quinta-feira, 13 de março de 2014

MAIS DE 40% DOS BRASILEIROS TÊM INSÔNIA...

FONTE: Rivânia Nascimento, TRIBUNA DA BAHIA.

Deitar e  conseguir  dormir até o dia seguinte é um sonho para milhares de brasileiros que vivem nas grandes cidades. O estilo de vida acelerado, cheio de prazos e preocupações, é um dos maiores vilões da insônia. A elevada prevalência dos distúrbios de sono na população geral acabou instituindo o Dia Mundial do Sono que será celebrado no próximo dia 24 de março com ações de prevenção no combate ao problema.
Deitar e conseguir dormir de 6 a 8 horas consecutivas é um problema para mais de 40% da população, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). A insônia, o ronco e a apneia (parada respiratória durante o sono) se tornaram distúrbios comuns na sociedade – e muitas vezes negligenciados.
De acordo com a Dra. Monica Medrado, pneumologista,  diretora do Centro  Especializado em Doenças Pulmonares e Distúrbios do Sono (CEPS), o problema, associado aos hábitos da sociedade moderna, levando à privação de sono, têm impacto negativo na saúde e na qualidade de vida da população.
Estatísticas demonstram que de 30% a 40% dos indivíduos, em alguma fase da vida, sofrerão de insônia, ou seja, experimentarão dificuldade para pegar no sono ou para voltar a dormir, se acordarem no meio da madrugada.
A segunda maior queixa, a mais enfatizada pelas pesquisas, refere-se aos distúrbios respiratórios do sono, especialmente ao ronco e, pesquisando-se mais a fundo, à apneia que dele decorre. A especialista destaca que a medicina do sono vem desenvolvendo estudos e atualmente 150 distúrbios já foram confirmados nas pesquisas. “Os distúrbios são prevalentes. O que temos que ter em mente é que, ao surgir queixas frequentes de sonolência diurna, isso é um sinalizador para algum tipo de distúrbio do sono. Para diagnosticar com precisão o recomendado é buscar orientação de um especialista”, alertou a médica.
Segundo a pneumologista, “a insônia é a queixa mais frequente dos portadores de distúrbios do sono”, seguida da síndrome da apneia, que é uma parada momentânea da respiração. É muito comum quem dorme ao lado de alguém que ronca muito relatar o fato de a pessoa, de repente, parar de respirar e acordar num sobressalto.
Esse susto é a resposta do sistema nervoso central diante da falta de oxigenação do cérebro, que tenta defender o organismo da hipoxemia. Esse tipo de problema atinge principalmente pessoas com histórico de obesidade. Além de outros inúmeros transtornos do sono, como: bruxismo (ranger dos dentes), terror noturno, despertar confusional, distúrbio comportamental do Sono REM, sonambulismo e narcolepsia.
“Para chegar ao tipo de distúrbio é necessário que o médico avalie a vida clínica do paciente através da polissonografia, exame responsável por diagnosticar diversos distúrbios do sono, além das apnéias e roncos. Assim como o diagnóstico da insônia, sonambulismo, terror noturno, ranger de dentes (bruxismo), fibromialgia e outros”, explica.
De acordo com Medrado, os distúrbios respiratórios relacionados com o sono têm grande prevalência na população geral. O ronco está presente em 30-40% da população com mais de 50 anos de idade. Em estudo publicado avaliando roncadores habituais, com idades entre 40 e 98 anos, encontrou-se uma chance entre 3 e 4 vezes maior de apresentar diagnóstico polissonográfico de Apnéia do Sono moderada a grave. “A obesidade é o principal fator de risco para Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono, pois aumenta o risco em 10 a 14 vezes”, relata.
Sintomas e cuidados.
Pacientes com distúrbios do sono usualmente apresentam um ou mais dos seguintes sintomas: dificuldade para iniciar ou manter o sono; movimentos, comportamentos ou sensações anormais durante o sono ou nos despertares noturno; sonolência excessiva diurna.
As desordens do sono podem comprometer nível de atenção e baixo desempenho cognitivo nas atividades acadêmicas e ocupacionais. Alteração do humor, acidentes de trânsito, associação com hipertensão arterial, doenças cardiovascular e cerebrovascular, obesidade mórbida, diabetes, síndrome metabólica e depressão são algumas das consequências dos distúrbios do sono.
Os profissionais de saúde devem estar aptos a identificar pacientes com transtornos do sono e encaminhá-los ao especialista para a instituição precoce do tratamento. Apesar das diferenças individuais quanto às horas de sono consideradas necessárias, o limite mínimo de horas, segundo a especialista, estar em torno de 5h30 e 6h 30.
Manter regularidade nos horários de sono, otimizar o ambiente onde vai dormir com pouca luminosidade, atentar para hábitos alimentares, abandonar tabagismo, evitar café e bebida alcoólica antes de dormir são algumas orientações que fazem parte da higiene do sono e asseguram uma melhor qualidade deste, segundo a especialista. 

Para explicar a importância de combater este problema de saúde pública, é celebrado, em março, o Mês Mundial do Sono. Em Salvador, a data será comemorada no dia 24, com a palestra “Cuide do seu Sono e Ganhe Qualidade de Vida”, promovida pela cirurgiã-dentista Kenya Felicíssimo, única profissional da Bahia com certificado em Odontologia do Sono.
O evento, destinado a leigos, acontece a partir das 19h, no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura (Salvador Shopping), e conta com a participação da fisioterapeuta Vivian Morelli e dois médicos certificados em Medicina do Sono, Eduardo do Nascimento e Thaisa Aguiar. A entrada é gratuita e condicionada à lotação do espaço. Quem se inscrever previamente, através dos telefones (71) 3353-3014 e 3354-0522, ou dos e-mails contato@kenyafelicissimo. com.br e salvador@audibel.com.br, garante a entrada no local, caso chegue até 18h30. É sugerida aos presentes a doação (não obrigatória) de um quilo de alimento não perecível, que serão destinados à Creche São Pedro Nolasco da Paróquia Nossa Senhora da Luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário