Só cinco cidades
informaram ter frota toda adaptada; van é o modal mais comum.
A Bahia é o estado do
Brasil com segundo maior percentual de ônibus municipais sem acessibilidade,
segundo dados do IBGE divulgados nesta quinta-feira (5). Segundo o
levantamento, referente ao ano de 2017, 65,8% dos municípios baianos onde há
ônibus municipais (79 de 120) não têm nenhum veículo com acessibilidade
adequada para quem tem deficiência ou mobilidade reduzida. A lei brasileira
determina desde 2014 que toda a frota de transporte coletivo deve ser
adaptada. O estado aparece atrás apenas de Roraima, onde 75% dos
municípios que têm ônibus não tinham nenhuma adaptação na frota.
Em todo país, 39,4% dos
municípios com ônibus não tinham nenhum veículo adaptado em 2017. No outro
espectro, o estado com índice mais baixo é Tocantins, em que apenas 14,3%
dos municípios que têm frota de ônibus não têm nenhum veículo adaptado. São
Paulo é o segundo com 14,9%.
Em toda Bahia, somente
cinco municípios informaram no ano passado que toda a frota de ônibus estava
adaptada: Feira de Santana, Irecê, Itabuna, Jacobina e Maragogipe. Outras 36
cidades, incluindo Salvador, têm apenas parte da frota adaptada. A adaptação
mais comum é a plataforma elevatória para acesso ao ônibus, informada por 27
municípios, entre eles a capital.
A Associação Brasileira
de Normas Técnicas (ABNT) recomenda que a plataforma elevatória seja usada
somente se não houver como usar duas outras soluções: piso baixo nos ônibus (10
municípios baianos informaram que têm ônibus assim) ou plataforma de embarque e
desembarque para acesso a ônibus com piso alto (informada por 11 municípios). A
plataforma elevatória é a adaptação mais comum em todo Brasil - 627 municípios
brasileiros a utilizam.
Vans são mais comuns na
Bahia.
Os dados também revelam que na Bahia o transporte coletivo municipal mais comum é a van, presente em quase 9 de 10 cidades baianas. Em 2017, 85,1% dos municípios baianos (355) utilizam o sistema. Com isso, a Bahia é o quarto estado brasileiro que mais usa vans, ficando bem acima da média nacional, que é de 53,5%.
Os dados também revelam que na Bahia o transporte coletivo municipal mais comum é a van, presente em quase 9 de 10 cidades baianas. Em 2017, 85,1% dos municípios baianos (355) utilizam o sistema. Com isso, a Bahia é o quarto estado brasileiro que mais usa vans, ficando bem acima da média nacional, que é de 53,5%.
Nacionalmente, os táxis
são o meio de transporte mais presente - estão em 73,8% das cidades. Na Bahia,
os táxis têm operação em 73,6% dos municípios, sendo o segundo modal mais
frequente. O mototáxi aparece em terceiro - tanto na Bahia quanto no Brasil. Na
Bahia, são 71,5% das cidades que utilizam o serviço. No país, os mototaxistas
estão em 46% das cidades. Os ônibus municipais (transitam apenas dentro da
própria cidade) estão somente em quarto lugar - na Bahia, a presença é em 28,8%
das cidades e no Brasil em 30,1%.
No transporte público
brasileiro, o metrô é o menos comum - em todo Brasil, apenas 20 cidades têm o
modal, incluindo Salvador.
Ciclovias.
Quando se fala em ciclovia, a Bahia também aparece com números baixos. De todos os 417 municípios baianos, só 34 reportaram que possuem ciclovias no ano passado. O número representa apenas 8,2% do total. O estado com maior percentual é o Rio, no qual 41,3% das cidades têm alguma ciclovia, o Acre, com 40,9%, e Santa Catarina, com 31,2%. Em todo o Brasil, 817 cidades informaram que têm ciclovia (total de 14,3%).
Quando se fala em ciclovia, a Bahia também aparece com números baixos. De todos os 417 municípios baianos, só 34 reportaram que possuem ciclovias no ano passado. O número representa apenas 8,2% do total. O estado com maior percentual é o Rio, no qual 41,3% das cidades têm alguma ciclovia, o Acre, com 40,9%, e Santa Catarina, com 31,2%. Em todo o Brasil, 817 cidades informaram que têm ciclovia (total de 14,3%).
Na Bahia, são sete
cidades que que no ano passado tinham ciclovia e bicicletário público:
Alcobaça, Canavieiras, Dias D'Ávila, Mata de São João, Prado, São Francisco do
Conde e Salvador.
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