sexta-feira, 14 de março de 2014

CELULARES TOMAM LUGAR DE TELEFONES FIXOS EM 45.5% DOS LARES BRASILEIROS...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

               

Segundo a nova edição do Sistema de Indicadores de Percepção Social - Serviços de Telecomunicações (SIPS),publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), na quinta-feira (13/3), 45,5% das residências brasileiras está substituindo a telefonia fixa pelo celular. O estudo também mostra que em 38% das casas ao menos uma pessoa acessa a internet pelo celular.
A pesquisa mostra ainda que as pessoas que usam celular não conhecem as principais regras dos serviços contratados, e sugere que boa parte das reclamações registradas tem como origem a falta de transparência na relação entre empresas e usuários.
Em 40,8% dos domicílios possuem acesso à Internet. A maioria das casas possui computador nas regiões Sul e Sudeste - 53,5% e 54,6%, respectivamente. No Nordeste e no Norte a proporção atinge 39,6% e 35,3%.
A TV por assinatura, ou Serviço de Acesso Condicionado, tem sido, no entanto, um grande alavancador da convergência de serviços no mercado brasileiro. “O principal indício é o fato de que a infraestrutura tecnológica utilizada pelo serviço de TV por assinatura já é a mais utilizada na oferta de serviços de acesso à internet em banda larga”, afirma o autor da pesquisa, o técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, João Maria de Oliveira. 

Cerca de 70% dos domicílios do país preferem contratar serviços de telecomunicações separadamente, apesar de ficarem mais caros do que os feitos de forma conjunta, nos chamados planos combo – agrupados em um mesmo contrato. Segundo o estudo, o acesso à TV por assinatura é, entre os serviços de telecomunicações pesquisados, o mais bem avaliado e por meio do qual os planos combo vêm sendo conhecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário