FONTE: Redação/RedeTV! (http://www.redetv.uol.com.br).
Quem nunca,
durante um passeio pelo mercado, se deparou com produtos que parecem não fazer
sentido ou ter função alguma? Não é preciso ir muito longe para encontrar itens
sexistas, desfuncionais ou simplesmente inúteis que, embora o esforço
mercadológico e de marketing, são um verdadeiro fracasso de vendas.
Pensando
nisso, o psicólogo organizacional Dr Samuel West criou um museu dedicado
exclusivamente para produtos fracassados em Helsingborg, na Suécia. A coleção,
que abrange mais de 60 tipos diferentes de artigos, tem a intenção de expor os
riscos e inovações empresariais.
"A
inovação exige fracasso. Aprendizagem é o único processo que transforma o
fracasso em sucesso", explicou Dr West em um vídeo publicado no Youtube.
Nele, o especialista mostra também alguns das mercadorias do museu, como uma
caneta "para meninas" com cores rosas e flores estampadas, uma
máscara de beleza que promete estimular a pele com choques e uma bebida
energética que mistura refrigerante de cola e café.
O
local oferece visitas guiadas em inglês, sueco e islandês de duas horas
para grupos de até 15 pessoas. Apesar das críticas divertidas, Dr Samuel
garante que a exposição dos produtos não é ridicularizar a marca. "Eu
quero encorajar organizações a serem melhores e aprenderem a partir do
fracasso, não apenas ignorar eles e fingir que nunca existiram",
finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário