Publicidade oferecia
hambúrgueres de forma vitalícia a mulheres russas que "engravidassem dos
astros do futebol" durante a Copa do Mundo.
A cadeia de lanchonetes
americana Burger King pediu na quinta-feira (21) desculpas por difundir nas redes
sociais uma publicidade sexista na qual oferecia hambúrgueres de forma
vitalícia a mulheres russas que "engravidassem dos astros do futebol"
durante a Copa do Mundo, com o objetivo de "assegurar bons genes às
futuras gerações de jogadores russos".
"O Burger King
oferece um prêmio às mulheres que ficarem grávidas dos astros de futebol. Cada
uma delas receberá três milhões de rublos (41.000 euros) e hambúrgueres grátis
por toda vida", diz a publicidade postada na rede social russa VKontakte,
concorrente do Facebook.
"As mulheres que
conseguirem obter os melhores genes dos jogadores assegurarão o sucesso da
Rússia para as gerações futuras. Vamos lá! Acreditamos em vocês!", conclui
a propaganda.
"Pedimos desculpas
por nossa declaração. Acabou sendo muito ofensiva", indica uma nota do
Burger King, que retirou a propaganda que gerou uma grande polêmica nas redes
sociais e na imprensa internacional.
Esta publicidade
pretendia ser uma espécie de resposta divertida às controvertidas declarações
da semana passada feitas pela deputada russa Tamara Pletneva, chefe do comitê
de Família da Duma (câmara baixa).
A deputada comunista de
70 anos pediu às russas que não mantivessem relações com os torcedores
estrangeiros durante o Mundial para evitar o risco de engravidar e virar mãe
solteira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário