domingo, 15 de dezembro de 2013

DEVAGAR E SEMPRE: DIETAS SEM ORIENTAÇÃO SÃO ARRISCADAS E NÃO GARANTEM PESO...

FONTE: Carmen Vasconcelos (carmen.vasconcelos@redebahia.com.br), CORREIO DA BAHIA.
Dietas podem ser aliadas importantes na perda rápida de peso, mas o ideal é que sejam feitas por um tempo curto de no máximo 15 dias.

Na semana passada, o programa Fantástico, da Rede Globo, exibiu uma entrevista com o padre Marcelo Rossi que, arrependido, disse ter caído na tentação da dieta maluca para perder peso. O resultado: um tombo que, por pouco, não o colocou novamente numa cadeira de rodas.

O padre não é o único a usar o artifício das dietas malucas para perder peso, especialmente nessa época de festas e a proximidade do Verão. Elas são muitas: do vinagre, do abacaxi, da proteína, da lua... Em comum, o risco de submeter o organismo a carências significativas de nutrientes, além de favorecer o surgimento de sonolência, cansaço excessivo, mal-estar, desmaios, cefaleia, tonturas, anemia, desidratação, ressecamento da pele, queda de cabelo, unhas quebradiças e em casos mais graves, desmaios e até coma por desnutrição.

De acordo com a nutricionista e coordenadora do Núcleo de Tratamento de Cirurgia da Obesidade, Cláudia Daltro, as dietas podem ser aliadas importantes na perda rápida de peso, mas o ideal é que sejam feitas por um tempo curto de no máximo 15 dias  e seguindo acompanhamento nutricional. “Dieta longa faz com que se perca massa muscular e haja uma desidratação, então a pessoa perde água e acredite que perdeu peso”, completa. 



Sopas Mesmo dietas como a das sopas, que substituem duas refeições e são muito usadas, especialmente no Verão, por se tratar de uma dieta líquida e fácil de seguir, precisam de alguns cuidados. O médico e nutrólogo André Veinert, do Hospital Villa Lobos, lembra que, nessa época, é natural o organismo gastar mais energia e perder mais líquidos, por isso mesmo as refeições não podem ser substituídas de qualquer jeito e sem um acompanhamento devido. “Nas dietas muito restritivas, a pessoa acaba ficando sem energia”, completa. 

Para Cláudia, embora as dietas da sopa  não apresentem uma restrição calórica muito grande e possam chegar a garantir um consumo de 1.200 calorias diárias, o uso delas precisa observar a presença de todos os grupos alimentares, como as proteínas e carboidratos, usados em proporções adequadas. “Uma dieta de sopa que seguisse esses critérios poderia ser feita por até um mês, desde que houvesse um acompanhamento nutricional”, pontua. 

André Veinert diz que as sopas mais elaboradas podem conter os nutrientes necessários em uma refeição, mas as chances de falha de ingestão de um ou mais nutrientes são grandes. “Na maioria das vezes, mesmo com as mais distintas vertentes da dieta, há restrição de nutrientes e calorias”, explica o profissional, lembrando que algumas versões falam de seguir a restrição alimentar por períodos de  três meses até um ano. “Todo o cuidado é pouco com essas dietas, pois a perda de peso e medidas pode ser ilusória e paliativa, uma vez que há grande chance de reganho de peso com rapidez após suspensão da dieta”, diz.
Dietas mais restritivas como a da Proteína ou mesmo a de Beverly Hills também são perigosas, especialmente se não são feitas com acompanhamento profissional. “A dieta da Proteína, por exemplo, promove uma sobrecarga dos rins e do fígado e não contempla um grupo nutricional importante que são os carboidratos, responsáveis por fornecer energia, especialmente para quem realiza alguma atividade física”, esclarece a Cláudia Daltro.
Na medida. 
Embora os adolescentes tenham uma fixação pela busca do corpo perfeito e dentro dos padrões, os especialistas são unânimes em afirmar que dietas restritivas não são recomendadas para pessoas em desenvolvimento, principalmente se não contam com acompanhamento nutrológico. “A carência de vitaminas pode acarretar  sérios problemas de desenvolvimento físico, motor, neurológico e intelectual. A melhor saída para crianças e adolescentes acima do peso, bem como adultos é fazer uma dieta com 
restrição calórica, porém nutricionalmente completa”, afirma Veinert.

Para evitar o efeito sanfona, a orientação dos especialistas é apostar na reeducação alimentar feita ao longo do ano e não apenas em datas específicas. “Não existe dieta milagrosa, para perder peso e manter o peso perdido é fundamental comer bem, de acordo com o seu estilo de vida e de modo adequado”, completa Cláudia Daltro.

Na hora da refeição, dê preferência aos alimentos leves e de fácil digestão, como saladas, frutas, legumes refogados, peixes ou carnes magras. “É importante evitar os alimentos industrializados que são ricos em sódio. 
No calor, o excesso de sal provoca uma retenção hídrica”, acrescenta o médico, ressaltando que não se deve eliminar nutrientes da dieta, pois todos têm funções no organismo, se consumidos com adequação. 
Gostos natalinos: Projeto dará dicas de como aproveitar as festas com saúde.
Sabores do Natal é o tema da próxima atividade da Alquimia da Nutrição, no projeto DNA Viver Melhor + 50 que será realizado nessa segunda, dia 16, das 14h30 às 16h30. Durante a realização, os participantes aprenderão sobre como se comportar nestas épocas festivas, mantendo a saúde e o peso em dia! As dicas serão dadas de forma descontraída, durante  um bate-papo rico de informações sobre a funcionalidade dos alimentos, com direito a degustação de várias preparações saborosas e saudáveis. As receitas serão disponibilizadas para os participantes. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (71) 9145.6018, procurar Jonathas Firmato. Quem desejar saber mais sobre o projeto  Alquimia da Nutrição, deve acessar a página no www.facebook.com/alquimiadanutricao. O DNA Viver Melhor + 50 fica na Rua Território do Acre, nº 65, Pituba.

Martagão Gesteira: Ação reúne artistas e divulga comércio em prol do hospital.
Artistas baianos têm um encontro marcado nesta terça-feira, no estande do Hospital Martagão Gesteira, localizado no piso L2 do Salvador Shopping.  O encontro tem como objetivo divulgar e motivar os visitantes a comprar os produtos sociais do Martagão, cuja renda será integralmente revertida para o hospital. A meta da campanha, intitulada Chic é ser Solidário, é arrecadar R$ 50 mil com a venda dos produtos neste final de ano. As cantoras Ju Moraes e Mari Antunes e o ator Renato Piaba são presenças confirmadas nesta ação, que acontecerá às 15h de terça-feira.Na quarta, os cantores Alinne Rosa e Léo Macedo também confirmaram participação  e prometem motivar as pessoas a comprar e ajudar o hospital.Canecas, camisetas, acessórios infantis, bolsas, entre outros itens compõem a linha de produtos.O estande funcionará até o dia 23 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário