O programa envia 479 professores da rede pública
para os EUA.
Um programa coordenado por órgãos governamentais brasileiros e norte-americanos
está encaminhando para os Estados Unidos (EUA) 479 professores de língua
inglesa da rede pública de todos os estados do Brasil. O embarque dos
professores ocorreu na sexta-feira (12).
“O programa é voltado para professores da rede pública e tem uma missão
muito especial. Focaliza o ensino do inglês em todo o Brasil e no sistema de
educação pública em grandes e pequenas cidades”, disse o embaixador dos Estados
Unidos no Brasil, P. Michael McKinley.
Segundo McKinley, a iniciativa, integralmente financiada pelo governo brasileiro e com apoio da missão diplomática dos EUA no Brasil, tem também o objetivo de promover o diálogo e o entendimento mútuo por meio da educação e cultura entre brasileiros e norte-americanos.
Segundo McKinley, a iniciativa, integralmente financiada pelo governo brasileiro e com apoio da missão diplomática dos EUA no Brasil, tem também o objetivo de promover o diálogo e o entendimento mútuo por meio da educação e cultura entre brasileiros e norte-americanos.
Os participantes do Programa de Desenvolvimento Profissional para
Professores de Língua Inglesa – selecionados nacionalmente em processo
competitivo, que deu prioridade a professores de estados com mais necessidade
de treinamento – irão para 17 universidades norte-americanas: a Georgia; do
Kansas; de Michigan; de Missouri; de Ohio; de Portland; de San Francisco; de
St. John; de Temple; de Arkansas; de Delaware; de Kansas; de Miami; de
Missouri, Kansas City; da Carolina do Norte, Charlotte; do Texas, Austin; e de
Iowa.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes),
fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Comissão Fulbright, a
Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e o Departamento de Estado elaboraram o
programa para promover o fortalecimento da fluência oral e escrita em inglês,
novas metodologias de ensino. Haverá avaliação para incentivar a participação
de alunos em sala de aula, estimular o uso de recursos online e
outras ferramentas na formação continuada de professores e na preparação de
planos de aula.
Os participantes do programa também terão a oportunidade de conhecer in loco a história e a cultura dos EUA para que isso se torne parte do currículo do ensino da língua inglesa no Brasil. Ao término do treinamento, os professores terão concluído um plano de ação na área de ensino do idioma para ser implementado em suas escolas e comunidades, resultando assim em um efeito multiplicador.
Os participantes do programa também terão a oportunidade de conhecer in loco a história e a cultura dos EUA para que isso se torne parte do currículo do ensino da língua inglesa no Brasil. Ao término do treinamento, os professores terão concluído um plano de ação na área de ensino do idioma para ser implementado em suas escolas e comunidades, resultando assim em um efeito multiplicador.
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