segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

EXTRATO DE GUARANÁ...



     

Usada pelos indígenas desde antes da invasão portuguesa, o guaraná, que tem nome científico de Paulinia cupana, é um cipó e a parte utilizada como ingrediente medicinal é o fruto, que é rico em xantinas e age como estimulante.

Conhecido por ser um fruto amazônico, o guaraná é utilizado para melhorar o desempenho físico e sexual, para acelerar o trabalho metabólico e emagrecer e, ainda, para evitar o câncer e tratar problemas de memória e concentração.

Benefícios do extrato de guaraná.

     

Guaraná como estimulante.

Rico em cafeína e teobromina, o guaraná melhora o desempenho físico, pois deixa o individuo mais bem disposto e evita a fadiga.

Considerado um afrodisíaco natural, o guaraná, além de aumentar a disposição, acelera a circulação sanguínea e, portanto, aumenta a ereção.

Extrato de guaraná emagrece.

Ainda tratando das mesmas substâncias, o guaraná, rico em xantinas como a cafeína e a teobromina, aumenta o trabalho metabólico resultando em queima calórica. Seus componentes também inibem a ação da adenosina, substância responsável por produzir as células de gordura.

Guaraná para combater o câncer.

As propriedades antimutagênicas e antineoplástas presentes no fruto agem inibindo a formação de células cancerígenas responsáveis pelos tumores malignos.

Extrato de guaraná para a memória e concentração.

Rico em propriedades estimulantes, o pó de guaraná aumenta a capacidade de concentração e contribui para a clareza de pensamento e agilidade. Além disso, carrega substâncias neuroprotetoras que reduzem a perde de memória no mal de Alzheimer e reduz em até 31% a agregação de plaquetas, ação que contribui para a prevenção da autoesclerose.

     

Efeitos colaterais.

Exatamente por conter substâncias estimulantes, o pó de guaraná pode causar insônia, irritabilidade, taquicardia, azia e dependência.

Contra indicação.

Crianças, gestantes, lactantes, idosos e indivíduos que tenha problemas com sono ou sensibilidade estomacal devem evitar a ingestão do extrato de guaraná sem a supervisão de um especialista.

Como consumir.

O extrato de guaraná pode ser encontrado em xarope ou em cápsulas em farmácias de manipulação ou lojas de produtos naturais.

O refrigerante embora seja feito de xarope de guaraná contém outras substancias como os açúcares e os corantes que não fazem bem para o organismo. Prefira ingerir o guaraná natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário