quarta-feira, 18 de outubro de 2017

12 VERDADES SOBRE CHÁ DE HIBISCO: DESINCHA? DEVE SER BEBIDO GELADO OU QUENTE?...

FONTE:, Camila Silva, (https://www.msn.com).


A bebida reconhecidamente termogênica ganhou fama por suas propriedades digestivas e diuréticas que ajudam no emagrecimento. O chá feito de hibisco também tem propriedades calmantes e antioxidantespela presença de flavonoides. Apesar de haver restrições e contraindicações no seu consumo, a bebida é considerada segura e saudável na maioria dos casos, desde que, claro, consumida com moderação. A seguir, conheça 12 verdades a respeito da infusão e diversos motivos para beber o chá de hibisco:

Chá de hibisco: benefícios

1. A bebida mantém o intestino regulado pois contém propriedades digestivas que melhoram o processamento dos carboidratos e da gordura e, por isso, evita a prisão de ventre. O chá é rico em substâncias e compostos fitoterápicos que auxiliam o trânsito digestivo, combatendo a constipação.

2. Segundo a especialista em nutrição Patricia Davidson Haiat, quando ingerido pela manhã, o chá de hibisco prepara o intestino para absorver os nutrientes que chegarão ao longo do dia. 

3. Assim como outros chás diuréticos que são bons para emagrecer, o hibisco é amigo de quem sofre com a retenção de líquidos porque aumenta a quantidade de urina, o que elimina toxinas e reduz o inchaço.  

4. Sua poderosa capacidade adstringente reduz o colesterol total e pode até mesmo melhorar a curva elevada de açúcar, responsável por causar a diabetes. Ao equilibrar a liberação de insulina no sangue, também diminui a vontade de comer doces.


5. Novamente, por seu poder adstringente, o chá de hibisco também é considerado anti-hipertensivos e ainda capaz de modular os níveis de insulina no sangue, auxiliando os hipertensos na redução da pressão arterial.

6. O chá também tem feito antibacteriano e antifúngico. Ajuda a prevenir e tratar a cândida e a infecção urinária (cistite) de repetição.

7. A bebida possui diversas substâncias com ação antioxidante, como os flavonoides. Eles neutralizam os radicais livres que oxidam e prejudicam a multiplicação normal das células, gerando doenças como câncer, Alzheimer e problemas cardíacos.


8. Seu consumo deve ser ponderado para algumas pessoas, como as que sofrem de pressão baixa, já que a bebida diurética reduz ainda mais a pressão. Isso acontece graças à alta liberação de urina que acontece após a ingestão, uma vez que a urina é rica em sódio, o elemento que ajudaria a regular a baixa pressão arterial.

9. O chá de hibisco também pode fazer mal para gestantes, pois possui componentes que interferem nos níveis de estrogênio do corpo. Como consequência, o fluxo sanguíneo da região pélvica e do útero é estimulado, incentivando a menstruação e podendo provocar o aborto, principalmente, no início da gestação. 

10. A bebida contém em sua composição um nutriente chamado xantina, que irrita a mucosa do estômago e, consequentemente, agrava feridas que possam existir na região. Por isso, a ingestão de chá de hibisco também não é indicada para quem tem gastrite e úlceras. 

11. Se ingerido em excesso, ele pode provocar grande eliminação de eletrólitos importantes para o corpo, como sódio e potássio. Normalmente, a recomendação diária de ingestão da infusão é de, no máximo, meio litro por dia, quantia considerada ideal para desfrutar dos benefícios da erva sem correr riscos.


12. A proporção deve ser de 500 ml de água para 2 colheres de sopa de hibisco seco, sendo esta quantidade média recomendada por dia para obter os benefícios. Pode ser consumido quente ou frio, com outras especiarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário