quarta-feira, 19 de abril de 2017

ESTUDO MOSTRA QUE PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS É CONTAGIOSA, E ISSO É BOM...

FONTE: Do UOL, em São Paulo (http://noticias.uol.com.br).


"Diga-me com quem andas que lhe direi quem és", já diria o ditado popular. Mas é possível ir além: estudo da Nature Communications desenvolvido por pesquisadores do MIT (Massachussets Institut of Technology ), dos Estados Unidos, atualiza o provérbio para algo como "diga-me com quem andas que lhe direi se poderás ser um atleta ou não".

Isto porque a pesquisa, realizada pelos cientistas norte-americanos Sinan Aral e Christos Nicolaides e publicada na terça-feira (18), indica que o hábito de correr pode influenciar seus amigos a também correrem. Ou seja, a prática de exercícios físicos é "socialmente contagiosa".

Foram registrados os padrões diários de exercícios, como distância, duração da corrida e ritmo, bem como calorias queimadas e número de corridas realizadas, de cerca de 1,1 milhão de pessoas que, juntos, correram mais de 350 milhões de quilômetros em cinco anos.

A análise dos dados obtidos pelos pesquisadores indica que, enquanto os homens são influenciados por corredores de ambos os sexos, as mulheres são influenciadas apenas por mulheres.

O estudo ainda mostrou que corredores menos ativos influenciam corredores mais ativos --o inverso, no entanto, não ocorre.


Efeitos causais, como homofilia (tendência do indivíduo a escolher amigos semelhantes), fatores de confusão (tendência dos indivíduos conectados a serem expostos aos mesmos estímulos externos) e simultaneidade (a tendência dos indivíduos conectados a co-influenciar uns aos outros), entre outros fatores, porém, podem impactar o comportamento destes "corredores de primeira viagem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário