segunda-feira, 15 de julho de 2013

VEJA QUAIS OS BENEFÍCIOS DO PILATES...

FONTE: Alessandra Nascimento, TRIBUNA DA BAHIA.
Aumentar a resistência física, corrigir a postura, ter uma melhor qualidade de vida. Foi com esse pensamento que a radialista Maria Paula Conceição, 38 anos, encontrou no pilates um método que a auxiliou numa maior conscientização corporal após descobrir duas hérnias localizadas na região da cervical.

A atividade física, segundo a radialista, foi responsável por sua melhora na saúde. “As dores eram intensas, mas os alongamentos do pilates me ajudaram a minimizar as dores. Hoje praticamente não sinto nada. Meu corpo melhora a cada sessão e os efeitos sinto de modo prolongado”, revela.

Segundo a fisioterapeuta Aline Caldas Pina, da Clínica Lira Estética, localizada no Costa Azul, o pilates é indicado para diversas patologias e os resultados são positivos. “O pilates é uma atividade física sem impacto e é indicado para pacientes com hérnia de disco. É de fundamental importância seguir os princípios básicos como contração dos músculos abdominais associados à respiração, proporcionando a estabilização da coluna lombar e consequente diminuição de dor”, diz.

A fisioterapeuta lembra ainda a necessidade do fortalecimento e do alongamento dos grupos musculares. “Disso resulta uma maior proteção dos discos intervertebrais e alinhamento da postura, possibilitando redução dos sintomas, retorno as atividades de vida diária e profissional de uma forma íntegra”, menciona.

Aline avalia que o pilates pode ser indicado para as mais diversas patologias. “Joseph Pilates, o criador do método, se preocupou em criar uma técnica que trabalha a saúde como um todo. Atualmente a prática está sendo realizada por crianças a partir de sete anos, porém aulas adaptadas e com foco em alongamento. Não há um limite de idade para aqueles que desejem praticar a atividade. Para ter um bom resultado é fundamental seguir os princípios do pilates: concentração, controle, centralização, fluidez, precisão e respiração. Os exercícios precisam ser adaptados de acordo com o quadro clínico do paciente, o nível de dificuldade aumentado progressivamente e sempre respeitando a individualidade e a evolução de cada um”, revela.

A fisioterapeuta comenta que a prática do pilates assegura uma melhora sensível na qualidade dos pacientes portadores de doenças cardíacas e diabetes. “Incentiva a adoção de alternativas para mudanças no seu estilo de vida. Em pacientes cardíacos acontece à melhora da capacidade funcional e cardiorrespiratória, da recuperação cardíaca, fortalecimento muscular e reeducação postural, além do estabilizador emocional. Nos diabéticos haverá uma melhor utilização da glicose pelos músculos alongados, melhora da circulação em membros inferiores, fortalecimento global, prevenção de problemas cardíacos, diminuição da hiperglicemia, aumento de massa magra auxiliando no controle de peso e também a manutenção do estabilizador emocional”.


Ela também faz ressalvas quanto à perda de peso. “O pilates não deve ser feito com o objetivo principal de emagrecimento, porém ele complementa a atividade aeróbica por ocorrer perda calórica, ajuda na redução de medidas e na manutenção do peso. Como existe um complexo de 500 exercícios usando o Mat pilates (solo), acessórios e aparelhos podemos ofertar aos músculos diferentes estímulos tonificando a musculatura e fortalecendo o corpo de uma forma global”, cita a fisioterapeuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário