terça-feira, 17 de dezembro de 2013

COMO CUIDAR DE CÃES E GATOS NO VERÃO...

FONTE: Noemi Flores, TRIBUNA DA BAHIA.

Com a proximidade do Verão, e com dias bastante quentes na cidade, nesta despedida da primavera, para quem  tem animais de estimação é bom atentar para os cuidados que devem dispensar aos seus bichinhos durante a estação mais quente do ano, principalmente em uma região tropical como o Nordeste. A médica veterinária Ana Carla Lima alerta para problemas como câncer de pele, queimaduras nas “almofadinhas” das patas e até uma parada cardíaca, se ficarem muito expostos ao sol e também desidratação, pelo mesmo motivo, e se permanecerem em ambientes muito quentes, sem nenhuma ventilação.

De acordo com a veterinária, não é recomendável levar o cão para passear em hora de muito calor. A opção é o início da manhã e final da tarde, quando os raios solares não estejam tão intensos. Ela recomenda que o dono precise  ”aumentar o número de bebedouro na casa, verificar se o animal está sentindo calor porque ele não transpira, se observa pela língua quando está para fora,o que pode significar calor e não sede, principalmente se tem bastante água por perto e ele não quis”, afirmou.

O uso do protetor solar e um boné  também foi aconselhado pela especialista, que orienta para ser usado em gatos brancos e cães braquicéfalos - que têm o focinho curto-, como os bulldogs, pugs, boxers, shitsus, lhasas apso, boston entre outros. “O protetor solar deve ser aplicado sempre que o animal for exposto ao sol. Os pontos importantes são na face, acima dos olhos nos cães brancos e albinos - mas é preciso ter muito cuidado para não cair nos olhos -, nas pontas das orelhas, na linha que divide a pelagem e nos locais sem pelo”, ensinou.

Ana afirma que hoje em dia, em quase todas as lojas do ramo vendem protetor solar para cães e até mesmo em farmácias são encontrados. Em relação aos gatos, a veterinária faz ressalvas de que “o gato é mais independente então são menos agredidos pela temperatura alta porque ficam mais em casa e têm mais contato com a hidratação”.

Ainda sobre os gatos, a veterinária disse que eles também fazem autolimpeza, mas o banho, aconselha, deve ser dado uma vez por semana..A mesma coisa acontece com o cachorro, engana-se quem pensa que em pleno calor devem ser banhados todo o dia. Segundo a veterinária, “por causa da pele do cão o banho não pode ser toda hora. Só deve tomar banho uma vez por semana”, orienta..

Em relação à alimentação, ela frisa que “os donos não precisam se preocupar, porque o próprio animal muda o comportamento. Quando sentem calor ou  eles mudam o horário de se alimentar ou reduzem a porção. Os cães e gatos que se sentem mais incomodados com o calor, mudam o seu  modo de se alimentar e passam a ingerir mais água, por isto é importante que tenham vários bebedouros espalhados pela casa.

Prevenção contra o câncer de pele.
Uma curiosidade que muitas pessoas têm é se no inverno os animais sentem frio e se devem mesmo ser agasalhados. Indagada sobre isto, a médica afirma que “os animais também sentem frio e nos lugares mais frios precisam de agasalhos. Mas aqui na Bahia, só se estiver muito frio mesmo, alguns necessitam, como os da raça Pinscher”.

“O câncer de pele nos animais é semelhante aos dos seres humanos”, adverte a médica veterinária, explicando como verificar, “uma manchinha que pode aumentar ou não, tem uma coloração diferente ou amarronzada ou enegrecida. Os que têm a pele mais clara há esta possibilidade, caso o dono note estes sinais deve investigar com um médico veterinário”, enfatizou.


Outra doença citada pela veterinária que pode ser provocada por vários fatores e, dentre estes a exposição demasiada ao sol, é o ceratoconjuntivite seca. Trata-se de um ressecamento da córnea e da conjuntiva causado por uma diminuição da porção aquosa da lágrima. É uma doença oftálmica progressiva (pode levar à cegueira) associada com inflamação, secreção ocular e dor. Muitas espécies animais são afetadas, mas com mais frequência os cães. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário