quarta-feira, 18 de outubro de 2017

VOCÊ SABE O QUE É RESTAURAÇÃO ADESIVA? CONHEÇA A TÉCNICA...

FONTE:, (https://www.msn.com).




·         O que é?
A restauração adesiva é a aplicação de resina composta da cor do dente para reparar um dente com cárie, lascado, fraturado ou pigmentado. Diferentemente das coroas, que são fabricados em laboratório e exigem um moldagem personalizada para se conseguir uma coroa adequada, o procedimento como a restauração adesiva pode ser feito em uma única consulta. O procedimento é restauração adesiva porque o material restaurador preenche e se adere ao dente.

·         Para que é utilizado?
A restauração adesiva está entre os procedimentos de cosmética dentária mais fáceis e menos caros. A resina composta utilizada nessa técnica pode ser modelada e polida para ficar idêntica a um dente natural. Na maioria das vezes, a resina composta é utilizada para fins estéticos no sentido de melhorar a aparência de um dente pigmentado ou lascado. Também pode ser utilizado para diminuir os espaços interdentais, para aumentar o tamanho ou modificar o formato e a cor dos dentes. Algumas vezes, a resina composta também é utilizada como alternativa cosmética às restaurações de amálgama ou para proteger parte da raiz do dente que esteja exposta pela retração da gengiva.

·         Preparação.
A anestesia geralmente não é necessária, a menos que o adesivo esteja sendo utilizado para restaurar uma cárie.

·         Como é feito.
Seu dentista utilizará um guia de cores para selecionar a cor da resina composta que mais combine com a cor do seu dente. Uma vez escolhida a cor, o dentista irá preparar a superfície do dente para torná-la áspera, com o uso de uma solução ácida. Após isso, o dentista irá aplicar um líquido condicionante para ajudar na aderência da resina composta.

Quando o dente estiver preparado, o dentista colocará a resina composta da cor do dente. A resina é modelada e alisada até que atinja o formato adequado. Então, o material é endurecido (polimerizado) com auxílio de laser ou luz ultravioleta. Depois que o material endurecer, os excessos serão removidos e será dado o polimento até ficar com o mesmo brilho da superfície dos outros dentes.

Normalmente esse procedimento leva cerca de 30 minutos a uma hora para ser concluído. Se você tiver mais do que um dente para ser restaurado, talvez você precise agendar várias consultas. Chá, café, cigarro e outras substâncias podem manchar a resina. Para prevenir ou minimizar as manchas, é necessário evitar a ingestão de bebidas ou alimentos com muito corante nas primeiras 48h após o procedimento. Além disso, escovar sempre os dentes e fazer limpeza com um dentista com regularidade vai prolongar a vida útil de sua restauração.

·         Riscos.
A resina composta utilizada no adesivo não é tão resistente quanto um dente natural. Roer as unhas, mastigar gelo ou morder caneta pode fraturar o material.

·         Quando ligar para um profissional.

Nos dias seguintes à aplicação da resina, ligue para o seu dentista se você notar pontas na restauração ou se você sentir alguma interferência em seu dente ou ao dar uma mordida. Entre em contato com o seu dentista imediatamente se a restauração lascar ou se perder parte dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário