sexta-feira, 15 de novembro de 2013

ALIMENTOS FUNCIONAIS AJUDAM A REDUZIR OS RISCOS DE CÂNCER DE MAMA...

FONTE: www.bolsademulher.com

Soja e linhaça estão na lista dos alimentos funcionais que ajudam a combater o tumor.

        
Uma alimentação saudável é essencial para manter a qualidade de vida. Contudo, ingerir os alimentos “certos” pode te ajudar ainda a prevenir doenças como o câncer de mama, que consiste no desenvolvimento anormal das células da mama, que ao se multiplicarem repetidamente formam um tumor maligno. A alimentação pode ter um papel fundamental na prevenção e tratamento dessa doença por meio dos alimentos funcionais, que apresentam em sua composição substâncias biologicamente ativas que funcionam como remédio. A nutróloga Sylvana Braga lista quais são eles.
Soja.
Possui tocoferóis, fitosteróis e fosfolipídios. Além disso, a soja contém isoflavona, fitoestrógeno que tem ação estrogênica e antiestrogênica, e que atua junto aos hormônios femininos diminuindo a circulação destes e reduzindo seus efeitos deletérios, o que contribui para a prevenção da doença.
Linhaça.
Também chamada de Linum Usoitassimum, ela é rica em lignana, que possui efeito protetor contra o câncer de mama. Trata-se de um fitosteróide que simula a ação do estrogênio e tem ação negativa em relação ao tecido mamário. Ou seja, a lignana neutraliza o efeito do estrogênio na mama, além de impedir a angiogênese, isto é, o aparecimento de novos vasos sanguíneos, o que evita a proliferação de tumores alimentados por sangue.
Peixes Marinhos.
Os peixes de água salgada são ricos em ômega 3, que protege a mama de tumores. Além disso, ele atua como anti-inflamatório e evita a degeneração celular.
Cúrcuma.
O açafrão da Índia, encontrado nas cores amarela e vermelha, é um dos alimentos funcionais mais importantes. Isso porque o cúrcuma é um fitoquímico que tem potencial anticancerígeno e mata células tumorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário