sexta-feira, 11 de agosto de 2017

SURTO PSICÓTICO NEM SEMPRE DÁ SINAL OU ALERTA...

FONTE: Rayllanna Lima, TRB, Tribuna da Bahia, Salvador (http://www.tribunadabahia.com.br).

Segundo especialistas, além do delírio, alucinações e reações desproporcionais à realidade, alterações repentinas de comportamento também é um dos sintomas do surto psicótico.


O crime que chocou a população baiana no fim de semana chama a atenção para o surto psicótico. O estudante Kayure Lima, 20, matou a avó, feriu gravemente o companheiro dela e depois se jogou do quarto andar do prédio em que mora, em Patamares. O jovem sobreviveu à queda e alegou em depoimento à polícia que não se lembra de nada até acordar caído no chão. A principal suspeita foi de um surto psicótico, mas somente os exames psiquiátricos e toxicológicos poderão ajudar a esclarecer o caso.
A notícia de uma agressão bárbara na mídia não é algo incomum. Volta e meia nos deparamos com um caso de violência em que o agressor é considerado vítima de um surto psicótico. Mas, até então, o que se sabe sobre essa dissociação psíquica no qual a pessoa perde a noção da realidade e se torna incapaz de pensar racionalmente?
Se analisarmos cada palavra separadamente, teremos uma breve noção. “Surto”, no dicionário, quer dizer “impulso; arranco”. Ou seja, algo que surge de maneira súbita, mudando o status de determinada situação. Podemos exemplificar com a proliferação de alguma virose, como “surto de dengue”, quando em um tempo curto temos crescimento no número de casos da doença.
Já a palavra psicótico, por sua vez, vem de psicose, que é o nomenclatura utilizada para um problema médico que afeta o cérebro, fazendo com que o indivíduo perca a noção da realidade. Atualmente, conforme especialistas, a palavra é utilizada como adjetivo para qualificar os sintomas de delírios e alucinações.
Esses delírios são justamente os juízos falsos da realidade, produzidos de maneira patológica. Apesar de ainda não ter sido confirmado que o jovem Kayure tenha tido um surto psicótico, a psiquiatra da Clínica Holiste, Fabiana Nery, consegue utilizar o exemplo para elucidar como um indivíduo poderia perder a capacidade de raciocínio e ter alucinações, chegando a agredir pessoas de seu convívio.

“Um surto psicótico é quando há alteração de pensamento que faz com que a pessoa se comporte de maneira estranha. Seria se ele começasse a imaginar que a avó queria matá-lo, então iria matá-la para se defender. Se a avó dele fosse substituída por um monstro, por exemplo, ele tentaria matá-la para salvar a avó. Isso tudo dentro do contexto delirante. É sempre difícil falar sobre um caso que não está sendo avaliado de perto, mas ainda não apareceu nada na história do jovem que fale a favor de um surto psicótico”, explicou a especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário