domingo, 17 de novembro de 2013

COMO FALAR SOBRE SEXO COM OS FILHOS...

FONTE: Mayara Castro (papofeminino.uol.com.br).

Entenda a importância de ter essa conversa e saiba como abordar o assunto.
A criançada de hoje em dia está cada vez mais esperta. Devido ao uso da internet, dos estímulos da televisão e da convivência escolar, aquela temida conversa sobre sexo tem sido necessária ainda mais cedo. Se antes os filhos costumavam ter esse tipo de interesse aos quinze anos, hoje acontece aos oito. “Mas afinal, de onde eu vim? O que é sexo? Eu posso fazer?”: essas são apenas algumas das muitas perguntas que você terá que responder. Para te ajudar a lidar com as dúvidas dos filhos e entender como conversar sobre o assunto, falamos com o psicólogo Edson Moretti Júnior. Confira!

Qual é a idade certa para falar sobre sexo?
Segundo o psicólogo, não existe uma idade exata para a primeira conversa sobre sexo, mas é importante observar o comportamento da criança. A partir do momento em que ela apresenta uma dúvida, já não é possível ignorar e fingir que aquele tópico não existe na cabecinha dela. “Toda demanda de dúvida deve ser respondida de forma clara, honesta e adequada ao desenvolvimento da criança”, afirma.
Ter esse tipo de conversa é papel dos pais ou da escola?
Edson Moretti é enfático ao falar de quem é o papel do esclarecimento sexual. “Ambos”, ele diz. Tanto a escola como os pais devem receber as dúvidas e ajudar a criança a compreender de forma simples o que é o sexo e qual a sua influência na vida. Desse modo, a criança terá suporte para construir um pensamento responsável e, assim, ter uma vida sexual saudável na vida adulta.
A conversa.
A melhor forma de conversar sobre sexo é se livrar de estereótipos e preconceitos. Repreender e punir dúvidas não fará com que elas deixem de existir. “Demonstre que a sexualidade é algo natural do ser humano e que envolve todas as áreas da vida das pessoas”, esclarece o psicólogo.
O maior desafio é lidar com o tema sem tabu, por isso é importante que você se prepare para essa conversa. Caso não saiba responder uma pergunta, não tenha vergonha de assumir: prometa que irá pesquisar sobre o assunto e volte com a resposta depois.
Lembre-se que a maturidade sexual desse futuro adulto depende de como o assunto será abordado enquanto ele é criança. Deixe para a vida apenas o papel de aplicar a teoria na prática, sempre no momento adequado de acordo com a maturidade de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário