quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

CONSUMO DE TABACO CAIU 20% NO PAÍS EM 6 ANOS, MAS AUMENTOU 110% NA CLASSE A...

FONTE: *** Do UOL, em São Paulo  (noticias.uol.com.br).

   Uma pesquisa divulgada na quarta-feira (11) pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostra que o consumo de tabaco diminuiu 20% no país no ano passado. Em 2006, a proporção de tabagistas era 19,3% e, no ano passado, caiu para 15,6%.

Entre adolescentes, a redução, de 45%, é ainda maior que na média:  caiu de 6,2% em 2006  para 3,4% em 2012. 

O combate ao tabagismo foi registrado em todas as classes sócio-econômicas, exceto na classe A, população em que houve aumento de 110% (de 5,2% para 10,9%) no período.

Contraditoriamente, o estudo também mostrou que a maioria dos fumantes (73%) reporta que tentaria parar de fumar se tivesse tratamento gratuito.

A pesquisadora Ana Cecília Marques, que participou do estudo, acredita que, no momento da decisão sobre comprar ou não um maço de cigarros, o dinheiro no bolso pesa mais que alta escolaridade e maior esclarecimento sobre os efeitos nocivos do fumo.

"Embora a classe econômica mais privilegiada tenha mais conhecimento, o fato de ter dinheiro para comprar se torna mais importante. Eu acho que isso mostra a importância de se pensar em aumentar o imposto, porque é um fator que pode, muito provavelmente, ser mais eficaz que campanhas de conhecimento de que o cigarro faz mal", defendeu.

"Estudos mostram que em lugares onde houve aumento de imposto o consumo diminuiu", atesta Clarice Madruga, pesquisadora da Unifesp e coordenadora do Lenad. 

Desde o final de 2011, o governo estipulou aumento gradativo da carga tributária sobre os cigarros e do preço mínimo para a venda do maço.

       

O estudo também comparou os consumos nas diferentes regiões do país. Apesar de ter apresentado queda, o Sul despontou como a que mais consumiu cigarros: 20,2% em 2012, contra 25,9% em 2006. Os fumantes nas demais regiões do Brasil também diminuíram: Norte (20%), Sudeste (19%), Nordeste (18%) e Centro-Oeste (15%).

Embora a redução no consumo de tabaco tenha sido maior na população masculina, a prevalência ainda é maior entre os homens - 21%, contra 13% das mulheres. 

Metade da população já experimentou cigarro pelo menos uma vez na vida. Entre essas pessoas, 51% mantiveram o hábito de fumar e, destas, 21% conseguiram parar. 

O 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad) indica que existam 20 milhões de fumantes hoje no Brasil, o que leva a estimar um total de 70 milhões de fumantes passivos. 

O levantamento foi feito em 142 municípios e contou com 4.607 participantes de 14 anos ou mais. Em 2006, o Lenad teve 3.007 participantes de 147 municípios brasileiros. 

*** Com Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário