FONTE: *** Dr. Tufi Dippe Jr (portaldocoracao.uol.com.br).
Um estudo norte-americano avaliou 7.321 mulheres sem história de hipertensão arterial ou diabetes. A capacidade aeróbica dessas mulheres foi determinada por meio de teste ergométrico (teste de esforço) e a prática da musculação (exercícios resistidos) foi avaliada através de um questionário específico.
Um escore de risco cardiovascular foi determinado em todas as mulheres, o qual incluiu avaliação do percentual de gordura corporal, pressão arterial, glicemia de jejum além dos níveis sanguíneos de colesterol e triglicerídeos.
As mulheres que praticavam musculação regularmente apresentaram um menor escore de risco cardiovascular para todas as faixas etárias. O exercício de musculação exibiu um efeito benéfico, principalmente sobre o percentual de gordura corporal e os níveis de colesterol e triglicerídios. No entanto, após ajuste estatístico para atividade física e capacidade aeróbica, a associação benéfica entre a musculação e menor perfil de risco cardiovascular manteve-se apenas nas mulheres com peso normal.
Os exercícios de musculação são vistos tradicionalmente como menos benéficos que os exercícios aeróbicos (como a caminhada ou corrida, por exemplo) quanto ao papel dos exercícios na prevenção das doenças cardiovasculares. Este estudo demonstrou que a musculação foi benéfica do ponto de vista do perfil cardiovascular, nas mulheres sem sobrepeso, em todas as faixas de idade, modificando favoravelmente vários parâmetros avaliados pelo estudo.
Atualmente as diretrizes médicas recomendam que as pessoas pratiquem cerca de 150 minutos semanais de exercícios aeróbicos, complementados com exercícios de musculação pelo menos duas vezes por semana.
Fonte: Journal of Science and Medicine in Sport.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr. CRM 13700 - Cardiologista em Curitiba.
O Portal do Coração foi idealizado e é mantido pelo Dr. Tufi Dippe Jr. Clique aqui para conhecer este profissional.
IMPORTANTE: O nosso website aloja anúncios Google e links. Não controlamos o conteúdo de tais anúncios e o nosso conteúdo editorial é livre de qualquer influência comercial.
O nosso website aloja banners publicitários e links. Toda a publicidade é distinguida pela palavra "Publicidade/Anúncios Google".
Nenhum comentário:
Postar um comentário