SOBRE ATIVISMO DIGITAL...


FONTE: Agência Folhapress, CORREIO DA BAHIA.

Swartz ajudou a desenvolver a rede social Reddit e o Creative Commons.

    O suicídio do ativista digital Aaron Swartz, 26 anos, encontrado enforcado em seu apartamento em Nova York (EUA) na última sexta-feira, reacendeu o debate sobre a punição de crimes cometidos pela internet. Swartz ajudou a desenvolver a rede social Reddit e o Creative Commons -licença que libera conteúdos sem a cobrança de direitos por parte dos autores e, aos 14 anos, participou da criação do RSS, mecanismo que avisa sobre atualizações de sites.

Em 2011, a polícia descobriu que o ativista havia acessado ilegalmente milhões de artigos acadêmicos da base de dados JSTOR, que exige assinatura, por meio de um computador secretamente instalado no MIT (Massachusetts Institute of Technology). Embora alegasse que sua intenção não era lucrar com os artigos, mas colocá-los à disposição grátis, Swartz foi processado e estava sujeito a até 35 anos de prisão e multa de cerca de R$ 2,03 milhões.

O governo usou contra um gênio de 26 anos as mesmas leis que aplica a quem assalta bancos pela internet, disse o especialista Chris Soghoian, ressaltando que as leis dos EUA não distinguem entre os dois tipos de crime. Em nota, a família do ativista acusou a Justiça de ser repleta de intimidação e exagero por parte dos acusadores. Hackers invadiram o site do MIT, responsável pela denúncia, e acadêmicos homenagearam Swartz divulgando links para download gratuito dos seus artigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário