A música, parte integrante das
manifestações culturais de todos os povos, ajuda as pessoas a expressarem seus
sentimentos e emoções e é capaz de facilitar a comunicação
interpessoal até entre quem não fala o mesmo idioma. Para as crianças, a música
pode ser uma grande aliada no processo de aprendizado, ajudando-as a fixar
o conhecimento com mais facilidade e rapidez. A música na educação
infantil é uma verdadeira fonte de diversão, descontração e estímulos
sensoriais.
Segundo a educadora Norma
Viscardi, profissional da rede FasTracKids, a melodia e a ordem rítmica de uma
música fazem o cérebro registrar a informação de várias maneiras e em
diferentes áreas, o que estimula a fixação e a memorização e incentiva a
criatividade. “É por isso que cada vez mais instituições de ensino infantil
apostam no uso da música como uma ferramenta educacional“, diz.
Ela explica que a música é capaz
de estimular também a percepção das crianças, aumentar a capacidade de
diferenciação auditiva, a criatividade, a memória, e a maneira de expressar
suas emoções. “Criar ou acompanhar e curtir uma sequência de sons harmoniosos é
uma das atividades mais relaxantes e prazerosas para o cérebro humano. Se uma
informação a ser aprendida está sintonizada com a música, as habilidades de decodificação
e recodificação necessárias para o aprendizado tornam-se mais
rápidas e eficazes. A memória é uma das funções cerebrais mais
estimuladas pela música”, afirma.
O professor de música Robson
Menezes, do Colégio Itatiaia, diz que a música é uma ferramenta que pode ser
utilizada em qualquer tema ou matéria, aumentando a atenção e a concentração
da criança. “Acredito que ajuda tanto no lógico como no humano.
Para uma criança que tem dificuldades lógicas, a música irá ajudar este
aspecto, pois seu lado humano está mais ‘tranqüilo’, e vice-versa. Mas pensando
na maioria das crianças, a música irá ser um componente muito importante para o desenvolvimento
global”, explica.
No Brasil, a utilização da música
em sala de aula tornou-se obrigatório em escolas públicas e privadas desde
2008, de acordo com a lei nº 11.769. O objetivo de incentivar e acelerar o
desenvolvimento das crianças. Mas na maioria das escolas essa lei ainda não é
cumprida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário