domingo, 20 de agosto de 2017

TRÊS PARTES DO CORPO QUE VOCÊ SE ESQUECE DE EXERCITAR, MAS NÃO DEVERIA...

FONTE:TENA, (http://www.vix.com).


Quando pensamos em exercícios, caminhar ou fazer atividades para fortalecer braços e pernas costumam ser nossa primeira lembrança. Mas você já parou para pensar que alguns dos nossos principais músculos ficam escondidos e devem ser igualmente trabalhados, já que desempenham funções de extrema importância?

Conheça alguns deles.

Assoalho pélvico.

O assoalho pélvico ou períneo é o grupo de músculos localizado entre a uretra, canal vaginal e ânus. Embora fique quase escondido, ele tem funções extremamente importantes: sustentação da bexiga, controle urinário e fecal e garantia da qualidade das relações sexuais.
Nas mulheres, o enfraquecimento desse músculo é mais comum do que nos homens e pode acontecer até em mulheres jovens. Entre as causas estão a presença do próprio canal vaginal, a gestação (já que o períneo também sustenta o peso do bebê) e as mudanças hormonais que vêm junto com a menopausa.
O primeiro sintoma de enfraquecimento do assoalho pélvico é a dificuldade de segurar a urina em situações corriqueiras, como rir ou espirrar. A incontinência urinária, embora não seja grave, pode reduzir a qualidade de vida, fazendo com que as pessoas se privem de determinadas situações e eventos sociais.
A prevenção consiste em um exercício simples capaz de fortalecer a musculatura: basta fazer uma série de contrações como se estivesse segurando o xixi. Contraia o máximo que conseguir e solte em seguida, dez vezes. O tratamento, em geral, envolve fisioterapia pélvica, com o uso de bola de pilates e até eletroestimulação para ajudar nas contrações.

Lombar.

A região lombar, junto com o abdômen, pelve e quadril, é a principal responsável pela estabilidade do corpo. Esse quarteto forma o que chamamos de Core, o nosso centro de gravidade. Para desempenhar bem qualquer atividade e ficar longe de lesões, é preciso que ela esteja fortalecida. Qualquer atividade mesmo, inclusive as sedentárias.

Quando passamos muito tempo em frente ao computador com uma postura inadequada (o que acontece com frequência), sentimos dor na lombar. Levantar um objeto pesado do chão de mau jeito? Dor na lombar. Exercício na academia com execução inadequada? Dor na lombar.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a lombalgia atinge 80% da população mundial. Alguns casos correspondem a problemas mais sérios, como as hérnias, mas muitos poderiam ser prevenidos com medidas de alongamento e fortalecimento da região.

Exercícios de extensão lombar na bola ou na máquina são alguns dos indicados e devem ser combinados com exercícios abdominais. Lembrando que todos devem ser executados sob supervisão de um profissional.


Cérebro.

Achou estranho? O mal de Alzheimer é a doença neurodegenerativa mais comum que conhecemos. Ela acontece quando o cérebro perde suas funções cognitivas e não cognitivas e,embora atinja majoritariamente idosos, já foi diagnosticada em pessoas na casa dos 30 anos.

Suas causas ainda são desconhecidas, mas a ciência afirma que é possível se proteger e retardar a doença com exercícios que estimulem o cérebro, já que adquirir novos conhecimentos cria novas conexões entre os neurônios.


Atividades que nos obriguem a sair do modo automático são bastante benéficas. Jogos de raciocínio e que estimulem a memória, como Sudoku e palavras-cruzadas; jornais, revistas ou sites que tragam informações sobre o mundo; aprender uma atividade, como tocar um instrumento ou pintar; fazer caminhos diferentes para ir ao trabalho. Que tal começar hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário