quinta-feira, 7 de março de 2013

3,6 MILHÕES DE CRIANÇAS E JOVENS ATÉ 17 ANOS ESTÃO FORA DAS ESCOLAS NO BRASIL...


FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

A maioria (2 milhões) tem entre 15 e 17 anos e deveria estar cursando o ensino médio. O déficit também é grande entre aqueles com idade entre 4 e 5 anos (1 milhão), que deveriam estar na educação infantil.

Os dados foram divulgados quarta-feira (6/3) no relatório De Olho nas Metas, do movimento Todos pela Educação (TPE) e são referentes à Meta 3 do movimento, que estabeleceu que 70% ou mais do corpo discente deve ter aprendizado adequado à série até 2022, e definiu metas intermediárias para alcançar esse objetivo.

No 5º ano do Ensino Fundamental, 21,7% dos municípios não atingiram as metas para matemática, e 52,0% ficaram aquém em língua portuguesa. Já no 9º ano do Fundamental, 56,1% dos municípios não alcançaram as metas em matemática, e 16,0% não as atingiram em língua portuguesa. Para verificar a situação de sua cidade, basta baixar a planilha e procurar pelo nome dela.
 
 

Todas as capitais atingiram a Meta 3 de 2009 para o 5º ano do Ensino Fundamental em matemática e para o 9º ano do Ensino Fundamental em língua portuguesa. Entretanto, a maior parte delas não cumpriu as metas, no 5º em português e no 9º ano em matemática.

 

Outro destaque apontado é que todos os municípios do Acre (ao todo são 22) cumpriram as metas de língua portuguesa para o 9º ano do Ensino Fundamental. Já no 5º ano, o estado mais bem colocado em termos de municípios que cumpriram as metas foi Minas Gerais (ao todo, participaram da avaliação 853 municípios).

 

Fundado em 2006, o Todos Pela Educação é um movimento da sociedade civil brasileira que tem a missão de contribuir para que até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil, o país assegure a todas as crianças e jovens o direito a educação básica de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário