sexta-feira, 22 de junho de 2018

AROMAS ADICIONADOS AO TABACO PODEM AUMENTAR RISCO DE DOENÇAS DO CORAÇÃO...


FONTE:, https://vivabem.uol.com.br




Todo mundo já sabe que fumar faz mal à saúde e pode gerar doenças cardíacas, pulmonares e até câncer. E cientistas da Universidade de Medicina de Boston (Estados Unidos) associaram mais um problema ao consumo de tabaco com aroma --usado em alguns cigarros e narguilés, por exemplo.

Produtos químicos utilizados para dar sabor artificial ao fumo podem danificar os vasos sanguíneos e as células que revestem o interior do coração. No estudo, publicado no periódico Arteriosclerosis, Thrombosis, and Vascular Biology, os pesquisadores analisaram nove substâncias que conferem uma variedade de aromas ao tabaco, incluindo hortelã, baunilha, banana, canela, cravo, manteiga e morango.

A pesquisa avaliou três grupos de voluntários: um de nove pessoas que não fumavam; outro de seis pessoas que tragavam cigarros mentolados; e um terceiro de seis pessoas que usavam cigarros sem sabor.

A equipe expôs as células endoteliais --presentes no interior dos vasos sanguíneos -- dos participantes a diferentes aromas químicos. Eles demonstraram que os produtos geraram inflamação nessas células e prejudicaram a produção de óxido nítrico, gás que dilata a parede das veias e facilita a circulação sanguínea.

"O aumento da inflamação e a perda de óxido nítrico são mudanças que podem levar a problemas cardiovasculares e eventos como ataques infarto e derrame. Por isso, são considerados preditores precoces de doença cardíaca", explica Jessica L. Fetterman, uma das autoras do estudo.

Como o número de voluntários participantes no estudo foi pequeno, são necessárias outras pesquisas para confirmar se o aroma do tabaco realmente provoca danos ao coração. De qualquer forma, o resultado serve de alerta para quem tem o hábito de fumar esse tipo de produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário