quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

COMER A FRUTA OU TOMAR SUCO NATURAL? NUTRICIONISTA RESPONDE...

FONTE:, Luiza Belloni, https://www.msn.com

Fruta ou suco natural? Os dois, claro, são saudáveis, têm antioxidantes, fibras, vitaminas e representam benefícios ao corpo humano. Porém, existem algumas pequenas -- e importantes -- diferenças entre os dois jeitos de consumir uma fruta.

A explicação está na na quantidade e na qualidade de uma forma de consumo para a outra. "Tanto frutas, quanto sucos naturais, são extremamente saudáveis, mas têm frutose, que é o açúcar natural das frutas", conta a nutricionista comportamental, Ariane Bomgosto. "Quando se faz um suco, é comum usar mais de uma fruta. Para um suco de laranja, por exemplo, são usadas até três unidades, e a quantidade de açúcar da fruta triplica", explica.

Apesar de a frutose ser mais saudável que o açúcar branco (sacarose), ela ainda é um tipo de açúcar e pode representar risco à saúde se consumida em grandes quantidades. "Principalmente para quem está em processo de perder de peso, ingerir açúcar em excesso não é recomendado", apontou a nutricionista, lembrando que muitas pessoas costumam adoçar ainda mais o suco natural. "Só o suco de limão e o de maracujá justificam o açúcar extra, o resto das frutas já tem o sabor adocicado."

Como se já não bastassem as doses extras de açúcar, o suco também pode apresentar menos fibras do que a fruta inteira, o que acelera a absorvição do açúcar e e dá um pico de insulina. Voltando ao exemplo da laranja: as fibras presentes no bagaço ajudam a absorver mais lentamente e de forma natural a frutose, o que dá sensação de saciedade por mais tempo.


Além disso, enquanto você usa duas ou três frutas para fazer um suco, você se satisfaz com apenas uma ou até metade de uma laranja -- e isso ajuda a diminuir substancialmente os níveis de açúcar no consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário