domingo, 14 de janeiro de 2018

POR QUE ALGUMAS PESSOAS FINGEM QUE NÃO PERCEBEM QUE SÃO TRAÍDAS?...

FONTE: *** Heloísa Noronha, Colaboração para o UOL, https://estilo.uol.com.br


Negar as aparências e disfarçar as evidências é uma prática comum entre as pessoas que fingem que não notam a traição do par. Para quem está de fora, parece absurdo, mas, em muitos casos, o fingimento é a única escolha possível. Há várias possibilidades que podem explicar a opção de não encarar a realidade:

Pavor em encarar novas configurações de vida.

Às vezes, nem rola mais amor entre o casal, mas trazer a traição à tona pode provocar um grande impacto na vida de ambos –afinal, é uma prova de que o relacionamento não deu certo. E ter de lidar com a verdade e com todas as mudanças que ela acarreta causa apreensão.

Resistência em enfrentar a dor.

A descoberta de uma infidelidade, na maior parte das vezes, causa desgosto e decepção para a pessoa traída. Como enfrentar a dor de se sentir trocado e confrontar toda a raiva e a mágoa que a situação provoca? Como lidar com o orgulho ferido e o ataque à autoestima? Nem todo mundo tem as ferramentas emocionais para superar a frustração.

Receio de assumir alguma responsabilidade no relacionamento.

Ao se recusar a admitir que é ou foi traída, a pessoa inconscientemente evita refletir sobre as dificuldades do casal, a relação e sobre os próprios defeitos e erros no percurso a dois. É uma forma de fugir do confronto não só com o par, mas consigo mesmo(a).

Abandono de um projeto de vida.

Um relacionamento é sempre calcado em expectativas, sonhos e planos cultivados em conjunto. Assim, a traição não é apenas um golpe no amor próprio e no compromisso, mas uma bomba em um projeto de vida. A infidelidade é uma forma de mostrar que ele fracassou. Porém, fingir que ela não aconteceu é uma maneira torta de manter esse projeto.

Questões financeiras.

O aspecto financeiro costuma pesar para muita gente na hora de pensar em se separar, seja por necessidade, luxo ou conforto. Um rompimento sempre abala o padrão de vida. O que fazer, por exemplo, com os bens adquiridos durante o casamento? Quem vai morar aonde? Como organizar sozinho despesas que até então era compartilhadas?

Supervalorização da opinião alheia.

A preocupação comas aparências ainda é algo muito forte para muita gente. A preocupação com a repercussão na família ou entre o círculo de amigos sobre a admissão do fracasso do relacionamento costuma levar ao silêncio e/ou à ignorância de uma traição. Fechar os olhos é menos doloroso do que enfrentar a opinião dos outros.

Medo de ficar só.

Para muitos homens e mulheres, não há nada mais apavorante do que vivenciar a experiência da solidão. O medo de ficar só, associado ao receio de nunca mais conseguir ter um novo vínculo afetivo, é uma das principais razões para investir no autoengano. Mas será que essas pessoas já não estão sozinhas por viverem uma relação insatisfatória?


*** Fontes: Marcelo Lábaki Agostinho, psicólogo clínico, psicanalista e terapeuta familiar com atuação em consultório particular e no IP-USP (Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo); Miriam Barros, psicóloga e psicodramatista, de São Paulo (SP); Silvia Malamud, psicóloga clínica especializada em terapia de casais e família, de São Paulo (SP), e Sylvia Loeb, psicóloga e psicanalista, de São Paulo (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário