quinta-feira, 14 de novembro de 2013

SAIBA QUAIS ALIMENTOS AJUDAM A COMBATER OS SINTOMAS DA TPM...

FONTE: Rebecca Nogueira Cesar (corpoacorpo.uol.com.br).

Uma alimentação equilibrada é fundamental nessa fase para aliviar a TPM e não sair da dieta.

      

Que atire a primeira pedra a mulher que nunca deu uma fugidinha da dieta por causa da TPM, com aquela vontade louca de comer doces. Para evitar essas crises, alguns alimentos ajudam na redução dos sintomas da TPM e no controle da ansiedade.

Uma das dicas para essa época é acrescentar mangostin ao cardápio. Essa fruta asiática possui apenas 60 calorias a cada 100g, com ação antioxidante e que ajuda a eliminar o excesso de gordura, controlar os níveis de colesterol e a hipertensão, além de ser rica em sais minerais, fibras e vitaminas A e C. A fruta também pode ser usada em casos de problemas renais e gastrointestinais. O endocrinologista Alfredo Cury, do SPA Posse do Corpo, ressalta que “graças ao ácido hidroxítrico, o mangostin proporciona a sensação de saciedade e reduz o desejo por alimentos doces”. 

Para Cury, o essencial para aliviar os sintomas é comer de forma equilibrada. Nessa fase é natural a mulher reter mais líquidos, e para diminuir esse inchaço, é indicado ingerir alimentos diuréticos, como morangos, melancia, alcachofra, aspargo, salsa e agrião. “O ideal é fazer pequenas refeições durante o dia, comer bastante frutas, verduras, carnes magras e cereais”, conta o endocrinologista. “A ansiedade, a depressão e a baixa autoestima podem fazer com que mulheres ingiram uma quantidade maior de bebidas alcoólicas no período. Por isso, o bom é evitar, para não agravas os sintomas”, completa Cury. 

A nutricionista Marina Capella, da Clínica Dicorp, os sintomas da TPM são mais agudos entre os 20 e 35 anos. Nesta fase, Marina indica o consumo de água, para diminuir o inchaço e as dores nas pernas, mamas e barriga, e evitar alimentos como excesso de sal, molhos e condimentos, pois causam a retenção de líquidos. A nutricionista também ressalta a importância de evitar o café, chocolates ao leite e doces, e aumentar o consumo de alimentos que contenham vitamina D, como queijos, iogurtes, cereais e folhas verdes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário