quinta-feira, 9 de novembro de 2017

QUAL É A MELHOR FORMA DE GUARDAR OS OVOS...

FONTE:, Gabrielle Misael, (https://www.msn.com).

Ovos: guardá-los na geladeira ou deixar em temperatura ambiente? E, se for na geladeira, deixá-los no compartimento da porta ou nas prateleiras? Pois é, essas são alguma dúvidas que surgem na nossa cabeça quando vamos guardar ingredientes básicos que utilizamos no dia a dia, tal como o ovo.

E, quando se trata da geladeira, existem algumas informações que valem a pena ser consideradas, afinal, nem todos os alimentos devem ser guardados na geladeira, como a cebola. Mas, exceções à parte, esse eletrodoméstico também pode ser um aliado na durabilidade dos alimentos, bastando apenas que fiquemos de olho para não dar bobeira e deixar estragar.

Mas, voltando ao ovo: afinal, onde guardá-lo? Se você deixava na porta da geladeira, vem saber o porquê de esse lugar não ser o mais recomendado.


Deixa na geladeira ou temperatura ambiente?

Se você compra os ovos e os guarda na geladeira, saiba que esse é o método mais recomendado. Isso porque as baixas temperaturas dentro da geladeira impedem a proliferação de bactérias — tal como a salmonela —, impedindo uma possível intoxicação alimentar. Porém, se o ovo estiver fora da geladeira, em temperatura ambiente, as chances das bactérias se multiplicarem são maiores.

Mas não dê bobeira, hein? Mesmo na geladeira, assim que comprá-los procure consumi-los em até 10 dias. Ah, e ao chegar das compras, procure retirá-los da embalagem, lavá-los em água corrente e secá-los bem antes de guardá-los na geladeira. Isso ajuda a diminuir riscos de contaminação.


Porta da geladeira X prateleira da geladeira.

Pois é, caro leitor: ainda que algumas geladeiras apresentem um compartimento específico para ovos na porta, o ideal é que eles sejam guardados na prateleira. Isso pode ser explicado pelo fato de a porta da geladeira ser aberta frequentemente. Todo esse abre-e-fecha faz com que a temperatura dos alimentos que estão na porta oscilem a todo tempo.

Ou seja: assim como dito no tópico anterior, a temperatura não permanecerá baixa, de forma que essa mudança constante de temperatura aumenta a probabilidade de os ovos estragarem. E tudo que a gente não quer é desperdício ou comer uma comida estragada, né? Sendo assim, guarde os ovos limpos na primeira ou segunda prateleira da geladeira.

A manteiga vai para a geladeira!

A manteiga também pode dividir opiniões entre guardá-la ou não na geladeira. Mas o correto é guardar esse lacticínio na geladeira também! Se quiser saber mais, não deixe de conferir a matéria sobre manteiga: deve-se ou não mantê-la na geladeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário