quarta-feira, 12 de março de 2014

HPV: MENINAS SERÃO VACINADAS A PARTIR DE HOJE DENTRO DE ESCOLAS...

FONTE: CORREIO DA BAHIA (redacao@correio24horas.com.br).

Para adolescentes que não estiverem matriculadas na rede ou perderem o dia de imunização na escola, a vacina estará disponível em 43 postos de saúde da rede municipal.
Começa hoje, a partir das 9h,  a vacinação contra HPV para adolescentes entre 11 e 13 anos em escolas de Salvador. A primeira instituição contemplada é a Escola Municipal Cosme de Farias, em Nazaré. A campanha “Cada menina é de um jeito, mas todas as meninas precisam de proteção” foi iniciada na última segunda-feira, em todo o Brasil, mas, até agora, ninguém recebeu a imunização na capital. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o calendário está sendo finalizado e todas as escolas públicas e privadas da capital vão receber um dia de vacinação.
Só a rede municipal possui mais de 400 escolas. Para adolescentes que não estiverem matriculadas na rede ou perderem o dia de imunização na escola, a vacina estará disponível em 43 postos de saúde de referência da rede municipal. Para a pasta, no entanto, não é preciso ter pressa, uma vez que a vacina contra o HPV passou a fazer parte do calendário nacional de vacinação.
Em Salvador, a expectativa é vacinar 62 mil adolescentes. A meta é alcançar pelo menos 80% do total. O vírus HPV é um dos principais causadores do câncer do colo do útero, que mata 270 mil mulheres no mundo. No Brasil, pelo menos 15 mil novos casos surgiram este ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer.
Somente nas aldeias indígenas, a vacinação esse ano já começou com meninas de 9 anos. A proposta do Ministério da Saúde é, a partir de 2015, vacinar meninas de 9, 10 e 11 anos. Quem se vacinar agora, terá que tomar uma segunda dose com seis meses e um reforço daqui a cinco anos.

Aquelas que têm mais de 13 anos e quiserem se imunizar terão que procurar a vacina na rede particular. A dose da vacina quadrivalente, a mesma oferecida pelo SUS, custa R$ 320; a bivalente sai por  R$ 280.

Nenhum comentário:

Postar um comentário