FONTE: *** Jairo Bouer (http://doutorjairo.blogosfera.uol.com.br).
Dizer para um jovem
não “entornar o caneco” pode fazer com que ele queira beber ainda mais, sugere
um estudo realizado por pesquisadores das universidades de Exeter, no Reino
Unido, e de Queensland, na Austrália. Falar sobre os perigos de se exagerar no álcool
também não adianta muita coisa, segundo eles. Já dizer que a maioria das
pessoas não extrapola na bebida quando sai à noite pode ter algum efeito.
A equipe analisou
três diferentes estudos, envolvendo um total de 221 participantes. Uma parte
dos foi exposta a um cartaz com as seguintes informações: “70% dos jovens são
contra encher a cara”, ou então “65% das pessoas não extrapolam na bebida
quando saem à noite”. Depois, todos tinham que responder a um questionário para
dar suas impressões sobre as frases.
Ser informado que
encher a cara é algo que as pessoas desaprovam aumentou a probabilidade de o
leitor beber demais. Já a segunda frase diminuiu a tendência, segundo os
resultados. De acordo com os autores, que fazem uma analogia aos termos usados
em Direito, a norma descritiva funciona melhor do que a imperativa quando se
trata de desestimular o uso do álcool.
As conclusões foram
publicadas na revista Addiction Research and Theory, e divulgadas no
site britânico Daily Mail. Elas mostram que é preciso ter cuidado na
hora de passar uma mensagem sobre o uso abusivo do álcool em campanhas, pois o
tiro pode sair pela culatra.
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