quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

SAÚDE DA MULHER: SAIBA O QUE É ENXAQUECA CATAMENIAL...

FONTE: Redaçãohttp://leiamais.ba


O problema é causado nas mulheres devido à instabilidade dos hormônios que regulam menstruação.



Dor pulsátil em um dos lados da cabeça (às vezes dos dois), geralmente acompanhada de tontura e sensibilidade à luz e ao som são sintomas comuns para quem sofre frequentemente de enxaqueca catamenial.
O problema, que afeta as mulheres entre os dois dias que antecedem a menstruação até último dia, pode ser acompanhada de cólicas menstruais, retenção de líquido, cansaço e oscilações do humor.
A predisposição nas mulheres acontece devido à oscilação dos hormônios estrogênio e progesterona no sangue que ocorrem na última fase do ciclo menstrual. A queda abrupta do estrogênio, a diminuição de um neurotransmissor chamado serotonina estão entre as causas principais da enxaqueca menstrual.
Por essa ligação com o ciclo reprodutivo, a enxaqueca catamenial tende a piorar no período pré-menstrual e no primeiro trimestre da gravidez. E melhora, em alguns casos, após a menopausa.
Infelizmente nem as mulheres que fazem uso de pílulas anticoncepcionais estão livres de sofrer com o problema, já que o momento em que é feita a pausa do remédio também favorece a queda do estrogênio.
Logo, pacientes que sofrem com enxaqueca catamenial devem consultar o seu médico para encontrar o melhor tratamento para o seu caso.

Normalmente, recomenda-se desde o uso das pílulas contraceptivas sem pausas, acupuntura, atividade física, sessões de massagem e relaxamento, alguns anti-inflamatórios analgésicos para amenizar os sintomas do problema. Importante reforçar que manter uma alimentação equilibrada e ter hábitos saudáveis também colaboram para o bem-estar da paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário