segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

FOLHAS DE RÚCULA: AFRODISÍACAS E BENÉFICAS PARA O SANGUE...


         

As folhas de rúcula são afrodisíacas e benéficas para o sangue, e também um estimulante natural muito eficaz. Entre os romanos, estava sempre presente nas refeições, onde eram misturadas com outros afrodisíacos, como o funcho e a lavanda. A rúcula era vista na antiguidade como uma forma natural de aumentar a potência física pessoal.

Nos dias de hoje esse vegetal é considerado essencial na dieta diária, mas por outras características. A taxa de calorias é mínima. 20 gramas de rúcula possui apenas 5 calorias. É uma excelente fonte de fibra dietética, de ferro - bom para o funcionamento do cérebro, potássio e das vitaminas C, A, P e K. Sendo estas duas últimas de importância significativa para o bom desempenho das funções do fígado.

Um detalhe muito interessante acerca da rúcula é a presença mínima do composto oxalato. Trata-se de um dos compostos que diminui a absorção dos nutrientes por parte do organismo. É encontrado na maioria das folhas verdes, como a couve, ou espinafre. Quando em demasia no corpo, pode comprometer de modo significativo a absorção do cálcio. Sendo praticamente isenta de oxalato, torna-se um dos vegetais folhosos verde-escuro mais aconselháveis, principalmente para as mulheres.

Também contém beta-caroteno, zeaxantina, e a luteína. Todos estes, antioxidantes dedicados à prevenção de doenças como o câncer, ou a degeneração macular. Estudos científicos demonstraram que sua maior qualidade, todavia, é a melhora que proporciona à qualidade do sangue.

É bastante conhecida como ingrediente nas saladas, sendo uma das receitas mais famosas nos Estados Unidos, a mistura de batatas cozidas com folhas cruas de rúcula.

         

Mas basta usar a criatividade, e encontrará uma grande variedade de pratos onde poderá adicioná-la. Serve por exemplo, como excelente acompanhamento para um bife, ou para peixes grelhados. Uma dica é cobrir um prato com folhas de rúcula, fatiar um queijo de cabra, colocar por cima, e derramar um fio de mel por toda a extensão. Delicioso e saudável!

Uma vantagem é que seu cultivo é muito fácil. Basta jogar as sementes no vaso pequeno, e as folhas crescerão rapidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário